Tempo de leitura: < 1 minuto

Já tem gente se queixando dos critérios utilizados pela companhia aérea Trip para definir os preços de suas passagens.
A empresa começa a operar em Ilhéus nos próximos dias, cobrando, no trajeto Ilhéus-Salvador, uma tarifa de R$ 199,00. Já no trecho Ilhéus-Vitória (ES), a passagem custará R$ 99,00.
Um leitor do Pimenta mediu os dois trechos em linha reta, utilizando-se do Google Earth. Descobriu que de Ilhéus a Salvador são 195 quilômetros e da terra da Gabriela até a capital capixaba, são 635 quilômetros.
Nos dois percursos, é utilizado o mesmo avião, com a mesma tripulação, tudo igualzinho.
Ou seja, tem algo estranho nessa viagem…

5 respostas

  1. Oxente!!!!, nada de estranho nisso, o nome disso é negócio.
    A sociedade implorou um voo pela manha para Salvador e implorou um voo pelo final da tarde para Ilhéus, o nicho apareceu e a demanda será atendida, e o voo de Vitoria-ES será mantido por essa demanda, negócio é para quem é de negócio…, assim como, atualizar site de noticias, é um negócio, a demanda existe e certamente a economia também.
    saudações

  2. É porque empresas pequenas como essa operam em deseconomia de escala, não sendo páreo para competir com as maiores. Logo, aproveitam a maior demanda de um trecho, “conhecido como vaca leiteira” para tentar “cobrir” custos do outro, “conhecido como abacaxi”. Questão de Portfólio, …!!!
    Basta fazer um levantamento de quantas pessoas viajam, em média de Vitória a Ilhéus e, concomitantemente, de Ilhéus para Salvador, e vice versa, …!!!
    Melhor seria que o trecho fosse Belo Horizonte – ou mesmo São Paulo – até Ilhéus e, depois, de Ilhéus a Salvador, tanto de ida quanto de volta. Certamente os preços seriam formados com maior equilíbrio. O problema é conseguir operar numa linha destas (que já pertencem aos concorrentes).
    Nesse caso, ambas as etapas dos trechos seriam considerados “filés”, e não “contra peso”, …!!!

  3. Isso é uma questão de mercado meu caro amigo. Para Ilhéus-Salvador, e virse versa, o mercado é exuberante com muitos clientes. Ilhéus-Vitória a demanda é pequena. Então, aí está óbvio ululante, o passageiro de Ilhéus-Salvador colabora para que haja possibilidade de vôo Ilhéus-Vitoria. Isso chama-se mercado atrativo.Ilhéus paga para mais caro para continuar na rota da Trip. Ok!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *