Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem relata a história é o Jornal Bahia Online: um dos momentos mais tensos do protesto de produtores sul-baianos contra o relatório da Funai, não envolveu os principais personagem do conflito, mas uma autoridade que, certamente, estava no lugar errado, na hora errada: o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Nunes.
Ele estava, coincidentemente, de passagem pela BR-101, acompanhado de um pelotão de policiais, quando chegou à área da manifestação. Sem ter como retornar, os policiais resolveram “abrir caminho”.
Ao ser identificado, o veículo que conduzia o secretário começou a ser alvo dos manifestantes que exigiam a parada do secretário e um posicionamento seu a respeito do conflito.
Como chefe maior da SSP, é justamente Cezar Nunes quem determinará as ações policiais contra os excessos que podem acontecer de ambos os lados.

9 respostas

  1. Acho que o sensacionalismo exagerou dessa vez. Assim que se teve conhecimento da presença , por acaso do secretário, abriu-se caminho. No entanto,aproveitando o ensejo, chamou-se atenção da autoridade para os desdobramentos da pretendida demarcação que já está fazendo vítimas – roças incendiadas, estradas danificadas ou interditadas, sedes de fazendas incendiadas, invasões de propriedades, ameaças de todos os tipos, invasões de órgãos públicos e tudo isto de autoria de um único lado: os tais índios de araque. Assim foi aproveitada a oortunidade para pedir proteção a autoridade maior.

  2. Ajuda. mas no caso da FUNAI a competência é da Policia Federal. Mas foi boa a pressão, para ver se melhora a questão de Segurança Pública na Bahia, a violência tomou conta da Bahia, quem está preso somos nós, cidadãos honestos.

  3. Dona Ruth.
    Onde está o sensacionalismo?
    Houve ou não houve a manifestação? Ou a senhora entende como manifestação apenas quebra-quebra ou coisa parecida?
    O mais incrível é que a senhora mesma reconhece que houve. Leia o que escreveu:
    Assim que se teve conhecimento da presença , por acaso do secretário, abriu-se caminho. No entanto,aproveitando o ensejo, chamou-se atenção da autoridade para os desdobramentos da pretendida demarcação que já está fazendo vítimas – roças incendiadas, estradas danificadas ou interditadas, sedes de fazendas incendiadas, invasões de propriedades, ameaças de todos os tipos, invasões de órgãos públicos e tudo isto de autoria de um único lado: os tais índios de araque. Assim foi aproveitada a oortunidade para pedir proteção a autoridade maior.
    Portanto, o que a matéria informa é real, verdadeira.
    Pena que nem mesmo com uma certa razão os produtores tenham coragem de assumir um simples gesto de protesto.
    Por isso estão como estão.
    Cordialmente,
    Maurício Maron
    Editor do Jornal Bahia Online

  4. Ruth deve ter alguma divergência com ambos os sites. Fez isso apenas para contrariar… A confirmar a verdade da notícia, ela ainda imprime cores mais fortes ao episódio. Ruth deve ser uma mulher da política, só que não se revela…

  5. Aproveitando a oportunidade deste protesto, sugiro aos produtores,donos de casas e pousadas, em fim todos que estão sendo prejudicado por esta tal “demarcação de terra” que crie uma associação para reinvidincar seus direitos junto aos governos e autoridades. O negócio só funciona assim.

  6. O secretário de Segurnaças Pública da BA, Cezar Nunes, estava de passagem pela BR 101 por coincidência encontrou a pista interditda pelos manifestantes.Mandou a PM debloquar para ele passar.Não é de sua competência assuntos relacionados a causas indígenas e sim da Polícia Federal.Pois trata-se de povo silvícolas, tutelados da FUNAI, orgão do Governo Federal.
    Mas serviu como uma advetência do podera vir à acontecer no momento de invasão das propriedades rurais pelos indíos Tupinambás,negros,mestiços e cablocos de Olivença e região.Indíos mesmo é que não são, e sim uma turma de agitadores querendo ganhar terras da União de Graça, para deixar que o homem branco seja seu parceiro no desmatamento da floresta.Ainda bem que ontem foi derrubada no plenário da Câmara Legislativa Federal, a supenção do decreto que desapropriava as terras, pela FUNAI, para serem entregues a indíos acablocados e homem branco fazendo pasar por indíos.

  7. Sr. Maurício, leia a sua manchete: SECRETARIO ESTADUAL PASSA SUFOCO NA BR 101. O que quis dizer com sufoco? Uma situação tranquila? Não pode ser. Embora sua matéria não traga inverdade alguma, remete a possibilidade de ocorrência mais grave. Nesse sentido me coloquei, sob o meu ponto de vista. Ou as manchetes não procuram atrair mais atenção do que a própria notícia? Apenas o locutor e mais ninguém se dirigiu ao Sr. Secretário. Isso é manifestação? Acho, também, que os produtores precisam protestar mais, mas não sou produtora, apenas tive que esperar o fim da manifestação para poder passar e, buscando notícias sobre o ocorrido, li aqui neste blog e comentei o que tanto lhe incomodou, sem necessidade, pois nada foi ofensivo ao senhor ou a quem quer que seja. Quanto aos índios, são mesmo de araque, como todos sabem, inclusive os esquerdistas que se divertem com o “SUFOCO” alheio. E ao outro, também não se revela. Política? Arrgg!!!

  8. Tranquila é pista livre, senhora.
    Se não acha sufoco uma autoridade ter que abrir caminho numa manifestação de 4 mil pessoas e gente pedindo para ele parar…
    Bem, pra mim assunto encerrado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *