Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma morte mais do que anunciada aconteceu ontem à noite, no centro de Itabuna. O comerciante Zenildo Lacerda foi assassinado por um homem, na rua Almirante Barroso, no bar Amarelinho. Segundo familiares e testemunhas, o executor se aproximou numa moto, desceu e efetuou três disparos.
O comerciante estava de costas para a rua e foi surpreendido com os disparos. O executor desceu da moto a menos de um metro da vítima. Dois dos disparos atingiram a cabeça de Zenildo e um terceiro desviou após a esposa do comerciante partir para cima do bandido para tentar evitar a execução.
Após o crime, o bandido deixou o veículo no local do crime e fugiu em um carro Fiat Uno, com dois homens que davam cobertura. Lacerda era jurado de morte há, pelo menos, dois anos e chegou a pedir proteção de vida. Há exatos três anos e um mês, o filho, Neto Lacerda foi assassinado em plena praça do Trabalho, no Pontalzinho.
As ameaças a Zenildo começaram após investigações particulares sobre o crime. Ele chegou aos nomes dos três suspeitos da morte do seu filho depois de rastrear a movimentação de cheques que estavam em mãos de Neto Lacerda e teriam sido roubados no dia do assassinato, em março de 2006.
O sepultamento de Zenildo será às 16h.  Neste momento, às 8h40min, o corpo está aguardando liberação no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. O velório acontecerá no Santa Fé, ao lado do cemitério Campo Santo.

39 respostas

  1. lendo a coluna, foi dito que Lenildo tinha chegado a três suspeitos. E que a execução teve participação de 3 pessoas. A polícia deveria observar esse fato.

  2. zenildo passou a ser vítima após morte de seu filho, buscou proteção de vida junto a autoridades não teve sucesso, agora a policia que não o protegeu em vida, deverá prender os culpados que em numero de tres ou mais elementos, mataram, deixaram a moto e na investigação poderá ocorrer novas pistas, estamos de olho……
    Itabuna, vem sendo palco de muita violencia, não se bebe em bar como antigamente, a policia deveria manter as abordagens, principalmente quando constatar mais de duas pessoas á noite em um veículo suspeito.

  3. Crime como este assusta a população Itabunense.As autoridades a Imprensa e a sociedade civil organizada deve reagir de forma firme e orquestrada para não permitir que nossa cidade se torne terra sem lei.No hoje foi ZENILDO, no amanha pode ser seu filho seu irmão,amigo,ou qualquer um de nós.
    Acorda ITABUNA.

  4. Podem investigar WESLEY “171” e sua quadrilha !!! Além da morte vao descobrir: + roubo a carros + assalto a banco em CABRÁLIA e muito mais…

  5. O Wesley “171” é o mesmo que foi “chefe” do DETRAN em uma certa ocasiao !!! E q foi acusado por ZENILDO , de ter arrombado o apto de NETO q era WESLEY paras roubar cheques trocado com NETO e q depois aparaceram na conta de uma miga ou parente de WESLEY !!! Nesse cxaso nem precisa assistir muito CSI !!!

  6. Não moro em itabuna mas viajo a trabalho para esta cidade. Tenho observado a falta de segurança no município e chego a lembrar que estamos vivendo em um filme de bang bang onde não há leis.

  7. olha esse tipo de crime e inevitavel, pois acha mesmo que os caras iriam de bobeira no bar e mata-lo? acho muito difícil a polícia prede-los, pois se saber quem foi beleza, caso contrário quem perder e quem perdeu a vida… eles já vinham observando a tempo os passos de seu Zenildo!

  8. O povo desta cidade, tera que se ajoelhar aos pés do Senhor, para livrar essa cidade da violência, que vem acabando com a paz e tranquilidade de nossas familias.
    PS:. TEMOS QUE ORAR MUITO MAIS POIS O NOSSO SENHOR TEM MISERICÓDIA DE QUEM O BUSCA, AMEM.

  9. Não dá para entender a sociedade. No comentário 2, Joao araripina diz que “a polícia tem que fazer mais abordagens”. Pois bem, se a PM realizasse alguma abordagem neste estabelecimento onde ocorreu o crime, com certeza, os frequentadores estaria criticando a ação da polícia dizendo que ali não teria nenhum vagabundo. Quanta hipocrisia!!

  10. Quero saber se ainda há alguém que acredite em proteção policial? Este crime é mais um entre tantos outros em que a investigação é feita por parentes quando deveria ser pela polícia. Eu não acredito nesta corporação, como não acredito na Justiça já fui vítima por 2 vezes e o que vi foi mais envolvimento de autoridades do que gostaria. Hoje sou pela proteção individual e divina e, uma vez acontecido um fato sinistro eu deixo de lado e não procuro Boletim de Ocorrencia e muito menos espero Justiça. Isso não existe.

  11. Quando a policia vai dar um basta nestes badidos! pois todos os dias morrem um Pai de Familia em nossa cidade.
    Isto é um absordo. Irmãos vamos ora para que o Senhor Jesus ilumini o coração destas pessoas.

  12. resposta de joão araripina para o fiscalizador:
    fiscalizador meu rey….a sociedade não faz crítica por abordagens a pessoas suspeitas, tome como exemplo: durante a semana, a policia faz abordagens, prende motos roubadas,prende marginais, nos finais de semana a policia deveria fiscalizar carros com mais de tres pessoas, para saber sobre armas, drogas e destino etc.

  13. joão araripina tem razão;
    as pessoas de bem não precisam de abordagens, todavia, os marginais são facilmente identificados e merece maior fiscalização a policia sabe disguir o marginal do pai de familia que ocupa o veículo ou moto.

  14. Zenildo não é santo não, ja fez suas trapalhadas, já foi suspeito de crime e ja foi preso,mais não encontraram nada para incrimina-lo, saiu de boa e com nome limpo, com a morte do filho ele investigou por conta propia e achou os cupados e o que é mais crave indicou os marginais a policia e nada foi feito ele pediu garantiad vida a policia e não teve, o que ele teve foi o mesmo fim do filho e morto da mesma maneira, Neto era um rapaz docil muito amigo prestativo pra quem ele conhecia só que por ser novo se envolveu com coisa perigosa e deu no que deu, agora o pai morrer por clamar por justiça, só Deus tem o direito de tirar a vida,

  15. O que se esperar de uma cidade que o seu atual administrador durante a campanha, ao invés de buscar a proteção, a orientação de Deus, preferiu se envolver de corpo e alma na macumba. Deus só entra aonde é chamado.Como disse Luciano ( comentario 8), temos que orar muito para que Deus tenha misericordia de todos nós.

  16. A justiça sabe de muito mais do que imaginamos…só que propinas e mais propinas subornam nossa justiça…morreram dois de uma mesma familia, estão esperando morrer mais quantos para tomar providências cabíveis, CHEGA!!! temos que dar um basta nisso!!

  17. Querido João araripina, infelizmente não está escrito na testa de ninguém que esse ou aquele é marginal. Concorde comigo: se a abordagem é feita na periferia, tudo bem, mas se feita em locais mais privilegiados, aí é arbritariedade e/ou abuso policial. Abraços.

  18. triste.peloque entendi o pai quis descobri quem matou o filho e acabou sendo morto.cade a policia?porque esse homem morreu?ta na cara as ligacoes.

  19. Eh!!!
    O cara ameaça de tirar a vida de outra pessoa, e o caso vai pro juizado de pequenas causas por tempo indeterminado. Então a vida ameaçada é coisa pequena?
    O crime está rolando solto…
    Entrega a Deus!!!

  20. Antoio diz:
    Se Deus não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
    As todos acima a polcia pode evitar os crimes urbanos, tais roubo, furto, latrocínio (roubo seguido de morte). Por isso que de todos os homicídios ocorrido no Brasil, apenas 5% é de latricínio, razão pela qual a ação da polícia é eficiente.
    Agora os crimes ocorridos por inveja, gannacia, ciúme, drogas, vingança, bem como os tipos de violencia causadas pelo município , como falta de um planejamento familiar, controle da natalidade, infraestrutura, iluminação pública, programas sociais.
    Filhos leia Efésios 6
    Vós, filhos, sede obediente a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
    Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento como promessa.
    Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

  21. a grande verdade é,diga com quem tu andas, que direi quem eis…..a violencia ronda a cidade…
    pagamos impostos de todos os lados..e segunrança kd? quando somos abordados pela lei..falta preparo pernte quem rege…
    o nom dessa violencia…odo mundo sabe..aind mais quem frequenta o pontalzinho…onde é facil encontrar…..

  22. o que ta acontecendo em nosso pais é isso que enquanto nao começar a acontecer com os filhos dos governates nada será mudado

  23. ESSE NÃO É O MESMO Q FOI PRESSO NO ENVOLVIMENTO COM MARCOS GOMES NO CRIME Q ACONTECEU ENTRE ITABUNA E BUERAREMA ALGUNS ANOS ATRAS

  24. Lendo jornais da Bahia,achei um absurdo este crime,como costuma ir muito a Itabuna fiquei assustado.Acordem autoridades de Itabuna,prendam estes marginais. Conforme matérias em jornais já se tem os suspeitos.O que estão esperando para prende-los?Marginais como estes não podem ficar soltos, a proxima vitima pode ser de sua familia.

  25. ENQUANTO ESTAVAMOS NO VELÓRIO DURANTE A MADRUGADA,PASSARAM-SE VÁRIOS MOTOQUEIROS DANDO RISADAS E BOZINANDO, COMO SE TIVESSEM COMEMORANDO,FICAMOS TODA A NOITE E NÃO PASSOU NENHUMA VIATURA SE QUER.TIVEMOS QUE FECHAR AS GRADES DO VELÓRIO, POIS ESTAVAMOS TOTALMENTE DESPROTEJIDOS.
    ”ACORDA AUTORIDADES” O ITABUNESSE SÓ SERVE PARA PAGAR IMPOSTOS.CADE A SEGURANÇA?

  26. GENTE VEJA ESSA MATERIA Q FOI PUBLICADA NO JORNAL A REGIÃO QUANDO O FILHO DESSE SENHOR FOI MORTO, QUEM SERÁ Q TÁ PROTEJENDO ESSE ASSASINO??
    Na manhã desta segunda-feira a equipe Força de Reação da Polícia Civil prendeu Wesley Andrade dos Santos, o “Wesley 171”, principal suspeito de ordenar a morte de José Lacerda Neto.
    O crime aconteceu no dia 23 de março deste ano, na Praça do Trabalho, bairro Pontalzinho. Wesley comanda a quadrilha dos falsos corretores de veículos.
    Além de acusado da morte de Neto, ele é acusado de encomendar a morte do pai da vítima, Zenildo Lacerda.
    Cumprindo ordem judicial expedida pelo juiz Luiz Bezerra, Wesley foi levado pela polícia para a delegacia mas, para surpresa de todos, foi liberado logo que chegou, por ordem expressa do juiz Marcos Bandeira.
    Quando tomou conhecimento da prisão de Wesley, Zenildo Lacerda foi até o complexo policial, porém ficou chocado com a notícia da soltura, porque Wesley contratou um pistoleiro para matá-lo.
    Após a tentativa frustrada de matar Zenildo, através dos comparsas, Wesley voltou a ligar e fazer ameaças, dizendo que “ele escapou duas vezes, mas da próxima não escapa”.

  27. sou amigo da familia acompanho tudo desde o inicio. na minha opiniao temos uma policia corrupta onde nao vao prender a galinha dos ovos de ouro. ganhavam dos dois lados o pobre do zenildo dava dinheiro para a policia também na esperança de ajudarem ele. nada foi feito.a cultura da nossa cidade é assim a policia precisa de dinheiro para gasolina e etc. é por isso que ja fui assaltado varias vezes em minha loja, e nem dou queixa nao vou receber o roubo de volta ,e sim vou acabar sendo roubado indiretamente pela policia . entao prefiro nao dar queixa.em fim nao acredito em policia tenho mas, medo dela do que dos proprios ladroes.

  28. a falta de segurança nessa cidade nao ta so nos bairros nao. no centro tanbem.enquanto bandidos andam armados os cidadoes sao aprisionados em suas propias casas.isso e uma vergonha

  29. zenildo era uma pessoa espeial uma pessoa diferente contagiava a todos com sua força interior,capacidade de brilhar coragem de vencer obstaculos e traçar desafios.As vezes,desafiar a propria vida para sequir o caminho que acreditava ser o mais justo.”Viver”,”viver”,”viver”…uma “LENDA VIVA” que será lembrada e repassada por gerações.nada que quizeesse fazer não foi feito. Lambraremos de voce sorindo para a vida.a melhor justiça e aquela que nos comfiamos DEUS

  30. Itabuna, é realmente um lugar sem a minima estrutura em saude educação e segurança publica, nunca foi o seu forte, viva os corruptos, os bandidos e até os falsos burgueses, desta ilha de pobres que pensam que são ricos! Cacau agora só no couro.

  31. Á,FAMA DESTA CIDADE VAI LONGE… A MÁ FAMA.FAMA: QUE SOMOS UM POVO TRAMBIQUEIRO! AGORA E DE UMA CIDADE VIOLENTA.ONDE CHEGAREMOS… ACORDA POVO.

  32. Ja morei em Itabuna e agora estou fora do pais. Antes era una cidade tranquila.. lembro que em 1998, quando cheguei do RJ e fui morar em Itabuna sempre falava pra meus parentes como era bom viver ali. Sou policial. Sempre fiz o que posso para que a Justiá fosse feita, mas infelizmente tambem nos sentimos como a populaçao..desprotegidos. Quando se quer trabalhar direito somos muitas das vezes impedidos e ate ameaçados, quer seja por PREFEITO (como ja ocorreu quando o Sr. Fernando Gomes ligou pra uma Delegada e a fez ate chorar: fui testemunha disso..o que devemos e perder o medo. comerciante, populaçao, devemos sair as ruas e gritar, chamar a TV. Nao podemos nos conformar com tudo que esta passando na cidade. Itabuna tem jeito.NAO TENHAM MEDO DE DENUNCIAR. EXISTE O MINISTERIO PUBLICO.

  33. PODERIAM INFORMAR A IDADE DE ZENILDO LACERDA. PROCURO PELO MEU IRMÃO ZENILDO DE ALMEIDA LACERDA, NASCIDO EM 04/07/1970, BRANCO, CABELOS E OLHOS CASTANHOS CLARO. HÁ + OU – 16 ANOS Q N TEMOS NOTÍCIAS DELE. POR FAVOR, SE POSSÍVEL ENVIEM-ME FOTOS DESSA VÍTIMA. OBG

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *