Tempo de leitura: 3 minutos

Ricardo Ribeiro
ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br 
Sem querer desprezar a nossa história (que tantas vezes parece “da carochinha”) nem enxovalhar os heróis desta pátria amada, mas – “ainda que nos precipitem”, como diz o escritor Jorge Araújo – a verdade é que este feriado de Tiradentes não passa de mais uma das muitas patacoadas que os brasileiros engolem sem entender direito o que estão fazendo.
Muitos comemoram, é claro, a folga, a oportunidade de fazer aquela visita ao boteco e tomar uma cerveja gelada. Afinal, é feriado, dia em que quase ninguém vai pegar no batente e muito menos ver a cara do chefe. Saber o porquê dessa moleza é o que menos importa, um detalhe bobo e insignificante. O importante é o benefício, pensar no sentido das coisas dá muito trabalho.
Pô, calma aí, Tiradentes não era Lula, mas foi “o cara”. Lutou contra a opressão de Portugal, foi martirizado, esquartejado, teve o corpo exposto. Claro que ele não tinha um projeto de libertação nacional, seus sonhos mal ultrapassavam as fronteiras de Vila Rica. O movimento liderado por Tiradentes (que depois entrou para a história com a imprópria nomenclatura de Inconfidência Mineira) queria mesmo era impedir que um quinto do ouro de cada dia dos exploradores das Minas Gerais fosse tungado pela coroa portuguesa. Bandeira legítima, por certo.
Tiradentes –  o alferes Joaquim José da Silva Xavier – não pleiteava a independência do Brasil, mas tão somente de Minas, e defendia a manutenção da escravatura para os cativos que não tivessem nascido no país. Finalmente, o grande mártir da “Inconfidência” queria criar uma nação sem exército, mas onde todos os cidadãos pudessem pegar em armas e ser eventualmente convocados para formar milícias. Em suma, um faroeste nas Alterosas.
Tudo bem, deixa Tiradentes pra lá, com aquela barba improvável (na cadeia, faziam barba, cabelo e bigode do sujeito para evitar os piolhos) e sua figura cristianizada que nada prova guardar a mínima semelhança com o original. A pendenga aqui não é com o mártir que foi traído pelo Judas… digo, Joaquim Silvério dos Reis, o “fidumaégua” que virou “fidalgo”… A bronca é com mais um feriado, mais prejuízo a esse país que já vive há muito tempo de brisa e pindaíba.
Revejo matéria de novembro do ano passado, que traz um dado da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). É o seguinte: cada feriado dá à pátria amada um desfalque de R$ 13 bilhões, o que resultará em preju de pelo menos R$ 143 bilhões neste ano de 2009, quando 11 feriados nacionais ocorrem em dias úteis.
Calma, ainda falta contar dia de santo padroeiro, dia da cidade e por aí vai… É uma farra na qual nenhum governo jamais pensou em mexer, até porque o brasileiro típico prefere a elevação dos juros, do spread bancário, da alíquota dos impostos, mas faz favor, não bole na feriadolândia que é briga feia!
A propósito, 22 de abril é Dia da Mandioca, mas ainda não virou feriado. Ainda! Está na hora de algum deputado federal baiano tirar os glúteos da cadeira e propor essa justa homenagem à matéria-prima do produto que os conterrâneos amam de paixão. Dia da Mandioca – Feriado Nacional. E que tudo acabe em farofa!
 Ricardo Ribeiro é um dos blogueiros do Pimenta.

10 respostas

  1. peraí…já tem proposta para o dia 22 de abril!! Veja o que deu nos jornais e busco na Tribuna da Bahia on line:
    “Brasil
    A Bahia pode voltar a sediar a Capital do Brasil
    Publicada: 19/04/2009 | Atualizada: 19/04/2009
    A deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA), apresentou proposta à Câmara em Projeto de Lei que dispõe sobre a transferência simbólica da Capital da República para a cidade de Porto Seguro, todo dia 22 de abril, data que marca o descobrimento do Brasil.
    De acordo com a parlamentar, a iniciativa busca fazer um resgate deste marco nacional, valorizando a história dos primeiros habitantes, os indígenas, com especial destaque à diversidade étnica e cultural que formou a nação brasileira.
    O Governo do Estado faz um ato semelhante todo dia 25 de junho. A capital baiana é transferida oficialmente para Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo, em uma reverência aos heróis da independência da Bahia.
    (Com informações da assessoria da deputada)
    Publicada: 19/04/2009 Atualizada: 19/04/2009 ”
    Provavelmente mais um feriado a vista…

  2. Zelão Diz: – Bravo Ricardinho (só para os amigos)
    Pena que a preguiça ou a falta de tempo o faça escrever só de vez em quando. Leio e ate releio os seus artigos (as vezes os meus dois únicos neorônios em funcionamento não me permitem observar de primeira a sutileza com que voce enfoca o tema).
    Tiradentes, é um dos muitos equívos da nossa história oficial, assim como é a data de 22 de abril, comemorada como a data do descobrimento do “Brazil” pelos portugueses – ao invés de ser identificada como a data oficial da posse das terras brasileiras pela coroa portuguesa – que não sei porque cargas d’água, também não foi transformada em feriado nacional.
    Mesmo sendo um lugar comum, parabéns! Volte sempre! faça de conta que o blog é seu.

  3. Olha aki, os feriados podem deixar alguns comerciantes/empresarios com menos dimdim nos bolsos, porém faz um bem enoooorme ao pobres trabalhadores. É um dia em que se descansa, se curte a familia e amigos, se passeia. Isso tb é importante na nossa vida. Além disso movimenta o turismo interno, faz bem a diversos segmentos econômicos como hoteis, pousadas, bares, restaurantes, agencias de viagens, empresas de transporte intermunicipal e muitos outros. O que vc escreveu é o exemplo perfeito de “CHOVER NO MOLHADO”. Tenho certeza que vc tem capacidade para nos presentear com coisas mais novas.

  4. Muito bem Ricardo.
    Esta coisa de tantos feriados é muito bom para os malandros de plantão. Aqueles filhos de papai que nada produzem e tambem aqueles bandoleiros das esquinas que tambem não trabalham, mas precisam das esmolas de quem trabalha.
    Continue assim com suas crônicas. Aliás, tem muito tempo que não vemos alguem com comentarios tão coerentes com a realidade e sem partidarismo.
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Não se comemora a farofa, mas o dia da TERRA, 22 de abril!!!
    Atentem para o dia da TERRA, nossa mãe maior – que segundo Joanna Macy, incansável batalhadora americana, sexagenária – está operando fora da capacidade de carga. A humanidade precisa refletir neste dia e nos demais, sobre o consumismo exacerbado o que gera a alta produçÃO DE resíduos que estão tomando o espaço do homem contemporâneo, que promove a cada dia o próprio envenenamento. No feriado reflitam muito sobre a cerveja e o refri… Eles estão sugando de graça as águas dos mananciais, e empobrecendo nossos rios!Mas o preço pago é alto.

  6. Não quero causar polêmica, mas sou contra esse negócio de “dia disso” ou “dia daquilo”, …!!!
    Algumas vezes o próprio comércio é quem incentiva a comemoração do “dia”, mas na maioria das vezes, apenas aqueles “dias com datas móveis”, que acontecem apenas aos domingos, tais como o Dia das Mães, Dia dos Pais e por aí vai, exceção feita para o dia dos namorados, que é fixo, mas muita gente deixa para comemorar no final de semana anterior ou posterior ao mesmo, o que não atrapalha as vendas, …!!!
    Quando o dia a ser comemorado, ou lembrado, é no meio da semana, aí eles são contra, a chiadeira é geral, por motivos óbvios. Questão de conveniência, …!!!
    Algumas vezes o povo não sebe nem do que se trata, mas querem mesmo é o feriado, …!!!
    Muitas vezes fica parecendo que só se preocupa com o motivo de comemoração do dia naquela data, o resto do ano, pode ficar sem consciência alguma daquilo (por isso que sou contra, como disse no início), …!!!
    E por falar em fariadão, a UESC mandou logo três dias seguidos de feriado, como ocorre tradicionalmente todos os anos, nesta mesma época, …!!!
    E vem aí o 1º de maio. Como todos nós sabemos, até mesmo no “dia do trabalho”, não se trabalha, …!!!
    Só por curiosidade, vou relatar um fato, no mínimo, pitoresco: Outro dia ao passar pela porta de uma loja, na Av. Cinquentenário, após um final de sdmana prolongado, ouvi uma funcionária falar para a outra: Estou morta de candada, e olhem que era uma terça-feira pela manhã, logo cedo, …!!!

  7. parabens Ricardo.
    Muito oportuna a sua crítica!Ou o Brasdil passa a mudar os feriados (na sua grande maioria “dias Santos”, para os sábados e domingos ou dificilmente poderemos vir a crescer. Tivemos informaçoes (sic) que em Brasilia ja estao cogitando essa mudança. Tomara!!

  8. Não entendi o Julival: “Esta coisa de tantos feriados é muito bom para os malandros de plantão. Aqueles filhos de papai que nada produzem e tambem aqueles bandoleiros das esquinas que tambem não trabalham(…)”. Se já são malandros e filhinhos de papai q não trabalham, pra q precisam de feriados. O esforço para estabelecer uma argumentação lógica pra defender seu ponto de vista, como fez Ricardo, geralmente permite q mais pessoas entendam seu ponto de vista.
    Quem é assalariado e é obrigado a cumprir uma jornada de trabalho fixa em dias úteis obviamente gosta de feriados, fins-de-semana e momentos de folga em geral. Geralmente é qdo podemos nos dedicar a coisas mais prazerosas do que o labor e o cotidiano. Não tenham dúvidas q isso é muito bom para os trabalhadores e, por consequência à sociedade.
    Quem vive da exploração do trabalho dos outros, apesar de tb trabalhar, obviamente, vê o feriado, ou qq limitação à jornada de trabalho, como uma limitação a seu lucro, principalmente proveniente da citada exploração.
    Uma sociedade q valoriza o trabalho não pode ser estabelecida pela aversão à convivência familiar, à prática religiosa ou qualquer outra vivência comunitária, ao lazer nas suas mais variadas formas e ao ócio.

  9. “Quem vive da exploração do trabalho dos outros, apesar de tb trabalhar, obviamente, vê o feriado, ou qq limitação à jornada de trabalho, como uma limitação a seu lucro, principalmente proveniente da citada exploração.”
    …faço minhas as palavras do Rodrigo. quem não gosta de feriado q vá procurar uma ocupação durante o dia …viva 21 de abril, 1º de maio e tantos outros!! tô em casa de boa hj!!

  10. dia dos pais, dia das mães, dia do amigo, dia dos namorados…
    todos estes feriados são inúteis e foram criados MERAMENTE para aquecer um pouco mais o comércio. O que você me diz do Natal, onde celebra-se o nascimento de Jesus (àqueles que dizem que ele não nasceu 25 de dezembro, procurem outra discussão), foi sobreposto com pinheiros piscantes e um velho gordo, tudo isso pra aumentar o consumo.
    Então eu digo: acabando com os ditos feriados inúteis, é MUITO PIOR PRA ECONOMIA.
    Vamos parar com a demagogia, porque na hora de criticar, é fácil dizer que alguns feriados são inúteis, até porque TODOS são… mas se seu chefe exigir, ou surgir um problema na sua empresa que EXIJA que você trabalhe no feriado, você vai: 1.achar uma merda trabalhar quando todo mundo tá curtindo; 2. mentir e dizer ‘que ótimo!’.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *