Tempo de leitura: < 1 minuto

Tramita no Congresso um projeto de lei da deputada federal Lídice da Mata (PSB), que propõe a transformação da cidade de Porto Seguro, no  extremo-sul da Bahia, em capital brasileira. Mas muita calma nessa hora! Não se trata de construir uma Brasília em Porto, mas sim de fazer com que a “terra de Cabral” seja reconhecida apenas como capital simbólica do Brasil.
A parlamentar chama atenção para o valor histórico da cidade e o fato de Porto Seguro ter sido o lugar onde, segundo os registros oficiais, os portugueses colocaram os pés pela primeira vez em solo tupiniquim.
Além de definir a cidade sulbaiana meramente como capital simbólica, o projeto de Lídice deixa bem claro: a deferência não é para o ano todo, mas só para o dia 22 de abril, data em que se comemora o “Descobrimento do Brasil”.

8 respostas

  1. Sinceramente: Qual o aspecto prático, relevante, disso?
    Será que não há mais nenhuma causa pela qual a nobre parlamentar pudesse “lutar” como, por exemplo, trazer mais Universidades Federais para o nosso estado, pois se comparado a Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, é vergonhoso um estado tão grande e importante como o nosso dispor de apenas duas Univversidades Federais, sendo muito mal distribuídas, pois uma se situa na capital e a outra, no recôncavo.
    Fora disso, apenas Juazeiro conseguiu alguns cursos da Federal de Petrolina – PE e um curso, isolado, em Vitória da Conquista, mais nada, …!!!
    As vezes dá a impressão de que estamos numa situação tão privilegiada que só nos resta fazer “projetos simbólicos”, “obras virtuais” ou coisas que o valham, …!!!
    Na prática, a realidade é bem diferente. Até quando ficaremos dizendo: Tal estado é melhor, deram mais valor à educação, à infra estrutura, …?!?!?!
    Isto é resultado da colonização deles, como se fôssemos eternamente inferiores, medíocres, …!!!
    Triste Bahia, …!!!

  2. Só falta Veloso agora criar projeto de lei, tornando Ilhéus ou Itabuna como capital nacional do cacau.
    Ou seja, mudaria a vida de todo mundo!

  3. Nosso maior atrazo de vida, é ter sido colonizado por portuguêses,veja o desenvolvimento dos países que foram colonizados, por outros povos, o devenvolvimnto é outro.Cruz-credo, Ave Maria!saravá,saravá, tira essa idéia maluca da cabeça.
    Adilson Marques

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *