Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner rebate críticas ao projeto Salvador-Itaparica (Foto Pimenta na Muqueca)
Wagner rebate críticas ao projeto Salvador-Itaparica e fala de investimentos (Foto Pimenta na Muqueca)

Numa entrevista veiculada há pouco pela Morena FM, no programa Jornal das Sete, o governador Jaques Wagner rebateu as críticas ao seu projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica (“os céticos acham tudo impossível”).
Segundo ele, a obra já havia sido discutida antes (“ano passado”) com o presidente Lula, que o autorizou a falar publicamente do projeto e se comprometeu a ajudar na sua execução.
A construção da ponte de 13 quilômetros foi tratada como promessa impossível de ser cumprida por adversários e veículos de comunicação. Wagner devolveu: “O povo da Bahia, nesses 2,3 anos, já conhece o meu estilo de governar e fazer política. Não sou de fazer bravata nem de bater bumbo”. Para ele, os contrários ao projeto são aqueles que não têm “postura nem querem ver a Bahia crescer”.
Afirmando que quem não pensa grande não pode governar a Bahia, Wagner citou que estão em desenvolvimento grandes projetos para o estado e citou, na região sul, o novo porto, o aeroporto internacional, a rodovia Itacaré-Camamu e a ferrovia Oeste-Leste.
O governador está nos Estados Unidos e retorna hoje à noite para a capital baiana. Segundo ele, o plano diretor do novo aeroporto de Ilhéus sai em abril. A íntegra da entrevista de Wagner à Morena FM será publicada na edição de sábado de A Região.

13 respostas

  1. Só de pontes já são quatro: Três na duplicação da Itabuna – Ilhéus e mais a super ponte Salvador – Itaparica (pouco menor que a Rio Niteói). O probema é que, para justificar necessidade da obra, de um lado, há Salvador, que se desenvolve a passos largos, mas do outro, …?!?!?!
    Bem que o Governador poderia colocar também, no pacote, a ponte que precisa ser construída para ligar Canavieiras a Belmonte, ligando em sentido amplo, Itacaré a Porto Seguro, passando em Ilhéus, sem necessidade das pessoas usarem a BR – 101 (fazendo uma grande volta). Isto iria ajudar a alavancar o turismo nas regiões Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia, …!!!
    Vamos torcer, …!!!
    Xô crise!
    Nós estamos “de vento em polpa”. Só não pode “faltar vento”, …!!!

  2. wagareza tem até idéia mas até sair do pensamento pro papel e do papel p execução ele ja vai ter viradoi pó. Não acreditem em sindicalistas que exercem cargos de executivos eles não estão acostumados a trabalhar, são até bons legisladores, mas péssimos executores.

  3. Eu creio no que é real, possível, viável, todavia nunca cri em fantasias, utopias, quimeras. Isso fica para os nefelibatas, …!!!
    Outra coisa: Uma frase que diz: “não crê em nada”, na verdade, significa a mesma coisa que ter dito: “Crê em tudo”, …!!!
    Em lógica, duas negações seguidas têm o mesmo sentido que uma afirmação direta, …!!!
    Português não é fácil, …!!!
    Ou língua. Que dureza, …!!!

  4. A propósito, eu tnho uma curiosidade:
    A construção de uma ponte de cerca de 13 quilômetros, numa lâmina d’água que acredito chegar a beirar os 100 metros de produndidade (plataforma continental), mais a altura dos pilares da lâmina d’água até um nível bastante e suficiente para a passagem de navios por debixo, com vigas reforçadas para comportar vãos enormes, tal qual a ponte Rio Niterói, além de utilizar materiais anticorrosivos especiais, para construção sob fluidos contendo sal (água do mar), levando em consideração o tipo de solo sob o mar, onde ficarão “sentadas”, acomodadas, as sapatas que darão sustentação à ponte, além suportar as correntes marítimas, na parte submersa, e o vento, na parte superior, daria para construir quantas casas populares, ….?!?!?!

  5. Esqueci de escrever mais alguns detalhes importantes no comentário anterior:
    A ponte Rio Niterói tem três pistas de ida e três de volta. Será que a ponte Salvador Itaparica teria o mesmo número de pistas, já pensando num aumento do fluxo de veículos no futuro?
    Aí seria mais gasto público ainda, …!!!
    Parece até coisa da China (ou do Japão), pela dimensão e, também, pelo custo, …!!!
    O problema é que só um lado compensa: Salvador (com quase três milhões de habitantes e crescendo bastante). Do outro, Itaparica, até então, uma incógnita, …?!?!?!
    Ao contrário da Rio – Niterói, que faz parte da BR-101, ligando boa parte do país, de norte a sul, além de duas cidades importantes, numa região próspera, como o sudeste, …!!!
    Estudos já foram feitos a respeito, inclusive, de pedágio nesta ponte Salvador Itaparica e concluiu-se que, em 25 anos, ela ainda não se pagou.
    Será que vale à pena “pensar grande”, num estado onde boa parte das cidades não têm sequer saneamento básico, bons colégios públicos, saúde pública deficitária (só se faz exame laboratorial para detectar a dengue, pelo estado, em Salvador), falta gasolina nas viaturas policiais para fazer rondas, e por aí vai, …?!?!?!
    Na minha opinião, melhor seria deixar a “MEGA PONTE” para depois, …!!!

  6. “não crê em NADA”
    Foi pra intensificar sua falta de FÉ!
    Você é negativo duas vezes, professor!
    Incrédulo professor!
    Sérgio, vamos por partes:
    Saneamento básico, saúde pública, gasolina. Vou citar esses exemplos: saneamento básico é prioridade de Prefeituras, não do Estado; saúde pública, seu ex prefeito e seu ex secretário desviaram milhões de recursos estaduais e federais; as verbas que o governo federal mandava para abastecer (GASOLINA) os carros do SAMU por exemplo, usavam nos carros da Prefeitura de Itabuna!
    Você quer que o governador faça pacto com prefeitos ladrões? O governo do Estado tem outras prioridades! O prefeito rouba, desvia e o Estado é culpado?
    Cadê os 14 milhões desviados destinados à saúde de Itabuna?
    SUMIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mesmo assim você quer mais dinheiro????????????????????????
    “Governador, já desviei 14 milhões, mande mais por favor”
    O pior que o senhor é contra PUNIÇÃO pra quem desvia dinheiro, sempre acha que tudo acaba em pizza, por isso continuam fazendo, a sociedade aceita e continuam votando nos mesmos! Você, que é um intelectual desperdiçado, é a favor, imagina o POVO!! Tem que se F… mesmo!
    A ponte é necessário SIM, até para o progresso da Ilha de Itaparica!!!! E a ponte não é para ligar Salvador à Itaparica apenas, do outro lado não existe só a Ilha!

  7. Esse Wagner é um Fanfarrõ. O METRO DE 6 KM (o menor metrô do mundo) até hoje não saiu, quanto mais uma obra MAIS engenhosa e MAIS cara que a ponte Rio Niteroi.
    Pra quem não sabe, SSA possui uma das maiores salinidades do mundo, a Baia de Todos os Santos é mais profunda que a Baia de Guanabara, e o traçado da ponte tem que repeitar a economia (existencia de 3 portos – SSA, ARATU, MARAGOGI). Com isso o melhor traçado tria 15 a 16 KM, 03 km a mais que a Rio Niterói.
    Vão aos livro de história ouvir a que custo político e econômico foi feito a obra no RIO, depois reflitam.
    Wagner o governo está acabando e vc ainda não desceu do palanque!! CHEGA DE FACTÓIDE. Cade a duplicação da Ilhéus tabuna? Cade o aeroporto de ilheus (seria consruído em 2008, lembram)? Cade a ferrovia? Cade o porto sul?
    A únida obra em adamento pra região é a estrada camamu-itcaré deixada por Paulo Souto!!

  8. Eu tenho FÉ em Deus (esse eu sei que não falha), …!!!
    Nos políticos, só tenho desconfiança mesmo, afinal de contas, não costume jogar palitinho por telefone, …!!!
    Please, wake up, man, …!!!

  9. Não acredito no que eu vir nesta matéria.
    A situação do AEROPORTO de ILHÉUS se encontra
    com varias restrinção e nosso Governador nem
    se quer toma conhecimento em resolver o noso
    problema, mas quer contruir ponte…rsrsrs
    Isso é os nossos politicos que temos na Bahia.

  10. Não acredito no que eu vir nesta matéria.
    A situação do AEROPORTO de ILHÉUS se encontra
    com varias restrinções e nosso Governador nem
    se quer toma conhecimento em resolver o noso
    problema, mas quer contruir ponte…rsrsrs
    Isso é os nossos politicos que temos na Bahia.

  11. KKAKAKAAKAKAKAKAKAKAAKAKAK !!!!
    Essa foi a piada do ano. Os caras querem ganhar eleições na base do engôdo.
    PENSAR GRANDE ? Então termina o metrô primeiro, pô!
    Ah, Governador, comece a pensar pequeno…
    Que tal terminar as obras do Teatro e Centro de Convenções que estão abadonadas, com toda a ferragem da sua estrutura enferrujando ?
    Olha, seu mandato já está quase terminando, e se você não fizer nada por Itabuna, tenha certeza de que tomará uma SURRA HISTÓRICA !

  12. Para Sergio Oliveira, a profundidade da aguas na baia de todos os santos chega no maximo a 42 metros.
    Para cassimiro Araujo, as questoes do aeroporto de ilheus teve a atençao ideal nao so por parte do Governador como da bancada federal e do ministro da integração, ficou faltando uma açao mais energica da prefeitura municipal de Ilheus, em relaçao ao OPABA HOTEL.
    ainda em relaçao a ponte SALVADOR/ITAPARICA, apesar de estar ligando o sudeste e sul e extremo sul da bahia a capital e ao nordeste, acho que nao deveria ser tratada pelo governo como prioridade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *