Tempo de leitura: < 1 minuto
A prosperidade dos negócios do Bispo Macêdo sempre rende comentários não só no Brasil, mas em todo o mundo. Até um livro-reportagem sobre a vida e o império do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus pontuou entre os líderes de vendas no país. Um sucesso editorial.
Em Itabuna, especula-se que o investimento para a construção do Templo da Fé, no Jardim do Ó, no centro, custou, por baixo, R$ 5 milhões. É um suntuoso espaço para, aproximadamente, três mil pessoas. Não dá conta. Existem tantas outras igrejas da Iurd em bairros itabunenses, sempre cheios.
Agora, veja o exemplo de Coaraci, outra cidade sul-baiana. Os seguidores do bispo no município abriram uma pequena igreja no centro da cidade. Um espaço para, no máximo, 100 fiéis.
Tempos após, decidiu-se que era momento de crescer. E assim arrendaram um espaço bem mais amplo e famoso na cidade, o antigo Cine Teatro Coaraci. O cineminha tem algo próximo de 500 lugares.

O negócio por lá não avançou. A Universal decidiu voltar para o seu pequenino lugar. É dos raríssimos exemplos de revertério nos empreendimentos do bispo Macêdo.

9 respostas

  1. Hoje em dia há dois “negócios” que são muito bons para os donos: Igrejas e Faculdades particulares, …!!!
    São tantos, respectivamente, os “fiéis” (contribuintes) e “alunos” (clientes) que a cada dia uma unidade é aberta, não apenas nas grandes cidades, mas nos rincões (nos grotões) por aí a fora, …!!!
    No aso das igrejas, culpa é da própria igreja católica, com seus dogmas e suas incoerências. Quanto às faculdades particulares, a ausência do governo é o principal motivo, …!!!

  2. Coaraci nos tempos aureos do cacau tinha sete bancos operando, vários armazens de cacau e um comércio com um mix diversificado. No aspecto cultural, a cidade contava com um cinema e dois clubes sociais. tinha micareta e um animado Sâo João.
    A sociedade organizada criou uma cooperativa para promover a educação dos filhos da cidade.
    Antigamente de Coaraci saia todo dia dois ônibus leitos e dois comerciais, lotados; e ainda ficava gente sem transporte.
    Hoje,… bom há um encontro todo ano dos filhos da cidade para falar destes tempos…que os anos não trazem mais.

  3. Só uma dúvida:
    Quando o pessoal se reúne em Coaraci para relembrar os tempos áureos, de prosperidade, das vacas gordas, não aproveitam, também, a oportunidade para discutir alternativas, para tentar driblar a crise, viabilizar alguma coisa, ou tudo fica apenas na “sessão naftalina”, “flash back”, “nostalgia”, “bons tempos”, …?!?!?!

  4. Em Coaraci é assim:
    Muitas famílias que eram ricas na época do auge do cacau construíram casas magnifícas com vários banheiros e espaços de dar inveja, como também adquiriram um jeito diferente de se portar. O caso é, hoje com as fazendas falidas, não tem nem dinheiro pra pagar a água da casa por conta das várias torneiras e vários cômodos. Como também não perderam o porte de rico, mas nada tem!!
    Está digno de pena…

  5. A resposta para essa questão crucial é que minha linda e adorada Coaraci nos últimos 15(quinze) anos, foi infeliz na escolha dos seus administradores.
    Conseguiram, (AS EXCELÊNCIAS) com a proeza administrativa, (leia-se: salários retidos; ( leia-se: 11 (onze meses) pasmem!) salários defasados; violência ( bairro mangue seco – em média 02 homicídios por semana); descaso nos bairros; descaso com a cultura; educação; saúde, etc) expulsar até o Império do ESPERTO BISPO. rsrsrsrs
    Nós somos os sobreviventes, DESSE GENOCÍDIO PERPRETADO CONTRA A CIDADE! QUE DEUS NOS ACUDA!
    VIRAMOS ATÉ PIADA NOS ÔNIBUS QUE TRAFEGAM ENTRE ITABUNA, ITAPITANGA E ALMADINA: QUANDO ESTAVAM PRÓXIMOS A COARACI OS PASSAGEIROS GRITAVAM: COLOQUEM OS COLETES A PROVA DE BALAS ESTAMOS CHEGANDO A COARACI.
    OBRIGADO GIIIIIIIIIIIIMA! VALEU GIMA! SALVE GIMA! ACENDAM VELAS PARA O SANTO GIMA! NÃO DEIXEM GIMA POBREZINHO COM SUA HILUX. VAMOS PRESENTEÁ-LO COM CAPTIVA, NEW EDGE, CIVIC, E 1.000 (MIL) VIU GIMA, 1.000( MIL) CABEÇAS DE GADO.
    DEPOIS, TODOS TOMAREMOS CACHAÇA EM SALVADOR PARA RELEMBRARMOS OS VELHOS TEMPOS: COM GIMA NO PODER!!!
    * CAMPANHA: MUDANÇA NA LEI: PRISÃO EM FLAGRANTE DELITO PARA OS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS. NÃO PAGOU SALÁRIO, CADEIA NELES!

  6. Não e bem assim, a igreja universal em coaraci ela vai muito bem,sò um problema no teto da igreja do antigo cine e que fez ela mudar de galpão.Quem fala e o mesmo que fez a trasferencia. E por nao achar grande, um maior galpao dentro do centro resolvemos colocar-mos la,ate reforma-lo.OUVIU AI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MAL INFORMADOS RSRSRRSRSRRSRSRRSRRSRSRRSRSRSRRSRS

  7. DEUS cotinua sempre la,ajudando a obra dele,podemos ate passar por momentos de dificuldades,mas sempre damos a volta por cima. Quem podera deter o DEUS da IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS?. A catolica nao conseguiu nem globo e nem tao pouco os politicos, que diras um lingua grande que fala pelos cotovelos.
    DEUS E FIEL ele HONRA que o HONRA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *