Tempo de leitura: 2 minutos

ACORRENTADO, João iniciou greve de fome e quer emprego de volta (Foto: Pimenta na Muqueca).
ACORRENTADO, João iniciou greve de fome e quer emprego de volta (Foto: Pimenta na Muqueca).

Os sete funcionários demitidos da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) fazem protesto em frente ao escritório da companhia, no centro de Itabuna. Um deles, João Souza Sarmento, iniciou greve de fome às 6h desta segunda-feira, 1º. Ele se acorrentou a um corrimão da entrada do escritório, que não abriu hoje.
Os trabalhadores foram demitidos na última sexta-feira, 29, após participar de uma caminhada e paralisação de meio-turno na empresa. A paralisação ocorreu na quarta, 27. Os funcionários reclamam perdas salariais dos últimos 10 anos e reivindicam que o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae) seja reconhecido como único representante dos funcionários.
A direção da empresa alegou como motivo para as demissões que os sete funcionários teriam agredido diretores da Emasa, na paralisação da quarta, 27. “Alfredo Melo faz um governo de ferro e hipocrisia”, diz João Sarmento. Cláudio Silva Vale, outro demitido, diz que a posição da presidência da empresa é arbitrária e o motivo para a demissão, inexistente. “Não agredimos ninguém, nem verbal nem fisicamente”.
Todos os demitidos foram aprovados no último concurso da empresa, realizado pela Consultec no início do ano passado. O Sindae afirma que quase 100 dos 300 funcionários cruzaram os braços nesta segunda. Os demais teriam iniciado uma “operação tartaruga” por conta das demissões.
João Sarmento é pedreiro e disse que só encerra a greve de fome quando o prefeito Capitão Azevedo (DEM) e o presidente da Emasa, Alfredo Melo, abrirem canal de negociações com o Sindae e os sete funcionários forem readmitidos.
Alfredo Melo é acusado de estimular a criação de outro sindicato, o Sintrase, do qual teria total controle. Os funcionários foram demitidos antes mesmo da abertura de sindicância e processo administrativo contra os mesmos. A direção da empresa não sabe informar qual teria sido o diretor agredido na paralisação de quarta.

12 respostas

  1. Que vergonha este governo do Caputão Azevedo onde já se viu isso um pai de familia que reivindica condição de vida melhor para sustentar a sua familia ser demitido este governo émuioto hipócrita o prefeito é mesmo incompetente pois coloca mão de ferro para lhe dar com humanos. E é assim que alguns ainda dizem que este prefeito é humilde? Humilde ele era até antes de encher os bolsos e virar marajá .Agora ele quer distancia de gente humilde.

  2. Eu fico indignada com uma coisa dessas!! Será q o povo de Itabuna ñ acorda ñ?????? Espera melhoras desse governo municipal incompetente? Se fosse humilde e bonzinho ñ aceitaria seu salário de R$18.000,00 e doaria um percentual para cumprir parte de algum projeto social prometido em campanha.
    Gostaria de ver energia desse povo p reivindicar as promessas de campanha!!!!

  3. o tal prefeito e o tal presidente da emasa nao entende de lei mesmo ,demetindo concursado ainda queredo aplica,dizendo que o funcionario agredio pra da justa causa fique sabendo prefeitozinho presidentezinho da emasa que justa causa é pra quem rouba e falta mais de trinta dias sem justificativa de trabalho voces que devia receber justa causa que humildade é essa ,que seriedade é essa que falaram na campanha realmente so era pra ganha, agora o resto que……………………………………………………

  4. Processem a prefeitura, pois coloca tanta gente imcompetnte para trabalhar no comando de instituições pública que o próprio prefeito se torta incompetente tb por conta desses chacais.

  5. AS DUAS GRANDES CAUSAS que tem levado as pessoas à indignação são, sem sombra de dúvidas:
    1 – A Escolha errada que a população fez (ou foi certa, seu Sergio?): Uma pessoa (antiga) que não entende nada de administração, de modernidade, et..!!! E não temos que ficar lamentando; agora é procurar outra pessoa, que tenha UM PERFIL DE UM ADMINISTRADOR SÁBIO, SENSATO E ‘MODERNO’ para a gente pensar, sim, no NOVA ITABUNA; mas isso só lá para 2.012. Porque desse jeito aí, é buraco.
    2 – É essa mesma pessoa imbuida de tão importante responsabilidade, escolher como seus acessoresm e secetários, etç… pessoas (‘envelhecidas’ também), que não tem nenhma noção do que é assumir uma pasta, uma secretara!!! Pensam, talvez, que seja só receber o seu salario (alto) no final do mês e ficar como capacho de “um burgês”!
    Visite as cidades do interior de São Paulo? Que beleza!
    Visite Itabuna! Que tristeza! Ainda há Esperança, mas creio que só lá para 2.013 em diante.

  6. TEMOS QUE SENTIRMOS NAO SO PENA MAIS SIM SOLIDARIEDADE POR ESTES HOMENS QUE FORAO PROTESTAR PELO QUE E DE SEU DIREITO, ISTO AI E O SAUDOSSIMO DOS APAIXONADOS PELO ANTIGO REGIME CARLISTA . ESCRAVIDAO , ANTE DEMOCRATICO. E ESTE CAMARADA DA EMASA REPRESENTA O PV AQUI , E UMA VERGONHA PARA OS FUNDADORES DO PV, ELE ESTA MAIS PARA CARLISTA , DEMOCRATA, ARENA, PSDB. É UM OPORTUNISTA. CONTO COM A AÇAO DO PROMOTOR PUBLICO, OS VEREADORES NAO EXISTEM, DEPUTADOS SO VAO APARECER NAS ELEIÇOES DE 2010, APARECERAO COMO SALVADORES DA PATRIA. QUE DEUS NOS ACUDA.

  7. Srº pimenta. O meu comentário só reflete o que está aconteçendo em Itabuna. Acusei orgãos de uma possível cumpliçidade, sem citar nomes pessoais. Não entendi e não compeendo o porque de tanta MODERAÇÃO.Vá enterder…

  8. Sinceramente o que o ocorre na emasa e a politica do antigo coronelismo e seus capangas.
    O SINDAE veio para itabuna ajudar os funcionarios da Emasa a reivindicar seus direitos.
    Alfredo e o grupo dos 20(pessoas comissionadas)indicados por Azevedo, prontamente criarao um sidicato chamado Sitrase, para influenciar e coagir os funcionarios a entrar neste sindicato, e enfraquecer a força de ação do SINDAE.
    O Presidente da Emasa e o G20 afirma agora que o sindicato q deve representar os funcionarios, e esse sindicato formado e manipulado por eles o Sintrase. Agora eu pergunto, cade o direito do trabalhar de escolher seu Sindicato? quem disse q sindicato dos funcionarios tem q ser o escolhido pelo dono ou representante do dono da empresa? cade a democracia de Itabuna?
    Alfredo, G20 e Sintrase e tudo uma coisas só, é uma força manipuladora de Azevedo para calar os funcionarios da Emasa. Ministerio publico do trabalho favor tomar uma atitulde. Investiguem que sindicato a maioria dos funcionarios escolheu. Não deixem que o sintrase do Presidente da Emasa manipule os funcionarios. Que defesa so funcionarios teram de um sindicato q é manipulado pelo presidente da Emasa?
    Que vergonha Azevedo!!!!!

  9. Azevedo querido mande tirar este homem das correntes o mais rápido possivel pois se ele morrer vai complicar mais ainda a sua vida não quero vê voce fu…….. com a imagem deste louco na cabeça ninguem merece.

  10. È uma vergonha o que este tal de Alfredo Melo está promovendo na direção da EMASA; um cara totalmente despreparado para liderar uma empresa desse porte.Como pode em menos de 5 dias de reivindicação dos funcionários, demitir 7 deles só porque estavam a fazer oposição ao SINTRASE; Ele anda tão perdido que até demitir um colaborador da comunicação Sr. Joselito ele demitiu quase causando a morte do mesmo… CAP. AZEVEDO BOTA ESSE incopetente pra fora da direção da Emasa e coloca uma pessoa que não irá sujar o seu nome nem o da instituição. quem deve sair é ele e não aqueles coitados!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *