Tempo de leitura: < 1 minuto

Pode ser coincidência, mas não deve ser obra do acaso, que o Dia  Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) seja comemorado em data tão próxima ao Dia Internacional do Cacau (7 de junho). Se o Sul da Bahia preserva uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica no Brasil, espetacular paraíso da biodiversidade, isso se deve ao cacau.
O cacaueiro necessita de sombra para produzir o fruto que tantas riquezas gerou  para a Região e as árvores da Mata Atlântica permitiram, ao longo de décadas,  esse casamento que resultou na produção de cacau e na conservação do meio-ambiente. Um modelo de produção que é conhecido como cacau cabruca….
Leia mais em www.danielthame.blogspot.com

2 respostas

  1. Nem a cabruca preserva 100%, pois, na verdade, foi feito um releamento das diversas espécies existentes, por debaixo das copas das árvvores mais altas, e plantado o cacaueiro – uma espécie de erosão genética – apenas não se devastou toalmente. A propósito, perguntem aos especialistas se algum deles sabe definir, com precisão, cientificamente, o que significa cabruca, …?!?!?!
    Nem o cacaueiro é realmente uma espécie que tem que vegetar totalmente sob sombra. Basta verificar o que está ocorrendo em plantios em regiões áridas, que estão indo muito bem, obrigado, …!!!
    Tudo é muito relativo, depende do manejo que está sendo utilizado, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *