Tempo de leitura: < 1 minuto

DA COLUNA TEMPO PRESENTE (A TARDE):
Em vez de encarar o PAC, produtores de cacau endividados decidiram buscar outro caminho. O advogado Carlos Amado Campos sugeriu, num encontro em Jequié (e eles adoraram), entrar na Justiça com ações coletivas regionais em Jequié, Itabuna, Ilhéus, Camacã, Ipiaú e Gandu, por exemplo, centros financeiros microrregionais, com agências dos bancos do Brasil e do Nordeste. Vão pleitear a anulação das ações movidas pela União por dívidas do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira da Bahia, Securitização e Pesa.
As ações coletivas têm forte aceno. O custo é rateado, saem bem mais baratas. Para quem já está quebrado…

8 respostas

  1. Como faz falta um Sindicato Rural atuante, para apoiar e assessorar a classe dos produtores rurais.
    O sindicato rural de Itabuna é tocado pelo incompetente do Walace, um gigolô do sindicato, que não faz nada em prol da classe e ainda conseguiu acabar com o CNPC.
    Triste região a nossa…
    Conclamo as lideranças rurais da nossa região, os tradicionais e os novos lideres, vamos buscar apoio da Confederação e Federação da Agricultura, Ministerio da Agricultura e Ministério do Trabalho, VAMOS AFASTAR O ATUAL PRESIDENTE SR WALACE SETENTA, vamos buscar um grupo que realmente queira trabalhar, apoiar e assessorar a classe dos Produtores Rurais, buscando alternativas para a nossa região.
    Blogueiros do Pimenta, ajude a nossa classe.
    CACAU COM PIMENTA, uma mistura que dá certo e faz bem a saúde !

  2. Pela primeira vez, vejo alguém escrevendo neste blog preocupado com nossa classe, e espero que esta corrente aumente, precisamos de muita ajuda mesmo.
    Mediante o comentário 01, visitei o site da Federação da Agricultura (http://www.faeb.org.br/main/sindicatos/default.jsp ), e constatei que o Sindicato Rural de Itabuna, não faz mais parte da Federação, alguém sabe informar o por que ?
    Outro fato a ser observado, sou associado do sindicato a mais de 25 anos e desde que Walace assumiu, nunca fui convidado para nenhuma assembléia, eleição, reunião para prestação de contas, alguém pode explicar o porque ?
    Sabemos que sindicato possui vários imóveis alugados, recebe parte recursos arrecadados pela Contribuição Sindical, compulsória, cobrada diretamente através da CNA, como estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, artigos 578 à 591, se o sindicato não atua, não apóia a nossa classe em nada, para onde esta indo esta receita, alguém pode explicar o porque ?
    Quem são os atuais membros do conselho fiscal do sindicato rural de Itabuna, será que eles estão cumprindo com suas obrigações, fiscalizando, acompanhando as prestações de conta ?
    O Sr. Walace, Neto de coronel, Filho de coronel, Genro de coronel, e Herdeiro de fazendas, realmente desonra a nossa classe e devia humildemente se afastar do cargo.
    Editores do Pimenta, sou leitor assiduo de vocês, sei do poder de penetração que o blog alcançou, por isso, também aho que vocês também podem abraçar mais esta causa.

  3. SENHORES: COM MEUS 80 E POUCOS ANOS, JÁ VI E JÁ ASSISTI MUITA COISA EM NOSSA REGIÃO.
    INFELIZMENTE A CRISE DO CACAU CHEGOU E COM ELA VEIO A MINHA DOENÇA, MIM LIMITANDO A PARTICIPAR COM MAIS ALTIVEZ EM DEFESA DA MINHA CLASSE.
    LAMENTÁVEL VER ACABAR A COFABA, A COOGRAP, A CREDI COOGRAP, O CNPC E O SINDICATO RURAL.
    CADA ENTIDADE DESTAS TEVE A SUA HISTÓRIA MARCADA POR BONS PRESIDENTES E DIRETORES, MAIS INFELIZMENTE, OS ÚLTIMOS FORAM MUITO GANACIOSOS E ACABARAM PREJUDICANDO AS ENTIDADES, LEVANDO AO DESAPARECIMENTOS DAS MESMAS.
    AGORA, MESMO COM MINHA IDADE AVANÇADA E AS LIMITAÇÕES DA DOENÇA, MIM SENTI REVIGORADO COM OS COMENTARIOS ACIMA, BUSCANDO NOVAMENTE A UNIÃO DA CLASSE EM PROL DE TODOS.
    E APROVEITO ESTE MOMENTO PARA PEDI AO MENINO WALACE, NETO DE MEU GRANDE AMIGO, QUE DÊ ESPAÇO PARA QUE OUTROS COMPANHEIROS POSSAM AJUDAR A NOSSA REGIÃO.
    SEI QUE PARA O MENINO WALACE QUE SEMPRE FOI BEM CUIDADO E VIVEU NAS FARTURAS DO CACAU, DEIXAR O SINDICATO PODE COMPROMETER UM POUCO A SUA RENDA, NADA QUE O CUMPADRE DELE, O GERALDO SIMÕES NÃO POSSA CONSEGUIR UM LUGARZINHO PRA ELE COMO ASSESSOR DA CAMARA.
    MENINO WALACE, VOU LIGAR PARA SEU TIO WELDON E SOLICITAR O APOIO DELE, PRA QUE ELE CONVENÇA VOCÊ.
    MENINOS DO PIMENTA, O VELHINHO AQUI LÊ A GAZETA DE VOCÊS TODO DIA.

  4. Pessoal, perdi a patente de “produtor de cacau” e ganhei a de “devedor do banco do brasil”. Só após ler os comentários acima, me dei conta, de como a nossa região e classe são dessasistidas de entidades de classes. Eu nem me lembrava mais que existia Sindicato rual em Itabuna. Nem podia fazer ideia que walace setenta ainda estava presidindo, estudei com walace em salvador, jogavamos bola juntos, ele sempre foi um burguês nunca bateu um prego, também tinha mesada gorda, familia rica.
    Indo direto aos fatos, gostei da iniciaiva e acho que a nossa classe precisa voltar a se unir e este blog pode colaborar para o sucesso desta uniáo, por ser uma tribuna livre.

  5. Desnecessário entrar no mérito da administração de Walace Setenta, nem tio Weldon o aprova. Nossa região, precisa e depende de uma entidade que possa atuar na linha de combate, apoiando os produtores, buscando incentivos, participando e opinando em decisões governamentais e de políticas agrícolas. Se tiver alguém interessado em assumir o Sindicato, que se apresente, para fortalecer esta corrente. Se o articulador Gilberto Careca da Berkau estivesse vivo, ele já teria sugerido um bom nome de com credibilidade.

  6. Vamos esquecer o passado. Se em 15 anos nada foi feito por Ualace foi porque a classe permitiu. Agora vamos olhar para frente e fazer, resgatar o poder de liderança do Sindicato e lutar em prol da classe, com TRANSPARÊNCIA e CREDIBILIDADE. Quem se habilita ? Vamos nos espelhar no exemplo de sucesso do sindicato de Ilhéus, vamos buscar ajuda da FAEB, CNA e SENAR…

  7. Senhores, até onde tenho conhecimento, Ualace não quer deixar o sindicato por nada. Vai ser necessário convencê-lo, ou partir para uma questão judicial, que segundo comentários, não será díficil conseguiu, face diversas irregularidades na atual administração.
    Com a mais simples ação do MP, a casa cai. E pior tem gente de bem que compõe a diretoria de Ualace que não faz a menor ideia da complicação.

  8. A ideia de resgatarmos o Sindicato Rural para uso da nossa classe é muito boa, contem comigo. Díficil vai ser tomar de Walace Setenta, ele faz uso do sindicato como se fosse propriedade particular dele. Mais com cuidado e ajuda de Catarina e do pai dela, acho que conseguimos tirar ele.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *