Tempo de leitura: 2 minutos

cemdiasO pronunciamento que o prefeito Capitão Azevedo fará amanhã em cadeia de rádio revela que… o seu governo chegou aos 100 dias sem projeto, sem um planejamento estratégico. Azevedo errou, e muito, ao não definir uma equipe de governo (ao menos o núcleo duro) logo após a sua vitória.
Deixou para anunciar o time ao assumir, no dia 1º de janeiro. Faltaram interlocutores, elementos de transição entre aquele que foi o pior governo de Itabuna (2005-2008) e o atual. Faltou tomar pé dos problemas com a gana de quem foi eleito prefeito. Agora, paga a conta. E o pior: tem que pagar em período de vacas magras.
O início de gestão se destaca por um sem número de problemas. Não disse a que veio até o momento. É ruim de articulação, está afastado do povo. Por isso, talvez, o pronunciamento do prefeito, amanhã, será centrado nos assuntos dengue, crise financeira e as dificuldades encontradas até aqui (confira nota).
Passados estes 100 primeiros dias, é hora de dar um freio de arrumação. Comece pela saúde, Capitão. Um governo que não consegue resolver problemas nem mesmo de sua rede básica decepciona os milhares de itabunenses.
O governo mostra-se zonzo até aqui e conseguiu ser notícia por produzir um carnaval contestado (inclusive pelos seus resultados), iniciar assistindo a uma epidemia avassaladora de dengue e não ter rumo. É um retrato distante, mas parecido do que tivemos no plano estadual no início de 2007. A diferença é que o que aí está no plano municipal é continuidade daquilo que tínhamos até 2008.
Itabuna espera mais de quem teve a maior votação da história para o seu principal cargo eletivo. Não é hora de vacilos, não é hora de esconder-se do povo nem de secretários. É hora de saber reivindicar aquilo que é de direito de Itabuna. Deve-se ter uma postura altiva nas reuniões, audiências com governador, secretários estaduais, ministros… E, se possível for, com o presidente.
Olhando esses 100 dias a que chegamos amanhã poderíamos dizer que a grande obra de Azevedo foi a renovação política. No mais, faltam projetos em quase todas as áreas. Elogiar, mesmo, só aquilo de bom que o prefeito decidiu manter do governo anterior, a educação.
Respaldado em sua votação histórica, ainda é tempo de Azevedo mostrar a que veio. E sem perder popularidade. Se acha que é preciso mexer na equipe que escalou e anunciou em 1º de janeiro, mexa. Não perca tempo. Itabuna não pode perder tempo.
E não vacile com o passado (que tem nome e sobrenome). Nem dele tenha medo. O futuro cobrará pelas omissões do presente.
P.S.: É hora, principalmente, de melhor explorar as pontes construídas nas relações tanto em Salvador como em Brasília. Basta se articular melhor.

19 respostas

  1. Concordo na quase totalidade com o artigo. Só faço uma ressalva: o que é que tem de tão bom na educação em Itabuna? Visitem as escolas, conversem com o profissionais e, principalmente, com os alunos. Aí, sim, poderão falar sobre a educação no município. Parece que querem blindar Gustavo. Qual o real motivo?

  2. Quem avisa amigo é!
    Poucas pessoas que participam do governo de Azevedo tem se preocupado com a questão da gestão, não querem nem saber se tá bom ou ruim.
    Muitos estão lá só com o interesse particular.
    Isso é caso da familia Burgos. O secretário da fazenda da Prefeitura de Itabuna Dr. Carlos Burgos, não está nemhum um pouco fazendo questão de ver o melhor para ajudar o governo de Azevedo.
    O pai sabe que alguns vereadores não concordam com a indicação de Juliana Burgos para ser nomeada como procuradora do municipio, mesmo assim ele se torna insensível. A primeira vez a votação dela foi reprovada, e da segunda, alguns vereadores não participaram, como disse Loiola deu “cloro” ( Quórum ). Então comentam-se que o Dr. Carlos Burgos entrou na justiça a fim de obter uma liminar para de qualquer jeito coloque a filha como procuradora. Será que ele ainda não conseguiu pensar agindo dessa forma pode confrontar com os vereadores, Portanto só pode ser procuradora de um municipio, após ter aprovação de 1/3 dos legislativos. E porque insiste tanto? Da a entender que ambição pelo poder é maior que tudo, será outra coisa? É bom que ele saiba que isso vai causar uma guerra dos vereadores contra Azevedo. Pois dessa forma os projetos de Prefeito Azevedo vai ser dificil aprovação pelo legislativo.
    Deve observar que Itabuna tem muitos advogados com boas referências, o próprio Dr. Carlos Burgos, o Juíz Dr Luiz Bezerra, que já está aposentado, e hoje está advogando e outros profissionais.
    Só não pode é insistir sabendo que Azevedo vai ser prejudicado futuramente.

  3. Com certeza a matéria é otima, concordamos em todos os pontos, mas chamamos a aten ção para o caso da saude, que Azevedo e nem a equipe dele,seja lá a qual(da transição ou a empossada),nao soube ver as questões da saude,que poderiam estar muito mais pior do que a encontrada no final da gestão do prefeito Fernando Gomes, porque o pesoal sabe que a situação era gravíssima e o secretario,sem apoio de muitos do proprio governo conseguiu resolver e a equipe de azevedo nao soube explorar o conhecimento do secretario sobre os problemas. A atenção básica municipal esta assim agora porque falta plenejamento e comando, o mesmo acontece com os outros setores da saude. a perda da gestão plena embora parecenos ruim foi uma boa contribuição para o atual governo em razão do que poderia precisar, mas nada disso foi feito e agora completamos 100 dias sem nada, sem planejamento para nenhum setor, ate a educação enfrenta dificuldades, arrecadação caindo, plnos sem futuro, se é preciso mudar secretarios para dar uma vida nova a gestão que se mude e acima de tudo ter coragem porque o povo taí para apoiar o prefeito no que for preciso.O que nao podemos é continuar com as ruas cheias de lixo, maos por todos os lados, canais, valas e bueiros entupidos e sujos, fiscalização de tributos ineficiente,burocracia interna aumentada, o afastamento visivel do prefeito do povo, problemas da saude já eram conhecimentos desde o gestão de Geraldo Simoes que fez uma municipalização na hora errada e segundo o ministerio da saude demorou para estourar, já era para estourar ainda na gestão de Geraldo Simoes, como a maioria dos pobres coitados daqui de itabuna nao tem uma informação dada de forma isenta e sim sensacionalista por parte de setores e profissionais da propria saúde que prefere colocar os problemas embaixo do tapete a coisa fica como sem fosse na gestão de Cuma e poderia ser muito pior se nao fosse Secretario Dr.Jesuino que carrgou nas costas a situação até o fim e Azevedo que agradece não ter tido assumido problemas maiores que o simples retorno a gestao plena dos municipios, porque a gestão plena municipal continua com Itabuna, basta ver a guerra de depoimentos nas duas ultimas semanas pasadas entre o prefeito e o secretario estadual da saude. Parabenizo a materia.

  4. Educação vai bem? Aonde mesmo?
    Então estão falando de outro município.
    Vão às escolas, encontrarão alunos e professores(profissionais competentes), sim. Mas falta material de toda espécie, falta merenda, escolas caindo aos pedaços e o secretário diz que não pode fazer muita coisa. Relamente, ele não pode mesmo pq quem manda é o prefeito. A educação vai “bem” pq os professores não têm sindicato. Os salários são irrisórios, alguns ganham salário mínimo. Quem ganha mais um pouco é quem 40h, q mesmo assim está bem abaixo que muitos munícipios pequenos da Bahia.
    Vão às escolas ver o estado. Nem precisa ir tão longe, vão ali no Norma Vídero. Tive lá esses dias fiquei assustada com o que vi.
    Seu Pimenta faz uma pesquisa de campo e descubra o real estado da educação municipal grapiúna.

  5. MUITO BEM AMIGA MARIA!
    O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO É UM ÓTIMO ADMINISTRADOR, MAS COMPETÊNCIA COM EDUCAÇÃO BRINCADEIRA NÉ?
    A EDUCAÇÃO MINUCIPAL TEM, GESTORES DESPREPARADOS, INCOMPETENTES NA SUA MAIORIA, OU SEJA RECEBE “ORDENS” ARBITRÁRIAS NA SEC E REPASSA AS ESCOLAS. NÃO SABEM QUE, QUANDO ASSUMEM O CARGO TEM AUTONOMIA PRA FAZER VALER O QUE GANHA A MAIS QUE UM PROFESSOR,MAS E O MEDO DE PERDER A GRATIFICAÇÃO? PROFESSORES SEMPRE HUMILHADOS, DESCRENTE E DEMOTIVADO. SENHOR PROMOTOR PÚBLICO VÁ REALMENTE A VÁRIAS ESCOLA DO MUNICIPIO, PRINCIPALMENTE ÀS DA PERIFERIA. DO VIADUTO ATÉ FERRADA, ITAMARACÁ TAMBÉM É ITABUNA E VERÁ AS CONDIÇÕES DOS ALUNOS, PROFISSIONAIS E INFRAESTRURA DAS ESCOLAS!
    NUNCA VI O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NOS ÚLTIMOS 05 ANOS NA BANDAS DE LÁ! É PROJETO QUE NÃO ACABA MAIS, MAS, É TUDO FEITO A MODA “BOI”, QUANDO SÃO COLOCADOS NA PRÁTICA!
    PORTANTO PAREM DE ENDEUSAR, O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E LUTAR DE VERDADE POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
    PS: QUANTOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO TEM SEUS FILHOS MATRICULADOS NA ESCOLA PÚBLICA? FAÇAM ESSE LEVANTAMENTO QUERO SABER O RESULTADO

  6. Em tempos lembros aos leitores, que o prefeitos de Itabuna foi para a reserva quando eleito , sua patente é de major da reserva remunerada.
    O que mesmo foi feito em seus primeiros 100 dd de governo?Educação tá de mal a pior, Saúde saiu da UTI e entrou em estado de Coma Profundo,o que vem dando certo até então, são denuncias a todas horas da má administração da maquina pública deficitária, mas ainda tem jeito Azevedo pelos menos diz quem manda e não tá obedecendo as ordens da chefe mor-FG e nem da gorda macumbeira Maria Alice, a chiadeira tem sido geral por parte da turma de FG.Azevedo, chegou a hora de esvaziar a maquina pública de Itabuna, coloca o pessoal de FG, e GS, no olho da rua, deixando somnte o Secretário da Educação Gustavo.Se não ta fazendo melhor administração por falta de verbas.Quanto ao resto são todos f.d.q, de Fernando Gomes, tão trabalhando para que quanto o pior melhor a mando do ex-cacique agora destronado, que ainda imagina ser o dono do poder.Acorda Azevedo,pense no povão que lhe confiou os votos, com larga vantagem de quem já dizia eleita prefeita.GS , fala mal de sua estão porquê não tem mais represantividade nem no Congresso e nem em Tabocas.

  7. O Capitão Azevedo ainda nâo disse pra que veio. Para nós itabunenses só nos resta lamentarmos mais 4 anos de penúria. Enquantos outras cidades da Bahia crescem, Itabuna fica parada no tempo. Fico triste, pois amo minha cidade. E é lamentável a situação na qual se encontra.

  8. Eu sugiro ao Pimenta abrir o debate sobre a educação em Itabuna. São vários os problemas e não estão restritos apenas a rede municipal.
    O desempenho dos alunos aferidos pela Prova Brasil comprova isso. Cada vez mais alunos analfabetos avançam para os anos finais do ensino fundamental e nada é feito de substancial.
    A escola pública de Itabuna é de péssima qualidade, e todos sabem disso. Pergunte a qualquer dos gestores, profissionais que coordenam projetos, profissionais de educação que trabalham na DIREC 7 e na secretaria de educação: quem tem filhos ou netos na escola pública hoje? Vai ser difícil achar. Eles sabem que é ofertada uma educação de qualidade duvidosa.
    Qual o grande problema? Ofertar uma educação de péssima qualidade compromete a vida adulta de milhares de crianças e jovens que freqüentam a escola pública hoje. É problema deles, seu, meu, nosso. Estas pessoas no futuro terão dificuldades de encontrar emprego, avançar para uma faculdades, entre outras coisas. Ou seja, se não ter acesso a escola é grave, ter acesso, porém de péssima qualidade é um crime social.
    Então não podemos dizer que a educação vai bem, nem a da rede municipal, tampouco a rede estadual.

  9. As coisas não estão boas:
    Aqui em Itabuna, após 100 dias, todos reclamam. Se têm razão, ou não, deixarei a cargo de cada um, …!!!
    No estado da Bahia, após três anos de governo, cerca de 1100 dias, temos problemas com a segurança pública em todo o estado, com a educação, nos colégios públicos estaduais, assim como na saúde, pois além de Itabuna, os casos de dengue se multiplicam por todo o estado, além de meningite e outros problemas, …!!!
    Pelo jeito, tanto no nosso município quanto no nosso estado, as coisas não vão bem, …!!!
    Quando se fala, na esfera municipal, de 100 dias, a pressa em condenar o Gestor é imediata, mas quando falamos no âmbito estadual, mesmo após 1100 dias, é pouco tempo, no entendimento dos mesmos “críticos”, …!!!
    Qual será o problema do “curto” e do “longo” prazo para essas mesmas pessoas, qual as rezões de tanto unilateralismo, de tanta discrepância nas suas análises, …?!?!?!
    Tanta tolerância com um e tanta vontade de condenar imediatamente o outro, …?!?!?!
    Eu diria, no meu entender, que em ambos os casos, as coisas não vão bem, só que seria mais grave as coisas não estarem bem após 1100 dias ou após 100 dias, …?!?!?!
    MISTÉRIO, …!!!

  10. O MITO DA COMPETÊNCIA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA
    Essa é uma piada que ouvimos com Frequência nesse blog quando comentam o governo do grupo cumista/azevedista.
    Afirmar que o secretário de educação é competente tendo como parâmetro a qualidade da educação de Itabuna é desconhecer a realidade.
    O que o faz querido é a simpatia trabalhada em cima da antipatia da rede ao ex-sercretário, Adeum Sauer. O resto é enrolação.
    VAMOS À DESMISTIFICAÇÃO:
    – Em 2006 uma greve na rede parou as escolas por falta de um piso salarial digno e pelo atraso no pagamento do 13º;
    – Mantém um dos maiores índices de evasão escolar da Bahia no seu currículo;
    – No final de 2007 DESCOBRE-SE UM ESCÂNDALO no núcleo do secretário Lisboa: uma apadrinhada do ex-vereador PEZAÕ mantinha uma fantasma na folha com um salário 3 vezes maior que os pagos às professoras que realmente trabalham;
    – Folha de pagamento inchada durante o Governo Cuma – ainda continua;
    – Escolas sem material escolar (papel ofício, pilotos, material lúdico como jogos educativos);
    – Falta de tecnologia para reprodução de textos para os alunos, levando muitos professores a custearem tal material xerocopiado;
    – Em toda a rede matem depósitos de livros didáticos do programa do governo federal com o nome de biblioteca, sem ampliar o acervo;
    – Sucateamento da “proposta de ciclo” para criar opinião pública favorável à mudança – já que a mesma fora implantada no governo do PT;
    – Escolas caindo aos pedaços nas áreas populares;
    – Cooptação do sindicato para manter a política de arrocho salarial;
    – MENOR PISO SALARIAL DA REGIÃO, com um salário mínimo de vencimento básico, sem nenhuma vantagem;
    PRECISAMOS DE UM EDUCADOR EFETIVO DA REDE MUNICIPAL, COMPROMETIDO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E COM OS COLEGAS PARA DIRIGIR A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA.
    FORA A DEMAGOGIA!!!

  11. O Comentário acima é dígno de uma publicação no jornal de grande circulação a fim de desmestificar essa visão distorçida da competencia do atual secretario de educação gustavo lisboa, que hoje, aparece como um bom “moço” mas que é apenas uma máscara para enganar os tolos e o ministerio publico sabe disso. dizem até que o rapaz fica muito chateado quando o promotor clodoaldo anuncuação faz alguma crítica ao trabalho dele, o rapazinho fica uma fera e solta os palavroes delicados contra os promotores. O rapaz gosta é de elogios e Cuma só tinha olhos para ele e despreza os outros secretarios, agora que azevedo não está dando muita atenção, dizem que quer sair para nao enfrentar as greves que virão esse ano e aí queremos ver se ele é competente mesmo, pois problemas com a merenda escolar está tendo mesmo, inclusive com a aprovação das contas que há muitas denuncias de coisas erradas que estão acontecendo na educação, folhas inchadas é só procurar na folh da educação que vai encontrar e tudo sob a “proteção” do seu amiguinho mauricinho ataide do planejamento. como cuma tava enganado com esses dois e o time completou com a chegada do outro Pirobo.

  12. NO MOMENTO QUE AZEVEDO ENTENDER ,QUE CARLOS BURGOS É O FARDO PESADO DE SEU GOVERNO, QUE ESTÁ EMPURRANDO JULIANO DE GUELA ABAIXO, MANTENDO OTAVIANO BURGOS NO TRIBUTOS, CHEGANDO TARDE COM A NOIVA A TIRA COLO, A ARRECADAÇÃO CAINDO ONDE ATÉ A SECRETARIA NEIDE QUE ERA DO ESCRITÓRIO DELE, HOJE ESTÁ NA PROCURDORIA, RETOCANDO A MAQUIAGEM DE JULIANA,QUE QUANDO APARECE NA PROCURADORIA NÃO TRABALHA UMA HORA DIÁRIA. AZEVEDO MANDE OBSERVAR ESTAS INFORMÇÕES.
    A FAMILIA BURGOS TEM SIDO SEU CALO ? VOCE TEM RABO PRESO, RAPAZ? ACORDE NOMEI ALGUEM PARA A PROCURADORIA, ACABE COM ISTO.

  13. O Capitão  Azevedo tem sim rabo preso e não trabalha porque nunca trabalhou sempre viveu mamando no Estado e agora mama também no Município de ltabuna . Ninguem espera nada de progresso desse aí que não vem.No Detran ele ficou enrolando por mais de 20 anos eu que trabalhei nesta época não me lembro que ele tenha feito algo benéfico á sociedade e a própria ltabuna.

  14. Jhon Adalberto,
    Você disse que já trabalhou no detran, será que tu és um daqueles que estava envolvido no …. de CNH e o capitão Azevedo quando teve provas suficiente da desonestidade foi demitido a bem do serviço público? Fale o seu nome correto.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *