skip to Main Content
16 de abril de 2021 | 11:16 am

CONFISSÕES DE HENRIQUE CARDOSO

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em comentário enviado ao Pimenta, o professor e advogado Adylson Machado lembra que o ex-prefeito Henrique Cardoso, que faleceu ontem em Ilhéus aos 99 anos, foi um dos responsáveis pela instalação da Faculdade de Direito de Ilhéus, que mais tarde viria a se incorporar à Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), hoje Uesc.
Interessante é que o professor diz ter ouvido do próprio Cardoso que até dinheiro do jogo do bicho contribuiu para o pagamento de aluguel de imovel onde funcionava a faculdade.
Outra lembrança importante de Machado: foi Henrique Cardoso, em fins da década de 70, quando deputado federal, que apresentou emenda propondo a divisão da Bahia. Anos depois, a mesma ideia foi defendida pelo ex-deputado federal e ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes.
Na época, a reação à proposta foi pesada, como é possível constatar no vídeo abaixo, produzido por Duda Mendonça:

Atualizada às 18h17min

Este post tem um comentário
  1. Não sei se Fernando foi apoiador da idéia, desconheço tal fato, mas quem realmente asteou a bandeira foi um deputado federal por São Paulo, que tinha imóveis em Ilhéus e que defendeu as idéias de Henriquinho no Congresso. Mas o governador da Bahia na época, Antonio Carlos Magalhães interviu e até acusou que a idéia teria sido do Maluf, então governador de São Paulo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top