skip to Main Content
12 de abril de 2021 | 12:01 pm

AGENTES DE SAÚDE HÁ 17 ANOS SEM AUMENTO DE SALÁRIO

Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha salarial dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias  revela um dado até difícil de imaginar. A categoria nunca conseguiu avançar nas chamadas cláusulas econômicas, e amarga há 17 anos a mesma remuneração: salário mínimo mais 20% de insalubridade. Este ano eles estão dispostos a não mais aceitar essa situação.
“O governo federal repassa R$ 581,00 por agente, e a prefeitura só nos paga o mínimo. Nossa luta era para chegar aos 700 reais, mas a realidade vai permitir apenas R$ 567 mais 20% de insalubridade. É pouco, mas estamos avançando”, afirma o presidente do sindicato da categoria, Roberto Lima.
A reunião de hoje entre trabalhadores e governo municipal resultou num prazo de 48 horas para solucionar o problema. “Na verdade, agora só falta a questão econômica. As cláusulas sociais eles se comprometeram em cumprir. Vamos esperar até a sexta-feira pela manhã. Se não houver avanço, vamos paralisar as atividades”.

Esta publicação possui 13 comentários
  1. Há os agentes comunitário quer aumento de q?
    Rapaz eles deveriam tomar vergonha na cara e trabalhar, mostar serviços que tem a gestão passado e o começo dessa se eles trabalharam 1 ano foi muito.
    Acorda Vieira seu peso morto vai deixar os ACS mandar em vc é?
    manda primeiro ele ir em casa em casa que é papel dele e que eles n fazem, depois disso vc dá o aumento. Nada justo q isso.
    Agora falando em relação aos da Dengue pelo amor de Deus, Vieira eu n sei onde vc está com a cabeça dando ouvidos a IARA uma servidora que fica o tempo todo no PA CENTRAL da dengue dormindo se quiser eu tenho fotos, n só dela como do coordenador em sua empresa em pleno horário de trabalho, se quiser levo ai pra ver se vc Vieira cai na real e ver q sua secretaria ta uma miséria, a IARA nem s quer nada sabe fazer, nem cubar um tanque ela n sabe, já vi que vcs criticavam tanto FG e Jesuino e estão sendo piores que eles. Ai que saudades…
    Vieira acorad pra vida a sua secretaria é a única desorganizada que existe em toda política de Itabuna. Vc está sujando o nome do nosso prefeito, se eu soubesse que vc fosse tão incompetente como vc é eu n tinha feito nenhum esforço para lhe colocar ai. Peça pra sair Vieira se n vc vai ficar + demoralizado do q já está.

  2. os agentes de saúde querem aumento de salario,si eles não trabalham direito ficam o dia todo enrolando e não fazem as visitas que deveriam fazer por obrigação.

  3. Só quem algum dia trabalhou na área sabe o quanto é difícil trabalhar, como toda profissão tem seu lado ruim, te digo que além da visita muita vezes somos psicólogos, conversando sabendo de dificuldades, e muito mais. Atualmente não trabalho mais nessa area, pois o salário não compensava, estou atuando na area da educação, onde meus estudos estão ligados, e repito é muito trabalhoso ser Agente Comunitário de Saúde e acho sim que o salário é um avergonha!!!!!!!!

  4. Realmente concordo com algumas afirmativas que denegriram a imagem dos agentes de saude, porém os leitores deveria não generalizar essa situação, em todas as profissães exitem empregados relapso, com nossa categoria não deve ser diferente.Afirmo a todos que os agentes trabalham sim, e trabalham com muita responsabilidade, só estamos tentando ter um salário mais digno.

  5. não é possivel que pessoas leven a questão do aumento de salário
    pelo lado pessoal,querendo portanto impendir a votação do novo piso salarial para os agentes de saude.Só quem passa o dia todo fora de casa sem ter local adequado para pelo menos fazer uma refeição é quem sabe o quanto esse aumento será bem vindo.quanto ao serviço em campo ele só ñ stá sendo melhor por falta de incentivo,mesmo assim ñ stamos deixando de cumprir com nossa obrigação na qual stamos designados.Portanto quero acreditar q alcançaremos êxito nessa tragetória de luta.

  6. Cada erro q o agente de saúde(pricipalmente o de combate à dengue) comete é uma atitude de defesa de outros erros q já existem e q impossibilitam que o seu trabalho seja perfeito. Por exemplo: a carga horária. É ridículo imaginar q o agente tem q trabalhar oito horas por dia para entragar uma produção de 20 a 25 casa. Então ele é obrigado a sentar e esperar o horário chagar. Mas, teoricamente ele não pode sentar, muito menos adiantar o horário, q é uma coisa quase impossível de não se fazer, já que ninguém fica mais q uns 4 minutos numa casa. Paciência santa q precisa ter pra não morrer de tédio.

  7. eu sou um agente comunitaio e acho que nos realmente enrola mas as pessoas tem q ver é que esse serviço que agente faz é o que é passado pra gente podemos fazer só 20 casas no dia vcs querem o que?
    temos que enrolar mesmo. E tambem passamos por muitas casas que são uma vergonha e o dono ainda fica umilhando o tal agente, só quem trabalha pra saber… Por isso que acho que o sálario é pouco e se não aumentar nos vamos parar!!!

  8. acho que o agente de saude é o unico funcionario dentro de uma unidade basica de saude que faz o serviço de varios cargos ao mesmo tempo. ele é auxiliar adm é psicologo é aux de enfermagem é aux de limpeza. então acho facil falar quando se está do lado de fora, entrem para uma equipe de psf seja qual for o seu cargo e observe o valor de um acs.

  9. essas pessoas q acham q os agentes de saude nao fazem nada sao um bando de invejosos,vcs deveriam ter vergonha na cara o agente de saude e um dos cargos de mais importancia e responsabilidade dentro do psf vao se informar antes de dizerem esses absurdos,e verao q alem da visita domiciliar de rotina somos psicologos, e auxiliamos para o trabalho de todos os profissionais(medicos ,enfermeiros psicologos odontologos ,e no meu municipio ainda auxiliamos no trabalho das assistentes sociais,sem falar q as acs q trabalham no interior precsam caminhar muitos quilometros para atingir o 100 porcento de produçao sem falar de toda a parte burocratica do nosso trabalho,.por tudo isso um aumento e bem merecido. sem agente de saude o psf pararia.

  10. Para todos que se opem pelo reajuste de salario, tem dois pontos contrarios, realmente tem pessoas que não merecem (mas isso acontesee em todos os trabalhos), por outro lado a maioria deles precisam sim.
    Há muita cobrança, e muita responsabilidade. Quem realmente tem o Dom de ouvir e é paciente, veste reamente na alma essa Profissão. Sabe do que estou falando……aquele sou ardente, os quilometros que andamos………, suplir a neceessidade de saúde do bairro, não é facil, fora as piadias que ouvimos. Por sermos o representante “do governo” nas ruas(que na verdade nem somos funcionaraios públicos e sim tercerizados), as pessoas jogam em nossa cara,toda sua indiginação em geral pelo governo muitas vezes nem reclama da saúde, mas da previdencia, da Educação, Segurança, dos Impostos… entre varias coisas.
    Confesso que ajudar o outro, poder ajudar de alguma forma na expectativa de vida, mudar á de realidade das familias que acompanhamos, NÃO TEM PREÇO E NEM SALARIO QUE PAGUE. Aos ACS que trabalham e doam sua vida saiba que um dia teremos nossa recompensa não deste mundo que sempre é injusto, mas pode ter certeza que Deus nos dará á recompensa por tudo que fazemos e sofremos, Parabens á vc… ACS …… TENHA ORGULHO SEMPRE DÁ SUA PROFISSÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Para todos que se não aceitam o reajuste de salario, tem dois pontos contrarios, realmente tem pessoas que não merecem (mas isso acontesee em todos os trabalhos), por outro lado a maioria deles precisam sim.
    Há muita cobrança, e muita responsabilidade. Quem realmente tem o Dom de ouvir e é paciente, veste realmente na alma essa Profissão. Sabe do que estou falando……aquele sou ardente, os quilometros que andamos………, suplir a necessidade de saúde do bairro, não é facil, fora as piadinhas que ouvimos. Por sermos o representante “do governo” nas ruas(que na verdade nem somos funcionaraios públicos e sim tercerizados), as pessoas jogam em nossa cara,toda sua indignação em geral pelo governo muitas vezes nem reclama da saúde, mas da previdencia, da Educação, Segurança, dos Impostos… entre varias coisas.
    Confesso que ajudar o outro, poder ajudar de alguma forma na expectativa de vida, mudar á de realidade das familias que acompanhamos, NÃO TEM PREÇO E NEM SALARIO QUE PAGUE. Aos ACS que trabalham e doam sua vida saiba que um dia teremos nossa recompensa não deste mundo que sempre é INJUSTO, mas pode ter certeza que Deus nos dará á recompensa por tudo que fazemos e sofremos, Parabens á vc… ACS …… TENHA ORGULHO SEMPRE DÁ SUA PROFISSÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Ao Nunes,
    (se tiver aceso ainda á esse forum.)
    Não sou da sua cidade. não te conheço. Digo ao Senhor que melhor forma de criticar ou elogiar qualquer coisa é conhece-lá, e vivencia-lá. Vc pode até dizer que está cansado de ver a realidade dos ACS da sua Cidade, mas porque então vc não pede ao prefeito para abrir concurso para que vc possa ser um Agente e patilhar com todos essa “regalia e folga” que trabalhamos. Ai, eu até serei sua mais nova admiradora até mesmo se vc ainda continuar a criticar nosso trabalho.
    Experimente para depois dizer o que apreciou!!!!!!!!!
    Tatiane, 20 anos
    trabalho desdo 16 anos em comercio
    há 1 ano no PSF-Agente Comunitária de Saúde
    Cursando Fisioterapia na Faculdade UNINOVE
    São Paulo

  13. Respeito todos os comentário efetuados. Quem tem boca diz o que quer, mesmo sem ter embasamento. Em toda profissão existem os bons e os maus profissionais. Trabalho já há um ano como Agente de Saúde, tenho 50 anos, estou cursando Enfermagem e visito todas as minhas famílias, inclusive com assinatura das mesmas no relatório de visita e quem tiver dúvida é só falar com todas as famílias que visito. O Agente de Saúde orienta quanto à prevenção das doenças e as doenças já existentes, orienta quanto aos exames preventivos, tais como: papa, mama, próstata, dengue, hanseníase, tuberculose, vacinas, consultas, etc.. É o elo entre a população e o PSF. Às vezes um cidadão recebe o Agente de Saúde, que é a sua única esperança, pois é sózinho e abandonado pela família; precisa de uma palavra de conforto que poderá fazer a diferença em alguma atitute que tomaria. O Agente de Saúde faz o papel de Psicólogo e Assistente Social. É um aprendizado diário. Da mesma forma que criticam os que não trabalham, seria interessante elogiar os que trabalham. Quem normalmente critica, não tem a capacidade de fazer melhor. Quero concluir que tenho muito orgulho de vestir a camisa do SUS e ser Agente Comunitária de Saúde e farei o que puder e estiver ao meu alcance para poder melhorar as condições de saúde para a população, mesmo que seja um trabalho de formiguinha.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top