Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou há pouco, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, a lei que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). Por serem áreas livres de impostos e de custos menores para a produção, as ZPEs são vistas pelo governo como um fator de impulso ao crescimento econômico nesse momento de retração dos mercados.
A notícia é comemorada em Ilhéus, cidade onde funcionará uma das ZPEs. “É uma luta de 22 anos e agora o consórcio que venceu a licitação está habilitado a tocar o projeto”, afirma o ex-secretário de Governo ilheense, Isaac Albagli, hoje na presidência da Bahiapesca.

12 respostas

  1. Lula “fala pelos cotovelos”.
    Há poucos instantes atrás ele discursou pedindo para que Governadores e Prefeitos “apertassem os cintos”, pois a arrecadação caiu e, com isso, vem tempo duro por aí, …!!!
    Essas notícias “bêbadas”, como a das finadas ZPE’s, eu creio que só servem para “alegrar bobos”, …!!!
    Tem gente que não tem jeito mesmo, …!!!
    Só queto ver, após 2010, o que os “otimistas” dirão, …!!!
    Ou povinho que gosta de uma “conversa mole”, …!!!

  2. Caros editores do Pimenta, tenho acompanhado os comentários de Sérgio Oliveira e vejo que descambam para uma espécie de rancor surdo e absurdo, próprio de quem as estribeiras já estão perdidas.
    É uma pena, seu site é muito bom, porém poupe seus leitores desses comentários cheio de bílis.

  3. Acredito que o Prefeito Newton e os seus Secretários devem liderar o processo de implantação da nossa ZPE.
    Quanto ao consorcio que, segundo Isaac, venceu uma licitação feita há 22 anos, os Advogados do município devem verificar, até que ponto, legalmente, este processo licitatório ainda é válido.
    O que não podemos é, em nenhuma hipótese, colocar em risco este Projeto que pode ser de fundamental importância para a nossa Região.
    É interessante ressaltar, que durante todo o processo de discussão do Projeto ZPE,e que eu acompanho desde o seu início em 1989, em nenhum instante tomei conhecimento de que qualquer executivo deste consórcio tenha promovido qualquer ação em benefício deste Projeto.
    Carlos Mascarenhas

  4. Antes mesmo de começar, de sair do papel, já vão comaçar as brigas, …!!!
    Quando começa assim, tem tudo para não dar certo, …!!!
    Só Deus, …!!!

  5. “Democracia” é:
    Ser obrigado a ter a mesma opinião de quem se acha dono da verdade, não quer nem admite ser contrariado, …!!!
    É cada uma, …!!!

  6. Mascarenhas
    1)A licitação não foi realizada ha 22 anos, mas durante o segundo mandato de Jabes;
    2)A prefeitura pode, se quiser, realizar outra licitação, mas será que vale a pena?
    3)Ao contrário do que você pensa, os executivos do Consórcio vencedor atuaram muito para que se viabilizasse o projeto;
    4)Quem comanda o processo é a Prefeitura, e está sendo muito bem conduzido pelo secretário José Nazal;
    5)Um dos executivos do Consórcio, para seu governo, é o Helson Braga, que é presidente da Abrazpe (Associação Nacional das ZPEs)e a maior autoridade no Brasil no assunto;
    6)No caso de outra licitação, partiremos do zero. É isso que interessa a Ilhéus? Deve-se jogar 22 anos de trabalho e partir do zero, como você disse? Se é isso que você quer, levante essa bandeira e convença a Prefeitura. Talvez assim teremos mais 22 anos de luta. Até lá estarei com 75 anos !! Para quem iniciou a luta aos 30 anos de idade, nada mau passar a vida toda só pensando naquilo…

  7. Não consigo entender como questões político-partidárias suplantam os interesses de uma região. As ZPEs, são boas para Ilhéus e municípios vizinhos e não se deve torcer contra. Assim como o PAC do Cacau deve ser bom, independente de quem o assine. Vamos, sim, torecer para que medidas como essAS E OUTRAS, COMO O FUTURO PORTO, O PORTO PESQUEIRO, ETC, SAIAM DO PAPEL.

  8. Isaac:
    Tenho absoluta certeza de que o Prefeito Newton Lima, com a ajuda do Governador Wagner, saberá conduzir o processo de implantação da nossa ZPE da melhor forma.
    Pessoalmente, como técnico e não como político, vou continuar acreditando que devemos, sim, discutir a efetividade de um processo licitário feito há 22 anos.
    Como cidadão ilhéense acredito que a Prefeitura deve fazer uma nova licitação, e levanto aqui esta bandeira.
    Quanto a começar do zero e jogar 22 anos de trabalho fora, tenho absoluta certeza de que em qualquer hipótese, teremos sim que começar do zero, pois tudo que foi feito anteriormente, com tôdas as transformaçções econômicas, financeiras e socias, que temos sofrido neste últimos 20 anos, está completamente ultrapassado.
    Temos inclusive que discutir, à luz da nossa realidade, qual deve ser o(s) tipo(s) de Empresas que deveremos ter na nossa ZPE.
    Carlos Mascarenhas

  9. Ilhéus é realmente muito difícil. Há aproximadamente 20 anos, quando cheguei aqui em Ilhéus duas pessoas falavam em ZPE na Bahia, um era o Isaac Albagli o outro era Raimundo Torres (técnico do Desembanco em Salvador). Hoje que a ZPE foi oficializada, está aparecendo vários “técnicos” no assunto dando palpites. é capaz de ficar como o Porto Sul, o Shoping e tantas outras coisas que terminaram não acontecendo.
    VAI DÁ HOMEM!!!! Ô CIDADEZINHA QUE TEM AVE DE AGORO…

  10. Ilhéus é realmente muito difícil. Há aproximadamente 20 anos, quando cheguei aqui em Ilhéus duas pessoas falavam em ZPE na Bahia, um era o Isaac Albagli o outro era Raimundo Torres (técnico do Desenbanco em Salvador). Hoje que a ZPE foi oficializada, está aparecendo vários “técnicos” no assunto dando palpites. é capaz de ficar como o Porto Sul, o Shoping e tantas outras coisas que terminaram não acontecendo.
    VAI DÁ HOMEM!!!! Ô CIDADEZINHA QUE TEM AVE DE AGORO…

  11. BLOGUEIROS AMIGOS-
    É muitíssimo interessante assistir ao Isaac Albagli até pouco tempo um MORTO-VIVO POLÍTICO, dar declarações em jornais e blogs, querendo faturar os méritos da aprovação da ZPE de Ilhéus. A ZPE de Ilhéus é uma realização do Presidente Lula e do Governador Wagner. Vou dizer aqui que o Sr. Isaac tem hoje uma boquinha no estado, na Bahia Pesca, por mais uma adesão do seu guia que se entregou de corpo, alma, honra e etc. a Wagner, isto depois de passar toda vida falando mal do PT. De Isaac nem precisa falar pois todos conhecem, porém se vocês acessarem a home page http://WWW.TCM.BA.GOV.BR, vão ver que até hoje existem pendências (falcatruas e pepinos) de quando ele era Presidente da CIMAZE, Empresa que foi criada para administrar a ZPE de Ilhéus. O que Isaquinho quer é vender os terrenos dele para a ZPE. Apesar de não ser necessário eu aviso. Newton, tome cuidado com Isaac Albagli.
    UM ILHÉENSE ROXO

  12. ILHEENSE ROXO
    Você está roxo é de raiva. Deixe de inventar coisas, rapaz. Que terrenos Isaac tem para ser vendidos? Calúnia é crime, cara. Aliás, se você é realmente ilheense roxo não se escude no anonimato. Mostre a sua cara para poder responder na justiça suas calúnias.
    Sobre as rejeições de contas que você se refere não se anime muito: as contas rejeitadas da CIMAZE foram derrubadas pela Justiça. Não passava de picuinhas como no caso de uma rejeição de contas porque a CIMAZE comprou uma corôa fúnebre para o funeral do ex-funcionário Celso Rocha, jornalista respeitado que atuou com dedicação na empresa e veio a falecer. O TCM entendeu que não era papel da CIMAZE “comprar flores”, e rejeitou as contas.
    A outra rejeição foi ocasionada por erros formais, como por exemplo, pasmem, “falta de encadernamento” dos processos. Isaac entrou na Justiça e o TCM perdeu. Nunca foi apontado nenhum ato de improbidade.
    A oposição tentou impugnar a candidatura de Isaac à Câmara de Vereadores em 1992, por conta da decisão do TCM, mas perdeu feio. Isaac foi vereador, e dos melhores.
    Dizer que Isaac pongou na ZPE de Ilhéus, trata-se de uma piada sensacional. É de dar gargalhadas mesmo! Se a ZPE vier mesmo, podem preparar uma placa para Isaac, pois toda cidade sabe da sua dedicação à causa. O resto é inveja. E inveja, amigos, mata…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *