Tempo de leitura: < 1 minuto

Portões fechados no início da manhã, pista interditada, ocupação do térreo da torre da reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Essas foram as ‘armas’ utilizadas por estudantes da instituição para pressionar o reitor Joaquim “Turista Acadêmico” Bastos a contratar novos professores.
Praticamente, todos os cursos enfrentam falta de professores e laboratório, a exemplo de engenharia de produção e sistemas, comunicação social, biomedicina e medicina veterinária. Os alunos se queixam de Joaquim que, segundo os mesmos, estaria mais preocupado em viajar ao exterior do que sentar para discutir uma solução com os estudantes.
A rodovia Ilhéus-Itabuna (Jorge Amado) ficou interditada nos dois sentidos por quase uma hora na manhã desta quarta-feira. Logo depois, os estudantes ocuparam a torre administrativa da Uesc para pressionar Joaquim a recebê-los e marcar uma audiência.
Os universitários alegam que Joaquim sempre falta às reuniões com os alunos e ‘joga’ a batata quente e assando nas mãos da vice-reitora Adélia Pinheiro. E aí, é um tal de Adélia jogar para Joaquim, que joga para o secretário de educação, Adeum Sauer, que joga para o secretário de planejamento, Walter Pinheiro, que culpa a crise e as próximas gerações…
O resultado é que estudantes estão sem poder concluir os estudos neste semestre por falta de professores ou técnicos para as ativades práticas.
Triste Uesc!

14 respostas

  1. A UESC TÁ TÃO CAPENGA, QUE ATÉ PARA LIBERAR UM OFÍCIO DE ESTÁGIO, BOTA DIFICULDADE. OS ALUNOS É QUE SE LIXEM. AINDA DIZEM QUE A EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO MELHORADA. A ÚNICA MANEIRA DE CHAMAR A ATENÇÃO É INTERDITANDO A RODOVIA. APOIO A ATITUDE DOS ESTUDANTES.

  2. Esses alunos uesquianos são muito bobos mesmo, só na cabeça desses tapados é que uma instituição séria como a UESC iria deixar o quadro sem professores e técnicos por que assim desejaria a administração local. Acordem alunos lunáticos, esse problema transcende a esfera local e atinge em cheio o governo da Bahia e suas restrições impostas. O mínimo que vocês alunos poderiam fazer é, antes de interditar a estrada e causar balbúrdia e desordem, ler os decretos baixados pelo governo wagareza, onde o governo ordena corte de 20% nas despesas e proíbe novas contratações. Portanto, deixem de ser alunetes volúveis e manipuláveis, interem-se primeiro da situação, cobrem a quem de direito e façam a manifestação sem prejudicar as outras pessoas que precisam se locomover pela estrada.

  3. certa vez acompanhei no blog uma discussão sobre uma viagem do REITOR a frança, como de costume a redação do PIMENTA tendia a falar mal do segundo o blog “viajante REITOR” e os comentários dos usuários seguiam na mesma linha. Um tempo depois (cerca de 1 ano depois) estive na UESC e fui lanchar no pavilhão que funciona o curso de enfermagem (o mais próximo da biblioteca, não conheço pelos nomes) e vi que havia uma obra grande sendo tocada no fundo desse pavilhão, perguntei para o dono da cantina do que se tratava e ele me disse que era um laborotório que estava sendo construído através de uma parceria da UESC com o governo FRANCÊS, convênio de mais de 2 milhões conseguido pelo “viajante REITOR” naquela tão propalada viagem a FRANÇA.
    O PIMENTA, não sei se por esquecimento ou por desconhecer a informação (hipótese que eu desconsidero, tendo em vista o quão são bem informados) não publicou uma nota sequer sobre o assunto.
    Aproveito o momento que considero oportuno para saber do PIMENTA o porque de nenhuma nota a respeito do assunto.

  4. Sinceramente, está uma bagunça!! Acho um absurdo alguns cursos serem privilegiados e outros esquecidos. Curso de Direito, Medicina, economia tem ar-condicionado nas salas, e os outros cursos ventiladores quebrados, no curso de pedagogia tem goteira na sala de aula, sem falar do Laboratorio de Pesquisas(sala de computadores para pesquisas)que temos q ficar espremidos, enquanto que no curso de MEDICINA, tem uma sala ampla(que caberia 40 alunos) para apens 8 alunos… Quero saber quanto de mensalidade eles pagam mais do que eu pra ter esse previlegio todo… A universidade é pública, espaço físico tem q ser igual para todos.

  5. Que dia é a eleição para reitor? Vamos expulsar este que brinca com o dinehiro público e não está nem aí para os estudantes, cursos e estrutura da UESC. Esse desestruturado tem que voltar pra sala de aula e sofrer o que os professores normais sofrem, assim como os alunos e funcionários. Joaquim, sua má fama corre longe, você está igual aos prefeitos: no primeiro mandato vai bem até demais, depois fica até difícil de acreditar o que você faz…
    aluno da UESC…

  6. Leo,
    este blog voltará a falar desta obra no dia em que o reitor se dispuser a explicar – e comprovar com documentos – quem pagou a passagem da digníssima esposa (dele) à capital francesa.
    Agora, você está enganado num ponto: o blog falou, sim, sobre o convênio. O caso aqui não é pessoal, amigo. Por questões técnica, ainda não disponibilizamos ao nobre leitor o conteúdo de abril de 2008 a fevereiro deste ano do Pimenta. Por isso, a sua dúvida. Natural até.

  7. Não é só curso de economia e veterinária que falta professores no curso de pedagogia disciplinas que deveria ter dois professores só tem um que não fala nossa língua, isso é uma falta de respeito.

  8. Não gosto de comentar notícias, mas dessa vez acho que é necessário. A paralisação de quarta foi completamente inútil, a final permanecer em frente à UESC criticando Deus e o mundo resolvesse algo, a UESB estava a mil maravilhas. Em vez de convocarem uma assembleia geral para discutir o problema, deliberar sobre a paralisação e propor soluções, preferiram simplesmente impedir o trânsito na Academia e criticar todo mundo. E parem com esse discursinho segregacionista rídiculo de querer dizer que curso A é melhor ou tem mais regalia do que B. Todos os cursos estão com problemas, até o curso de Direito NÃO tem ar-condicionado, ao contrário do que foi dito aí em cima, falta professor, alguns simplesmente não comparecem para dar aulas desde o início do semestre e continuam a receber salário, não há água em todo o pavilhão, o elevador não funciona, sendo que no pavilhão de Direito há a única estudante cadierante da Universidade. Enfim, agora é hora de união, não de discursinho barato de divisão. E parem de criticar o Joaquim Bastos, ele não usurpou a reitoria, foi reeleito pelos alunos e professores ano passado, i.e, se ele está lá é porque sua atuação como reitor foi aproavado e por duas vezes. E apesar dos pesares, amo a minha Universidade, tenho orgulho de estudar lá e não saio daqui por nada.

  9. “E parem de criticar o Joaquim Bastos, ele não usurpou a reitoria, foi reeleito pelos alunos e professores ano passado, i.e, se ele está lá é porque sua atuação como reitor foi aproavado e por duas vezes.”
    Cada povo tem o governante que merece…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *