Tempo de leitura: < 1 minuto

A falta de um respirador mecânico comprometeu o socorro prestado por uma equipe do Samu 192 ao operário Rosivaldo Santana, soterrado e morto enquanto fazia o reparo da rede de abastecimento de água na região do São Caetano, em Itabuna. Quando a equipe do Samu chegou ao local, Rosivaldo ainda estava consciente, mas respirava com grandes dificuldades.
O respirador mecânico – que faltou à equipe –  é um equipamento médico fixo das equipes do serviço médico de urgência sempre usado nessas situações. O acidente ocorreu no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, em frente à indústria de calçados Kildare.
Outro agravante no socorro aos operários é que a equipe do Corpo de Bombeiros recebeu o chamado e se dirigiu à antiga sede da Kildare, na avenida Itajuípe, do outro lado da cidade, o que atrasou ainda mais o socorro aos operários. Abaixo, mais detalhes sobre o acidente com os operários da Emasa.

Nilson Veira foi encaminhado para o Hospital Calixto Midlej Filho
Nilson Veira foi encaminhado para o Hospital Calixto Midlej Filho

11 respostas

  1. Absurdo!! O equipamento que o SAMU deveria ter em sue carro, poderia ter salvo a vida de Rosivaldo.
    E a negligência técnica da EMASA, arriscando a vida de seus funcionários sem prévio escoramento da vala, num dia de chuva é no mínimo imperdoável!
    Enquanto os cargos de confiança da EMASA, com seus salários astronômicos , ficam sentados em suas salas tomando cafezinho, os peões de obra, se arriscam e perdem a vida!

  2. Uma morte sufocante, desesperada, absurda!!!
    Rosivaldo estava consciente, e foi perdendo a vida aos poucos, percebendo tudo, sem ter a quem apelar!!
    Estou revoltada, chateada, triste!
    Que os espíritos de luz o encaminhem para um bom lugar!

  3. Ainda querem regionalizar o SAMU de Itabuna.
    A população precisa atuar com mais rigor com o SAMU, dele depende a vida de muitas pessoas.
    Aqui em Ilhéus as ambulâncias vivem aos pedaços, mas o dinheiro que vem do Governo Federal foi gasto pelo coordenador para fazer uma sede nova em terreno alheio, com todo o conforto para a equipe descansar, mas na hora de operar as emergências é um Deus no acuda.

  4. Absurdo!
    A nomeação desses cargos comissionados, obedece como critérios: apadrinhamento e nepotismo.
    Se o rapaz tivesse um comando técnico, com certeza estaria vivo, por ter uma pessoa capaz orientando os seus serviços.
    Assistimos a mais uma irresponsabilidade.
    Sorte e luz nos caminhos desse ser.

  5. A muito tempo a equipe do SAMU de Itabuna vem denunciando o seu sucateamento mas as autoridades vem fazendo pouco caso.
    Agora vidas inocentes são ceifadas por conta de irresponsáveis e amadores que tomaram de assalto a prefeitura de Itabuna!
    Isso é revoltante.

  6. O que me entristece é o fato de que essa vida ceifada poderia ser poupada.
    Vamos culpar os Bombeiros? O Samu? Creio que estes serviços dão de si o melhor, por eles, todas as vidas seriam poupadas, eles fazem o que podem e o que não podem com os equipamentos que para ele são oferecidos.
    Lembrem-se que em menos de um mes, esse acidente será esquecido, e que o Rosivaldo será apenas mais um.
    Se o respirador do SAMU estivesse funcionando creio que a história seria outra, se os operários tivessem sob supervisão de um Engenheiro (que por sinal são muito bem pagos) não teríamos esse fim trágico.
    Parece que a vida de pobre trabalhador vale menos do que uma vida de um rico.
    Sinto pela vida de ROSIVALDO não pela vida de um operário, sinto pelo irmão que era, pelo filho, pelo marido e pelo pai que é (ou que seria).
    Pagastes irmão um preço muito caro, furto da incompetência de uma empresa (não importa se é estatal ou privada).
    DESCANSE EM PAZ ROSILVALDO

  7. Nesse clima de tragédia e tristeza que impera no momento pelo acontecido fatídico,gostaria de pedir e na condição de cidadão exigir do ministério público que pelo amor de Deus,averiguar a real situação de dois órgãos no qual não são totalmente culpados pela desgraça que se sucedeu mas que pelos fatos poderia ter sido evitado:
    -A Emasa = por achar que só por que paga aos funcionários em
    dia,os deixam a mercê da sorte e sem segurança enquanto que a empresa vem sendo sucateada ao longo dos anos por demagogos irresponsáveis e sem compromisso com a comunidade,e pelos “sanguessugas” que fazem parte da administração,preocupados somente com seus altos salários e querendo aumento;
    -A Secretaria de Saúde =pela manutenção das ambulâncias do Samu,mais uma vida ceifada por falta de equipamento.Até quando e quantos mais terão que sofrer por isso?
    Deixo aqui minha indignação na espectativa de que providências sejam tomadas e que acontecimentos como não se repitam…

  8. Que bagunça einh! Um se desloca errôneamente para o bairro Santo Antônio ( Bombeiros)rsrsrsrsr que diferença … Santo Antonio para São Caetano.Total falta de atenção do atendente.
    E o outro SAMU … total despreparo… Falta de um SIMPLES Respirador Mecanico. Isso é demais.
    Não só a incompetência mas também a BAGUNÇA se estabelece a cada dia mais evidente em Itabuna.

  9. Fiquei triste quando fiquei sabendo o que aconteçeu com o pregador Rosivaldo da igreja adventista do sétimo dia, um acidente que chocou á todos porque ele era uma pessoa muito querida.
    Ele estava pregando domingo e falou que iria estar com agente
    na igreja nesse domingo que viria e em vários domingos, em uma apresentação na igreja ele
    disse: – Que pesonagem sinistro não é irmãos, todos caíram no riso. Esse personagem era muito feio não quero dizer o nome.
    Ele nos disse que estava com um próposito de apresentar a todos nós um personagem lindo e importante, um personagem que todo o
    sempre estará conosco, e ele disse: é deus irmãos e nessa noite deus tem um próposito em minha vida e em sua vida. E ele disse:- Amém irmãos. E todos responderam: – Amém.
    Ele disse também que conheçia uma mulher que estava visitando a
    igreja naquele domingo e que eles eram amigos de infância, ele disse a todos:
    – Olha irmãos eu conheço ela desde criança e eu morava aqui mesmo no Pedro Jerônimo em frente o galpão no número … , e disse também: – Irmãnzinha eu quero ver você e sua família lá no céu debaixo da árvore do fruto da vida nem só ela como todos vocês.
    Ele é uma pessoa muito espeçial para todos nós principalmente para Deus o todo poderoso.
    Que deus bote ele em um bom lugar, e que conforte toda a família dele a esposa que no domingo disse que era a sua AMADA, seus filhos e todos da sua família.
    Que deus abençõe a todos. Desde já assinado: uma irmãnzinha sensibilizada.

  10. Fiquei triste quando fiquei sabendo o que aconteceu com o pregador Rosivaldo da igreja adventista do sétimo dia, um acidente que chocou á todos porque ele era uma pessoa muito querida.
    Ele estava pregando domingo e falou que iria estar com agente
    na igreja nesse domingo que viria e em vários domingos, em uma apresentação na igreja ele
    Disse: – Que personagem sinistro não é irmãos, todos caíram no riso. Esse personagem era muito feio não quero dizer o nome.
    Ele nos disse que estava com um propósito de apresentar a todos nós um personagem lindo e importante, um personagem que todo o
    sempre estará conosco, e ele disse: é deus irmãos e nessa noite deus tem um propósito em minha vida e em sua vida. E ele disse:- Amém irmãos. E todos responderam: – Amém.
    Ele disse também que conhecia uma mulher que estava visitando a
    igreja naquele domingo e que eles eram amigos de infância, ele disse a todos:
    – Olha irmãos eu conheço ela desde criança e eu morava aqui mesmo no Pedro Jerônimo em frente o galpão no número … , e disse também: – Irmãzinha eu quero ver você e sua família lá no céu debaixo da árvore do fruto da vida nem só ela como todos vocês.
    Ele é uma pessoa muito especial para todos nós principalmente para Deus o todo poderoso.
    Que deus bote ele em um bom lugar, e que conforte toda a família dele a esposa que no domingo disse que era a sua AMADA, seus filhos e todos da sua família.
    Que deus abençoe a todos. Desde já assinado: uma irmãzinha sensibilizada.

  11. Realmente é uma pena ter chegado ao ponto de uma vida pagar pela incompetência do governo, em vários aspéctos vistos desde a falta de segurança dos trabalhadores soterrados até a falta de equipamento ao socorro prestado. Lamentável aos “senhores” que ainda se submetem a dar nota de pezar às famílias.
    Só uma pergunta: Os “senhores” já providenciaram os papéis que dão direitos as famílias pelo acidente e pelo óbito??? Será???…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *