Tempo de leitura: < 1 minuto

Carga de soja é embarcada no Alexander Dimitrov.
Carga de soja é embarcada no Alexander Dimitrov.

Depois de mais de um ano, o Porto Internacional de Ilhéus voltou a operar com cargas de soja. Serão 31.500 toneladas de grãos exportadas para a Noruega. A exportação é parte de um acordo operacional com a Multigrain Agrícola S/A, que prevê a exportação de 120 toneladas do produto em 2009.
O acordo também permitirá a exportação de milho a granel. A gestão portuária está trabalhando na prospecção de cargas. Para se ter uma idéia, o porto tem capacidade para a movimentação de 4 milhões de toneladas de produtos, por ano, mas está operando abaixo dessa capacidade, 300 mil toneladas/ano.
Para atrair cargas, o porto está operando com custos até 30% menores para a utilização do porto e armazenagem por até 30 dias sem cobrança de uso da estrutura para produtos oriundos de áreas distantes mais de 400 quilômetros de Ilhéus.

4 respostas

  1. As questões relacionadas ao Porto do Malhado precisam de seriedade e muita dedicação. Isso a administração tem feito. No entanto fico muito triste com o cenário econômico do interior do estado, especialmente a nossa região, que perdeu a sua capacidade produtiva e nada indica uma possibilidade concreta de recuperação, através de alternativas coerentes e capazes de nos devolver o “animus”. Assim, a realidade do atual porto passa a ser desoladora. Os lobys empresariais e políticos que enfretamos na concorrência com outros portos por mercadorias, são ifinitamente superiores à nossa capacidade de articulação e representatividade. Creio que após a construção do Porto Sul, aumentarão as dificuldades para conseguirmos novos investimentos a fim de manter o Porto atual competitivo, atrativo para exportadores. No entanto, o maior atestado de incompetência que poderíamos assinar, é entregarmos os pontos e nos darmos por vencidos, deixando este importante equipamento à deriva. Desta forma, vejo os defensores do atual porto, como verdadeiros heróis da resistência e me solidarizo com seus ideais. Encontrar alternativas para que o Porto de Ilhéus continue contribuindo de maneira significativa para o progresso da sociedade regional, é o desafio que pretendemos superar, ao lado daqueles grandes homens que dedicaram suas vidas a essa causa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *