Tempo de leitura: 2 minutos

.O sindicalista Raimundo Santana
O sindicalista Raimundo Santana

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, falou ao Pimenta sobre a eleição de Maria das Graças dos Santos Souza para a presidência do Conselho Municipal de Saúde. Ele afirma que esse é um momento de extrema importância para o conselho, pela eleição de uma presidente que é usuária dos serviços públicos de saúde, e pela qualidade dos diretores eleitos. O sindicalista respondeu a algumas perguntas do Pimenta:
Pimenta – Como você analisa essa articulação com o governo para a diretoria do CMS?
Raimundo – Como necessária para o avanço na construção de uma política de saúde municipal inclusiva. A proposta foi nossa e o município até se portou sem ambições, indicando apenas um nome para a diretoria. É o momento de construirmos uma política de saúde que atenda aos anseios da população. Lá não se discutirá política partidária.
O conselheiro Jurandir Nascimento disse que iria denunciar supostas irregularidades dessa eleição no Ministério Público.
O compromisso assumido pela atual diretoria é com a valorização do controle social do SUS, e da defesa da qualidade dos serviços prestados aos usuários. Hoje, pela manhã, a nova diretoria já procurou o promotor Clodoaldo Anunciação e se comprometeu em criar uma comissão para sanar as pendências legais que possam existir na composição do conselho, inclusive acatando sugestões do próprio promotor, como a eleição imediata nos núcleos.
Que avaliação pode ser feita desse conselho que encerrou o mandato?
Foi feito um trabalho grandioso. Os companheiros Josevaldo, Carlos Vitório, Jurandir Nascimento e Maria das Graças deram uma grande contribuição e elevaram o nível do CMS. Claro que muitas questões ainda estão por ser resolvidas. A principal delas é o atendimento à população.
A diretoria do CMS ficou assim composta: Presidente: Maria das Graças dos Santos Souza – CUT; Vice-Presidente: Natiane Carvalho Silva – Aben; 1º. Tesoureiro: Marisa Eduane Mesquita – 7ª Dires; 2º. Tesoureiro: Paulo Diniz dos Santos – Módulo IV; 1º. Secretário: Francisco Carlos ferreira Santos – Secretaria Municipal de Saúde; e 2º.  Secretária: Suse Meire Martins Moreira Azevedo – Gapa

4 respostas

  1. O que não esta muito claro,é que se os mandatos venceram e ainda não houve eleiçaõ nos módulos,como é que empolsaram estes representantes?
    Gostaria que alguém explicasse.

  2. Eu reconheço ser de fundamental importancia o fato de termos uma represetante dos usuarios na presidencia do Conselho Municipal de saúde,como também é importante o fato dessa usuaria representar uma entidade de tamanha importancia como é a CUT.

  3. eu queria saber o que este raimundo faz mesmo neste sindicato?
    nunca vi um cara tao omisso,pela primeira vez vejo um sindicato em itabuna onde nao se trabalha pela categoria.uma vergonha!vamos acordar categoria!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *