Tempo de leitura: < 1 minuto

A manhã nas unidades de saúde da rede básica em Itabuna foi marcada pela confusão. Usuários do SUS que esperavam desde ontem à tarde protestaram porque logo nas primeiras horas de hoje acabou a cota do mês para exames e consultas especializadas.
O clima ficou ainda mais quente na Central de Regulação do SUS, na avenida Inácio Tosta, onde o secretário municipal de saúde, Antônio Vieira, sofreu tentativa de agressão física (confira abaixo). Membros do Conselho Municipal de Saúde reclamam de Vieira e do prefeito Capitão Azevedo, “que não têm exigido um aumento da cota de exames e consultas”.
Um dos conselheiros relata que, num encontro com o governador Jaques Wagner, quem intercedeu pelo município foi o secretário estadual de saúde, Jorge Solla, falando da necessidade urgente de aumento da cota de exames e consultas. “O prefeito não consegue pronunciar algo mais do que governador, Azevedo é do povão“.

21 respostas

  1. Como pode querer a população exigir do prefeito melhorias, sendo que esse mesmo prefeito passou 4 anos como vice prefeito e foi totalmente omisso, sim ele podia até ter renunciado ao cargo se não estivesse de acordo com o prefeito, mas ele aceitou tudo de errado que o chefe dele e equipe fazia e contribuiu também. Portanto não queiram hoje exigir nada de diferente do que já tínhamos conhecimento. Era certo como dois e dois são 4 que essa gestão seria a bancarrota de Itabuna.

  2. Êta Vieira que só arruma confusão Ele falou no JORNAL A TARDE que o promotor Clodoaldo era muito apressado ele é que é folgado e não se preocupa com ´´a vida daspessoas o promotor tem pressa porque se preocupa com á vida das pessoas é responsável e está atento . Vieira precisa saber destas coisas. Sai fora Vieira enquanto voce não leva pau.

  3. povo enganado povo penado,tem o que merece vot no dem e sofram.ainda bem q nao contribuir pela renovaçao da destruiçao de itabuna.foi mal,vai mal.continua pessima.socorro ministerio publico estadual e federal.

  4. NAO TEM NADA DE PEDIR SOCORRO PORRA NENHUMA, VOCES NAO VOTARAM NELES, AGORA AGUEMTEM 4 ANOS, AINDA ESTA POUCO, TEM MESMO É QUE LEVAREM FUMO. POBRE NASCEU PRA SE FERRAR ME DESCULPEM OS SENHORES INTERNAUTAS, COM RELAÇÃO AS AÇÕES DO SECRETARIO FICA PROVADO A SUA INTEIRA INCOMPETENCIA COMO ADMINISTRADOR QUE SABE ADMINISTRAR O SUS.

  5. Nao me mebro de uma baderna destas na getão de Jesuino, tumultos, agressões, tinha muita gente, mas tudo organizado dentro da regulação e nos postos. são os fatos.

  6. Antonio Filho diz:
    Mesmo com a desabilitação do municipio de Itabuna da Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde com a sua populaçao permanece. Desta forma, cabe esclarecer que é de responsabilidae da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna: Disponibilizar para a população de Itabuna procedimentos de consultas, exames e internação, pactuados com recursos do Ministério da Saúde e disponibilizaos pela Secretaria Estadual da Saúde;
    Caso os recursos finaceiros sejam insuficientes para garantir o acesso da população aos serviços de saúde, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Itabuna utilizar recursos do Tesouro Municipal para complementação desses serviços, conforme estabelece a Emenda Constitucional 29.
    O que não pode é o prefeito Azevedo e o Dr Vieira dizer em uma emissora de rádio que a culpa é do governo do estado.
    Entendo que a população tem que ser bem atendida, independente de quem seja a culpa. O não pode é metir para o povo.
    Obrigado!
    Espero em Deus que tudo seja resolvido, pois a Bahia é de todos nós e Itabuna também.

  7. É uma pena que nesta guerra gestão plena da saúde X Estado gerenciando a saúde de Itabuna, quem paga alto por isso é a população – o povo!
    É sabido que esse sistema do Estado de cotas que só libera as cotas todo dia 1º não vai suprir a demanda da população de 200.000 mil habitantes.
    Parem de demagogia – tem culpa Azevedo, tem culpa o Governo do Estado por esta situação caótica que passa a saúde de Itabuna!
    Queremos de volta as cotas diárias – Senhor Governador, Senhor Prefeito e Senhor Secretário de Saúde!
    Cadê vocês vereadores? Vai deixar os seus eleitores na pior? Tá na hora de juntar esforços sociedade e Câmara de Vereadores!
    Por uma saúde melhor em Itabuna!

  8. Eu vi a fila quilometal hoje, o descaso com a população é revoltante, não tem cotas para exames suficientes para atender a demanda, acredito que que Azevedo não sairá dessa fácil.

  9. É um absurdoo secretario de saude continuar com esta falta de iniciativa e deiixar que o povo sofra desta forma.Manda agora Azevedo pelo menos o secretario colocar uns guarda sol e umas cadeiras pro pobre sentar…

  10. TODOS OS POSTOS DE SÁUDE EM ITABUNA ESTÃO ASSIM.
    NA CALIFÓRNIA EXISTEM FUNCIONÁRIOS QUE NÃO MARCAM EXAMES DOS PACIENTES.
    NO POSTO CAIC EXISTE UM ADMINISTRADOR QUE É LAMENTÁVEL .. XINGA TODOS E TODAS,VERIFIQUEM… AFINAL O QUE ELE QUER ? TRABALHO OU EMPREGO ? DIZ QUE É CONCURSADO E NÃO LHE ACONTECE NADICA DE NADA !
    OS MÉDICOS NÃO ESTÃO ATENDENDO ..TEM PACIENTE E NÃO TEM MÉDICOS… OS MÉDICOS ASSINAM A FOLHA DE PONTO DO MÊS TODO E NÃO APARECE LÁ ..MAS SEU SALÁRIO ESTÁ GARANTIDO. CHEGAM PESSOAS SE QUEIXANDO DE VÁRIAS DOENÇAS E O MÉDICO NÃO SE ENCONTRA..O QUE HÁ MESMO COM O SERVIÇO DE SAÚDE DE ITABUNA ? OS MÉDICOS QUEREM RECEBER DIN DIN SEM TRABALHAR É ? É MUITA FALTA DE RESPEITO.
    NO POSTO DO SÃO CAETANO RUA DA FLORESTA ( ATENDIMENTO ESPECIAL VIP) CREIO QUE SEJA O MELHOR.. PELA DEMANDA SER MENOR TBM.

  11. A POPULAÇÃO EM GERAL,
    O POVO TEM RAZÃO DE SE REVOLTAR COM O NOVO GOVERNO MUNICIPAL – GOVERNO DA CONTUIDADE. POIS O GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL TEM CUMPRIDO SUA PARTE QUANTO A LIBERAÇÃO DOS RECURSOS PARA A SAÚDE, EM SE TRATANDO DO MUNICÍPIO ELE NÃO QUER ABRIR COFRES PÚBLICO PARA A CONTRA-PARTIDA FINANCEIRA DE SUA OBRIGAÇÃO.
    SÓ ABRE OS COFRES PÚBLICO PARA PROGRAMAÇÃO DE FESTA COMO FOI O CARNAVAL EM PLENA EPIDEMIA DE DENGUE NO MUNICÍPIO E AGORA PROGRAMANDO UM SÃO JOÃO QUE DEVE DURAR UM MES DE FESTAS.
    ACOORDA MEU POVO!
    VIEIRA NÃO TÁ NEM AI PARA OS PROBLEMAS DA SAÚDE DA POPULAÇÃ ITABUNENSE. ELE SÓ QUER USAR A MÁQUINA DO GOVERNO PARA SE ELEGER DEPUTADO ESTADUAL.
    PODEMOS CITAR QUE SE FOI NECESSÁRIO A VINDA (PO UMA SEMANA) DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO Dr. JORGE SOLLA, PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTISSIMAS QUANTO A SITUAÇÃO DA DENGUE NO MUNICIPIO, COISA QUE É DE RESPONSABILIDADE DO MUNICIPIO.
    NEM PARA O MOSQUITO DA DENGUE DÁ UMA PICADA EM VIEIRA E AZEVEDO PARA ELES SENTIREM NA PELE A SITUAÇÃO DA SAÚDE DE ITABUNA.

  12. Todo o “Povo” tem o governo q merece, Itabuna escolheu assim… então assim terá q conviver por mais qutro anos, não adianta culpar o governo do Estado, pois o problema na gestão municipal… “Aguenta”!!!!!!

  13. Cadê os vereadores que ficam apresentando programas de rádio e ganhando mais e mais! Cadê o “G” não sei o que se sete ouito ou nove! Porque que não entra com uma ação contra o município ou estado para exigir o direito do idoso ou da Criança, pois ontem de madrugada eu vi crianças e idosos nas filas dos postos de saúde e hospitais! Não…temos que recorrer ao MP! Votamos em pessoas inértes! Que querem mais e mais!

  14. Todo mundo fala mal de Gesuino e Fernando Gomes inclusive eu, mais a verdade é que em novembro passado eu fiquei gravida e me dirigi ao posto de saude do meu bairro onde fui atendida me passaram dois exames o beta HCG e uma ultrasonografia, que foi liberada lá no posto mesmo sem precisar dormir na porta nem nada quando recebi os resultados e voltei para iniciar o pre-natal o governo do estado ja tinha assumido e ja não marcava mais exames no posto tinha que ser no centro de regulação, lá fui informada que tinha gente dormindo lá pra conseguir os exames cheguei lá três horas da madrugada e quando fui atendida dos treze exames que a medica tinha pedido só consegui cota pra très fezes, urina e sangue. Ai eu me pergunto se era pra piorar pq não deixou nas maõs do municipio.

  15. Que exculhambação!!! Fico pasmo com essas noticias.
    E esse governo é muito problematico. Cada dia é um fato novo e desabonador.
    Se a coisa tá assim nesses quatro meses , ouseja se começa desse geito imagine como não será daqui a tres anos…

  16. Essa situação das cotas de exames permanece por culpa do gestor municipal pois no ultimo dia 05 de março eu e mais 04 conselheiros municipal de saúde estivemos reunidos em salvador com o secretario de saúde do Estado Jorge Solla na presenção do prefeito Azevedo e do secretario Antonio Vieira no qual solicitamos de de Solla o aumento das cotas de exames de Itabuna Solla chamou a diretora da regulação do Estado e autorizou a mesma sentar com vieira para aumentar as cotas só que nada disso foi feito e o resoltado é isso ai que todos estão passsando um disrepeito total com a população de Itabuna mas é o governo que a maioria escolheu.Josivaldo Gonçalves Conselheiro Municipal e Estadual de saúde

  17. Minha sogra freqüenta o PSF do B. Santo Antonio e ela me disse que nunca viu Tói Vieira por lá. Se nem Vieira vai trabalhar, imagina os outros amigos dele. Problema da demgue na cidade é por culpa do prefeitinho anterior e agora o atual que era vice e amigo dele. Quando eu digo que o itabunense é politicamente masoquista, agora fica chorando o leite derramado. Recebam!

  18. está havendo um, erro pois a secretia de saúde do estado deve que tomar devolta as responsabilidades dos hospitais,que os funcionarios estavam com salários atrasados mas, a regulação continua sob responsabilidade dos municipio é o prefeito que tem q tomar as devidas providências.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *