Tempo de leitura: < 1 minuto

Ex-prefeito teria conseguido a transferência de delegado de Teixeira.
Ex-prefeito teria conseguido a transferência de delegado de Teixeira.

Essa é para quem pensa que o ex-prefeito Fernando Gomes perdeu todos os seus poderes. O processo em que o filho Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, é acusado do assassinato de um vaqueiro em Floresta Azul começou a andar na última quinzena do mês passado.
E, nessas horas, lembra-se logo do delegado que apurou o crime à época, o regional Nélis Araújo, que comandava a 6ª Coorpin (Itabuna), mas foi transferido para Teixeira de Freitas, em 2007, após concluir o inquérito sobre o crime.
Em 2009, dias após a prisão de Marcos Gomes, no último 20 de abril, Nélis sofre outro duro golpe, sendo afastado da regional do município do extremo sul.
Empresários ligados à Associação Comercial de Teixeira de Freitas não têm dúvida de que houve ingerência política na “queda” de Nélis, que era apontado como um “delegado operoso no município”. Alguns destes empresários procuraram o secretário estadual de relações institucionais, Ruy Costa, para saber o porquê da saída do delegado.
O secretário manda-chuva do governo Wagner disse apenas que a queda de Nélis era um “problema político”. A justificativa de Ruy casa com uma versão que corre tanto em Teixeira de Freitas como em Itabuna, a de que a queda do delegado estaria relacionada a um pedido do ex-prefeito Fernando Gomes ao grupo do peemedebista Geddel Vieira Lima.

13 respostas

  1. O Delegado Nelís Araújo não foi exonerado e sim transferido para a cidade de Feira de Santana, só não sei quem foi o pai da criança ou de quem foi o dedo.

  2. Não acredito nessa influência! Nem do ex-prefeito, muito menos do peemedebista Geddel Vieira Lima.
    Afinal, se fossem tão influentes assim, os dois, o acusado, filho do ex-prefeito, estaria respondendo em liberdade os processos!

  3. ele foi exonerado do cargo de coordenador, ele é agora um simples delegado classe 2 !!!!
    agora isso não foi questão política …

  4. O dedo político é totalmente possível, uma vez que o ato que exonerou o delegado da coordenadoria de Teixeira de Freitas é da competência do Executivo estadual. O mais provável é que a influência não seja suficiente para manipular o Judiciário. Em se tratando de Fernando Gomes e Geddel Lima, não duvidem.

  5. Foi exonerado sim.Da função de coordenador que é uma indicação política.Lembremos que quando ele veio pra Itabuna , foi pelo pedido do prefeito Fernando Gomes , pedido realizado pelo então governador Paulo Souto.Sobre a investigação de Marcos Gomes , não cumpriu mais que sua obrigação. No entanto , após ser decretada a prisão preventiva de Marcos Gomes no dia 26 de fevereiro de 2007. O delegado não efetuou sua prisão , informando para imprensa que havia saída a preventiva , uma semana após a decretação.

  6. Vejam até que ponto anda nosso país. Pessoas como Geddel e Fernando Gomes mandando aonde não deveria ter ingerência. Porque a sociedade não protesta contra isso, inclusive os partidos políticos que gostam tanto de discurtir sobre assuntos de outros países que vivem sem esses problemas?? vão à luta companheiro.

  7. Primeiro diseram que a prisão do Markson foi obra da operação vasourta de bruxa, da Polícia Federal. Pelo que eu vi até agora ele não respondeu coisa alguma para a Federal.
    Foi entregue à Civil que, pelo que comentam aqui mesmo no blog, fazia “vista grossa” e não prendia o cara, que era visto passeando por aí, …!!!
    Como Fernando teria força no atual governo, que tem como uma dos principais alidados, o GS, …?!?!?!
    Nunca vi tanta estória mal contada de uma só vez, …!!!
    Agora aparece a versão de que o Delegado foi supostmente exonerado por causa disso, …!!!
    Vou dizer uma coisa: Se o Cuma realmente tem “força” com o Wagner, estamos muito próximos do capeta e não sabemos. Cruz credo. Saravá, meu pai, …!!!
    Creio que estão tentando “jogar o barro na parede”: Se colar, colou, …!!!

  8. Eu não sabia q/ fernando manda em wagner! Essa é nova!
    Eu creio q/ nelis foi transferido, por questões “técnicas”! Ai, ai!!

  9. Antonio diz:
    Pergunte a Wagner, pois ele saberá responder.
    Wagner já disse quem da sua equipe estiver fazendo alguma coisa errada, não lhe procure e sim um bom advogado. Imagine aceitar ingerencia de Fernando Gomes.
    A bahia agota tem governo

  10. Vou explicar o motivo:
    Não tem nada a ver com FG, o que tem é q o mesmo está cheio de bronca na SSP e assim fica mais próximo de pegá-lo estando em Feira de Santana.
    Vejam:
    PORTARIA n°. 335, de 19 de maio de 2008. O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, no uso de uma de suas atribuições, lastreado no quanto disposto nos artigos 204 e 209 da Lei 6.677/94 e tendo em vista o constante nos autos do expediente nº. 0511070006230, RESOLVE instaurar processo administrativo disciplinar, designando a comissão formada pelo Delegado de Polícia Clarindo Menandro Reis, classe 1, cadastro 20.191.471-7, como presidente, e, como membros, a Delegada de Polícia Marília Pereira de Souza Rocha, classe 2, cadastro 20.339.347-0, e o Delegado de Polícia Paulo de Tarso Pereira de Almeida, classe 2, cadastro 20.312.509-7, para apurar as condutas atribuídas ao Delegado de Polícia JOSÉ NELIS DE JESUS ARAÚJO JÚNIOR, classe 3, cadastro 20.373.774-7, o qual, durante perseguição policial, teria atingido terceira pessoa com disparo de arma de fogo, causando lesão corporal, conduta que, em tese, amolda-se ao quanto preconizado no artigo 14, inciso XLIX, da Lei 3.374/75, resolvendo também determinar a apuração da conduta da Delegada de Polícia PATRÍCIA ATANÁZIO GANDINI, classe 3, cadastro 20.409.788-1, a qual teria coagido a vítima do disparo sobredito para fazer afirmação falsa, sobre o fato, assim como haveria prometido intermediar o pagamento de vantagem financeira, conduta que, em tese, amolda-se ao preceito proibitivo previsto no artigo 14, inciso XLIX, da Lei 3.374/75.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *