Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu no início da noite o ex-prefeito Henrique Cardoso. Ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, ontem, com uma hemorragia. Cardoso governou Ilhéus no período de 1960 a 1963 e foi vereador do município por dois mandatos, na década de 50.
Político, advogado e agricultor, Cardoso ainda exerceu mandato de deputado estadual por duas vezes e também ocupou vaga no parlamento federal. Ele começou a carreira política pela UDN e a encerrou no MDB.

5 respostas

  1. Caro Blogueiro,
    Henrique Cardoso pra mim só tinha um defeito, torcer para o Vitória da Bahia. Entretanto, depois de mario pessoa, foi o maior prefeito que Ilhéus já teve, sério, ilheense de fibra e,. não comia nada de niguém. Podem ter certeza, Ilhéus, a própria Ilhéus está de luto.
    Pesames,

  2. Deve ser lembrado que Henrique Cardoso, enquanto Deputado Federal, no final dos anos 70, defendeu com Projeto de reforma constitucional, a divisão da Bahia, propondo a criação do Estado de Santa Cruz, idéia que veio também a ser utilizada por Fernando Gomes quando da elaboração da Carta de 1988.
    Deve-se registrar a importância de Henrique Cardoso, enquanto Prefeito de Ilhéus, para a criação e instalação da Faculdade de Direito, hoje integrada a UESC. Dele ouvimos, pessoalmente, que até dinheiro do jogo do bicho contribuiu para o funcionamento da instituição.
    Abraços
    Adylson Machado

  3. Mais um legítimo defensor dos interesses de nossa gente parte para a eternidade… Sempre observei atento desde os tempos de menino, quando meu saudoso e querido tio Roque, no alto de suas colocações recheadas de orgulho e respeito antigo, tocava no nome do político Henrique Cardoso. A imagem que ficou registrada em meu imaginário foi a de um homem raro em nossos dias. Um batalhador !!!
    Que Cristo Jesus, na eternidade de seu amor conforte a família.

  4. Prezados senhores
    Considerando a quanto publicado a partir do nosso depoimento cumpre-nos chamar a atenção de que a “contribuição” do jogo do bicho não o foi para a criação, ou mesmo instalação,mas para o FUNCIONAMENTO. Precisamente o PAGAMENTO DO ALUGUEL do prédio onde funcionou a Faculdade.
    Abraços
    Adylson Machado

  5. Zelão, lamenta: – Já não se elege prefeito como antigamente.
    “Morreu Buch Jones, um dos heróis de Ilhéus”
    Na minha juventude conheci, “Henriquinho” – como era carinhosamente tratado -era na época prefeito de Ilhéus e, um cliente assíduo da loja o Camiseiro, aqui em Itabuna, e se tornou amigo do meu pai, já falecido. Henriquinho, convidou para que fossemos assistir o carnaval de Ilhéus, a primeira grande festa de carnaval que assisti.
    A impressão que tive e que se confirmou, era a de que o Doutor Henrique Cardoso, era um homem de atitudes fortes e corajosas (não levava desaforo para casa) em defesa do povo humilde de Ilhéus e ou de sua honra.
    Viveu com dignidade e deu bons exemplos na administração pública, que; infelismente, nem sempre foram seguidos pelos administradores que o sucederam

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *