Tempo de leitura: 2 minutos

Presidente da Emasa diz que terreno era arenoso (Foto: Arquivo)
Presidente da Emasa diz que terreno era arenoso (Foto: Arquivo)

As investigações para determinar as causas do acidente que matou o funcionário da Emasa Rosivaldo Santana e deixou ferido seu colega Nilson Vieira dos Santos já começaram. Apesar do pouco tempo para conclusões,  alguns indicativos devem nortear o trabalho.
Isso pode ser observado pelas declarações do presidente da Emasa, o engenheiro Alfredo Melo, que disse ao Pimenta que as primeiras informações são de que o terreno onde estava sendo efetuada a obra de reparo da rede de água é muito arenoso. Outro complicador é que trata-se de uma área de muitos brejos, e a pavimentação a paralelepípedo teria sido construída sobre bases inseguras.
“O que sabemos é que os funcionários desligaram a rede de água para fazer o reparo, o que excluiria a hipótese da negligência. Mas estamos investigando todas as possibilidades. Sabemos que o terreno ali é muito inseguro, e o calçamento foi construído em cima de um terreno arenoso, com muitos brejos nas proximidades”, afirmou Melo, na entrada do serviço de Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, no início da noite.
O Pimenta também ouviu um preposto do Serviço Móvel de Urgência. Embora não tenha participado do trabalho de resgate dos trabalhadores, ele assegurou que a unidade avançada – que prestou o socorro às vítimas – possuía o respirador mecânico. “A menos que tenha sido a ambulância dos Bombeiros, porque a nossa unidade avançada possui”, garantiu. A falta de um respirador mecânico teria comprometido o socorro prestado por uma equipe do Samu 192 ao operário Rosivaldo Santana.
Ele apenas não explicou como isso poderia ocorrer, já que a viatura do Samu foi a primeira a chegar ao local, uma vez que os bombeiros erraram o endereço e foram parar na avenida Itajuípe. Também não se sabe se a Emasa disponibiliza engenheiros ou outros profissionais especializados para avaliar os riscos de desmoronamento em serviços como o que causou o acidente.

16 respostas

  1. EMBASA TOMI LOGO A EMASA.TANTOS DESCUIDOS TANTOS ABSURDOS.GERECIAMENTO A TRONCOS E BARRANCOS.FALTA AGUA EM TODOS OS BAIRROS,BURACOS EM TODOS OS LUGARES EMPRESA LEVANDO O POVO PRA HISTORIA.RSRSRSRS.MAIS CONFIO NO MINISTERIO PUBLICO.ITABUNA PENA ,ITABUNA SOFRE.

  2. Imcompetencia do presidente que absorveu os novos concursados sem ao menos fazer uma capacitação, não se admite alguem sem treina-los, orienta-los, faltou preparo, faltou gestão, e isso é grave pois custou a vida de alguem, é preciso que o capitaõ Azevedo tenha pudor e nomei pessoas que tenham capacidade, não adianta ter nivel superior, não adianta ter pos graduação, é necessario experiência, compentência comprovada e o Capitão Azevedo nunca olhou pra isso, é so dinheiro e farra com cargos e salarios e o povo que se dane, mas tome 25. Dadau

  3. DIA DE CHUVA, MAIS UM MOTIVO PARA TER HAVIDO ESCORAMENTO!
    DIFÍCIL ENTENDER COMO UM TERRENO ARENOSO FOI CAPAZ DE UM
    ESTRAGO TÃO GRANDE, MATAR UM TRABALHADOR!!
    E COMO EXPLICAR O SAMU SEM RESPIRADOR???
    MELHOR TERIA SIDO TER TANSPORTADO O RAPAZ DE TÁXI!!!
    MUITA COISA PRA EXPLICAR A FAMÍLIA E A COMUNIDADE!!
    ABSURDO!!!ABSURDO!!!ABSURDO!!!

  4. Não sabia qme em Itabuna havia tantos “engenheiros”, ou, pelo menos, tanta gente que “entende” de “mecânica de solos”, …!!!
    Ou será que são aqueles mesmos “engenheiros” que ficam à beira da ponte do marabá, dando suas opiniões, quando o rio enche, …?!?!?!
    Quanto a transferir a EMASA para a EMBASA, eu até gostaria que isso acontecesse, pois algumas pessoas não devem ser da época em que a EMBASA era a campeã de reclamações nos programas de rádio, pois na época, aqui em Sucupira, ainda não existia televisão, …!!!
    Com todos o defeitos que possam existir, eu fiquei admirado, por duas vezes, que o consumo de água aumentou muito na minha casa e um técnico da EMASA foi até lá e me perguntou se havia algum tipo de vazamento, ou coisa que o valha. Assinei, inclusive um documento comprovando a visita do mesmo. Coisa que a COELBA, por exemplo, nunca fez, mesmo havendo alguma distorção nas contas de energia elétrica, …!!!
    Trazer de volta a EMBASA: “Recordar é viver”, …!!!
    Aqui há uma Amanda que parece muito com uma que participa do programa Pânico na rádio, que vai ao ar na Rádio Jovem Pan FM, em São Paulo, …, Lá eles chamam isso de “robert”, …!!!

  5. Antonio diz:
    Carissima Cintia, você tem toda razão. Porque a Embasa, através do Programa gua para Todos. O Programa já levou água e saneamento para 1,5 milhão de pessoa em todas as regiões da Bahia, superando a meta para os dois primeiros anos de governo. Mais do que água, o governo leva a essas população dignidade, cidadania e qualidade de vida. Agora, a água limpa e tratada virou hábito na vida de milhares de cidadãos que vivem em municipios localizados, em sua maioria, no semarido baiano.
    Através da Embasa que tem 2 bilhões para investir em água e esgotamento sanitário:
    Veja!
    Municípios terão até 90% de cobertura de rede de esgoto. Estão em andamento obras de esgotamento sanitário em Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro e Paulo Afonso. A conclusão dessas obras está prevista para 2010, ampliando a cobertura da rede de esgoto para até 2010, ampliando a cobertura da rede de esgoto para até 90% da população.
    Outros municípios comoGuanambí, Itaberaba, Porto Seguro, Santo Antonio de Jesus e Eunápolis também estão sendo contemplados.
    Alguém em Itabuna vai dizer porque o governo Wagner não faz em Itabuna. Itabuna o serviço de água é municipalizado (EMASA).
    Então a amiga Cintia tem razão quando manda EMASA entregar para EMBASA.
    Cintia Itabuna teria outra vantagem o Diretor_presidente da EMBASA é filho de Itabuna Dr Abelardo Filho e temos ainda o Dr Alberto Pontes, Engenheiro Ambiental que é irmão do vereador Roberto de Souza e Saulo Pontes diretor do DNIT da Bahia.

  6. Quem é esse Dadau, é aquele que era da guarda municipal, que foi demetido por corrupção, é o mesmo que foi candidato a vereador e teve uma votação pifia. Vai procurar o que fazer você e seu pai aquele pobre PM, que vivia de pose na gestão passada, pose com bolso vazio, pois, não tem competência e estudo. Nenhum dos dois(pai e filho)

  7. Quem morre e que perde a vida. Isso foi um absurdo, falta de competência, de preparo de quem monitorava esses trabalhadores.
    Deus me livre, tenho vergonha de morar em Itabocas.

  8. Estava presente no local e o comentario q rolava é q uma enfermeira do SAMU não quis prestar o rápido socorro à vítima pq segundo ela “NÃO ENTRAVA EM BURACO”, mesmo q nele tivesse uma vítima,precisando de socorro, realmente um absurdo……!
    Então os colegas da vítima tiveram q se atirar p tentar salvar os rapazes.

  9. Enfermeira é para prestar socorro, mas em situação estável, segura. Corpo de bombeiro é que é especialista em resgate, em situações limítrofes, …!!!
    Cada macaco no seu galho, …!!!

  10. Antonio diz:
    A Emasa está irregular perante o INGÁ antigo SRH, pois não tem a outorga. As bacias são de responsabilidade da UNIÃO E DOS ESTADOS, sendo a EMASA do município teria a obrigação de ter essa outorga. A retirada de água de rios e poços sem autorização (outorga) é crime contra as águas.
    Como parte do Programa Água Para Todos, o Governo do Estado, através do INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima), está realizando, pela primeira vez na Bahia, a análise sistemática e simultânea das águas de cerca de cem rios do estado. Ao longo de 2008- o primeiro ano de execução do Programa Monitora – técnicos do INGÁ e do Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro (Senai/Cetind), vinculado à federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), fizeram quatro campanhas de campo.
    Agora! O Sr Sergio Oliveira tem razão a EMBASA daquela época era brincadeira.
    visite o site do INGÁ: http://www.inga.ba.gov.br

  11. Existe escoramento de valas para que evite pequenos soterramentos e existe EPI ( Equipamentos de Proteção Individual) para que o operario trabalhe com seguranção e evite acidentes. Será que a EMASA faz suas obras sem Engenheiro de Segurança e sem tecnicos devidamente protegidos?
    No mínimo vale uma apuração por parte do Ministério Público.

  12. Estressado e antipático Sr. Sérgio Oliveira!!
    Não sou engenheira, mas fiz um curso de saneamento e até o senhor tão “intelectual” deveria saber de escoramento de solo!!
    Quero informá-lo que a NR (Norma Regulamentadora) Art. estabelece a que a partir de 1,20m a 1,80m de profundidade, o escoramento deve ser de madeira. E a partir de 1,80 m tem que ser necessariamente escoramento metálico, naturalmente que quando se abre uma vala, o responsável técnico pode avaliar se a mesma é mais perigosa do que a norma determina e sendo assim pode decidir que se coloque escoramento de madeira com profundidade menor que 1,20 m e escoramento metálico com profundidade menor que 1,80. Isso depende de conhecimento técnico e bom senso para avaliar a situação.
    O funcionário da Emasa era meu amigo e estou muito sentida por sua morte! Gostaria que respeitasse as pessoas, e deixasse de piadinhas sarcásticas!
    Não sou eu quem participa da Rádio Jovem Pan FM, para sua informação!

  13. Sergio…. É só ver o governo da época da EMBASA… NUNCA FIZERAM NADA POR AQUI E MUITO MENOS PARA BAHIA. SÓ FAZIAM COISAS PARA A CAPITAL ….
    O Governador era o melhor PREFEITO DE salvador, lembra-se?

  14. Caro Arcanjo
    Em parte tu tens razão, mas o atual governo continua sendo mais um Prefeito da capital, mas dos ruins, …!!!
    Cara Amanda
    Claro que você não é a mesma da Jovem Pan, mas é “robert” tanto quanto, …!!!
    Cara Aline
    É simples, basta ie embora (só não sabe para onde, né), …!!!
    Quanto à segurança no trabalho, basta os sindicatos responsáveis pelas respectivas categorias, que trabalham com risco, fiscalizarem e exigirem os equipmentos, caso contrário, o serviço não é executado, …!!!

  15. ESTE SERGIO E UM …E UM DOS HERDEIRO DA ANTIGA ARENA, PFL O CARKLISMO. A SAUDADE MATA. CUIDADO O PT PODE GANHAR NA BAHIA E NO BRASIL. NAO PRECISSA SER ENGENHEIRO PARA SABER QUE O SERVIÇO TINHA NECESSIDADE DE UMA ORIENTAÇAO MAIS DETALHADA. MINHA CONTA DE ÁGUA DEPOIS DA ELEIÇAO VEIO 291 REAIS, A ULTIMA QUE PAGUEI FOI DE 47 REAIS, LA NO ESCRITORIO A ESPLICAÇAO FOI QUE CONSUMIR E QUE EU TINHA QUE PAGAR, FUI NA DEFESSA DO COSUMIDOR E ATE HOJE NAO FOI RESOLVIDO NADA COM O JUIZ, NAO FIZ ECONOMIA NEHUMA NO MEU GASTO FICOU COMO SEMPRE , TREZ MESES O CONSUMO VEIO AUTA. ESTE SERGIO E APAIXONADO PELO DEM, OU DEVE ALGUMA COISA A ESTA TROPA.PROFESSOR ISTO É UMA VERGONHA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *