Tempo de leitura: < 1 minuto

"Vendo rim para pagar hipoteca", diz um dos anúncios denunciados
"Vendo rim para pagar hipoteca", diz um dos anúncios denunciados

Já pensou abrir um site e se deparar com um anúncio: “Imperdível. Compre um rim e ganhe uma córnea de brinde“? Pois é. A crise mundial que devastou economias e corrói o capitalismo está virando justificativa para um comércio macabro: o de órgãos humanos. E não é coisa de quadrilhas sinistras que roubam órgãos de mendigos em países do terceiro mundo.
Veja os espanhóis. Muitos deles, que se dizem em graves problemas financeiros, estão colocando seus próprios órgãos a venda na internet. A denúncia é da associação de consumidores Facua (veja – disponível apenas em espanhol). Rins, pulmões e medula óssea estão entre os órgãos oferecidos. Os anunciantes pedem quantias que oscilam entre 15.000 e um milhão de euros.
A economia espanhola entrou em recessão no final de 2008 e o desemprego registrou um forte aumento, chegando a 15,5% da população ativa, segundo a Eurostat, ou seja, a taxa mais elevada da zona euro. Como não poderia deixar de ser, muitos latino-americanos – que estão entre as principais vítimas do desemprego por lá – também embarcam na prática.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *