Tempo de leitura: 3 minutos
.

A ex-candidata a prefeita de Itabuna Juçara Feitosa parece que tomou gosto pela disputa política. Ontem, ela entrou em contato com o Pimenta para negar que já tenha tomado decisão sobre a sua pré-candidatura a deputada estadual, conforme nota publicada pelo colunista Marco Wense, aqui reproduzida.
Abaixo, confira o que disse ela sobre esse assunto, o esboço do que seria uma candidatura a deputada e como ela encarou o resultado eleitoral na disputa pela prefeitura de Itabuna, ano passado. E apesar de não se assumir pré-candidata, ela fez reivindicações e apresentou projeto ao governador Jaques Wagner, para a reurbanização do Jorge Amado. “É uma dívida histórica que Itabuna tem com aquela população e quem mora na periferia”, justifica. Atenção, pois, ao discurso.
Pimenta – Afinal, a candidatura é coisa do passado?
Juçara Feitosa – Olha, eu não declarei nada sobre isso. Ainda vamos tomar uma decisão, que não será só minha, mas a partir do que ouço nas ruas e da discussão com o partido. O que foi publicado não é verdade, é querer forçar. Não sei qual a intenção [da nota]. De minha parte, ainda não tomei a decisão.
E qual é seu sentimento?

Onde eu tenho andado e no trabalho que a gente continua fazendo, o sentimento é de que eu saia candidata. A minha decisão é mais para frente um pouco.
Quando?

Como disse, vai depender da vontade das pessoas, dos amigos e do partido, principalmente.  Se formos falar em prazo, é algo para decidir no próximo ano. Mas tem algo que me deixa orgulhosa, satisfeita. Nas ruas, as pessoas estão pedindo que saiamos candidata.
A senhora acredita que isso seja resultado da visibilidade como candidata em 2008?
Tem muito disso. As pessoas viram que a campanha foi feita com muita verdade, sinceridade. E com muita proposta de melhoria da vida das pessoas. Em qualquer lugar, tenho recebido muitos apelos [pela candidatura].
E se a decisão fosse tomada hoje, a senhora colocaria a pré-candidatura na rua?
Hoje, pelo que tenho ouvido, conversado com as pessoas, sim. Mas não conversei com o partido. Eu me sinto feliz das pessoas quererem . Não tenho a pretensão de definir isso agora.
As discussões sobre candidatura, como elas vão acontecer?
Primeiro, devemos pensar o que queremos para o futuro de Itabuna. Não é pensar só em campanha, só em ganhar eleição, mas ter projetos para a cidade, para a região. As discussões passam pelo que a gente quer para a cidade. O que a gente tá vendo aí é um atraso. A gente respeita a opinião do povo, mas a cidade não ganhou, deu passos atrás. Se eu puder ajudar e essa for também a compreensão do partido, das pessoas, eu sairei candidata.
Analistas apontam que a sua candidatura prejudicaria o projeto de reeleição de Geraldo.
De forma nenhuma. Caso saia, minha candidatura até contribuiria nesse sentido. Tem vários candidatos que Geraldo pretende ajudar, fazer dobradinha, independente da minha candidatura ou não. Geraldo vai sim ajudar as pessoas que nos apoiaram.
Mas não seria dividir o bolo demais?
O universo é imenso. Itabuna tem 210 mil habitantes, mais de 130 mil eleitores. O sul da Bahia tem três milhões de habitantes. Embora coloquem dessa forma, que prejudico se sair candidata, eu vejo o contrário.
O discurso já é de pré-candidata…
Não, é a lógica, a realidade. Veja a eleição passada [de 2006]. Demos apoio a Jota Carlos, mas vários candidatos se beneficiaram casando a disputa com Geraldo, embora não tivessem [feito dobradinha] oficialmente. Apareceu Sena casado com Geraldo, o Capitão Fábio com Geraldo.
E você, tem trabalhado só em Itabuna ou na região?
Não tenho feito nada fora. A campanha a prefeita nos deu grande visibilidade. Tenho viajado, mas não no intuito de candidatura. Acompanho Geraldo porque ele tem mandato, mas quando posso. E ele apoiou muita gente na campanha a prefeito de outros municípios.
E falando sobre a sua candidatura a prefeita, o que ficou de aprendizado?
Olha, acho até que Geraldo fez mais campanha para os prefeitos das outras cidades do que da minha. Mas isso deu cacife eleitoral para ele. Por isso, que a minha candidatura, caso saia, não o prejudica. Mas sobre a disputa do ano passado, não me considero derrotada. Comecei com quase 2% das intenções de voto e terminei com mais de 40 mil votos.
Esse não seria discurso de pré-candidata?
Não posso esquecer de tudo isso, da campanha de 2008, e o apelo para que eu saia candidata, repito, é grande. Mas dizer que disputarei uma vaga, que serei candidata sem discutir com o partido, não dá. Essa discussão ainda não tive. A decisão será equilibrada e com muita responsabilidade. No PT, a gente primeiro tem que discutir. Mas a vontade das pessoas é essa.

30 respostas

  1. Zelão, diz: – Uma decisão difícil!
    Premida pela votação de 41 mil votos na sua eleição para prefeita, Juçara Feitosa, precisa provar o seu gosto verdadeiro pela política e apagar de vez, que a sua candidatura foi apenas uma imposição caprichosa do seu marido, o deputado Geraldo Simões.
    Por outro lado, a candidatura de Juçara, será uma pedra no caminho das alianças que Geraldo necessita fazer na busca da sua reeleição a deputado federal.

  2. Fazem-se necessário que tenhamos vários candidatos disputando, DA NOSSA REGIÃO, as próximas eleições.
    Por que não JUSSSARA?
    Para a candidata pesa muito carregar os “gamelões” nas costas.
    Quero ver todos concorrendo: Renato Costa, Sena, Adervan, Edson Dantas, Ubaldo e outros da nossa região.

  3. votei em juçara nao por ser mulher de geraldo simoes e sim pelo plano de governo e por ser pt, gosto do pt, como tambem gosto do antigo pmdb , historico em suas lutas ,porem tem suas representaçoes que nao sabem o que e esquerda e o que e dirweita, querem esta no poder de qualquer geito, como e que em ilheus se coloca um canditato como valderico para representar um partido historico de esquerda que esteve na luta pela direta contra o militarismo o chicote do malvadeza. e voto em juçara para deputada na espqctativa que seja ela mais um nome a referir e refletir o pt de itabuna e regiao do sul ja tao esquercida por todos os deputados
    ELA PODERA SUPERAR SEU CRIADOR, POIS JA TEM SUA LUZ PROPRIA.

  4. Se houver muutas candidaturas daqueles que fizeram parte da aliança no ano passado, os cerca de 40.000 votos poderão se transformar em pouco mais de 10 ou 15 mil, pois irá pulverizar muito, …!!!
    Por outro lado, é muito melhor que o povo vote nela que em candidatos de fora, …!!!
    Nessa hora temos que usar a seguinte estratégia: Eleger sempre gente daqui, em detrimento aos forasteiros, pelo menos, de uma forma ou de outra, teremos a quem cobrar, …!!!
    O que não adianta é um bocado de gente sair candidato, apenas para medir força, testar o poder de barganha, como normalmente ocorre, inclusive do lado do PT, pois o outro lado todos já sabem que nunca brigam, sempre “negociam”, se bem que ao analisarmos os exemplos mais recentes, a turma do PT arrepiou, mostrram-se “desassombrados”, …!!!
    Quem observa os outros fazerem, um dia aprende, …!!!

  5. Você admiradora, deve estar tomando bastante no 25. Itabuna foi quem sumiu do mapa.
    Zé de Cuma deu tchau, foi embora para Vitória da Conquista, a cidade considerada como a melhor da Bahia, em saúde, educação, infra estrutura etc. deixando as viúvas dele aqui nesse xiqueiro, sem atenção à saúde, sem água de qualidade, sem saneamento básico… e o sucessor dele, o capitão, passou da fase de cachorro azedo (lembra, pulando em cima do povo e agarrando o povão na rua atrás de voto?) pois é, agora está na fase de mula, dando coice na bunda de quem votou nele.
    UI, ui, ui, admiradora gostou de tomar no 25.

  6. Para os “amantes” do sucesso do PT de Vitória da Conquista, apesar de continuarem morando aqui, tenho uma triste notícia:
    Vitória da Conquista, juntamente com Bom Jesus da Lapa e Cândido Sales, são as três cidades baianas que mais agrediram o meio ambiente, …!!!
    Tem um ditado que diz: “Em terra que eu não vou, ddendê dá na raiz”, …!!!
    Talvez seja por isso que um bando de bobos, de capicongos, vivem dizendo que Vitória da Conquista é isso, é aquilo, mas continuam vivendo aqui (cuspindo no prato em que comem). Não sei porque não vão embora, pois quem tem preparo, capacidade, competência, se estabelece em qualquer lugar, criam as suas próprias oportunidades, no entando, …!!!
    Se o PT fez sucesso por lá, são as pessoas que compõem o PT de lá que “fizeram por onde”, tiveram seus próprios méritos, trabalharam, realizaram, mostraram resultados, o que não ocorreu com as pessoas do PT daqui, por culpa deles mesmos, pois se tivessem feito um bom trabalho quando tiveram oportunidade, não tivessem ficado na inércia, eu garanto uma coisa: Jamais sairiam do poder, seriam líderes por muito tempo, até hoje, principalmente tendo os adversários que têm, que não são nada de excepcionais, muito pelo contrário, …!!!
    Agora fica um bando de frustrados, chorando feito carpideiras, querendo colocar a culpa ma maioria da população, como se eles fossem melhores que os outros, …!!!
    Ao invés de ficar “endeusando”, “idolatrando”, o pessoal que já provou que não têm mais jeito, segundo a preferência da maioria da população, façam vocês mesmos, criem um grupo novo, se candidatem, “metam a cara” e façam diferente, criem novas oportunidades. Apoiem, por exemplo, o Luiz Sena, o Wenceslau, que são lideranças novas, emergentes, diferentes, …!!!
    Desta forma, até eu poderia votar em vocês. Agora, continuar querendo – simplemente – insistir numa repetição, sem renovação, não tem sentido algum, …!!!
    PENSA, ACORDA, …!!!
    Como diz a música: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Sai da inércia, da letargia, da mesmice, do discurso de retórica, …!!!
    Perece conversa de bêbado, repetindo sempre a mesma coisa, …!!!
    Parece “samba de uma nota só”, …!!!

  7. Essa tal “Admiradora” comentário 7, deve ser admiradora do DEMo, está achando pouco a mer.. que vccs fizeram.
    EU NÃO TENHO SEGRÊDO
    NÃO VETEI EM AZEVÊDO.
    E claro que Juçara será candidata e meu voto será dela.
    Enquanto isso muitos itabunenses ainda não aprenderam, ficam votando em candidatos que nada teem com Itabuna.
    Outra coisa, impuseram uma farsa da vassoura de bruxa para Geraldo, chamam Juçara de bruxa, mas na verdade quem está com a bruxa é Itabuna com este capitão moleza.

  8. ÓTIMA CANDIDADTA.ITABUNA PODERIA ESTAR MAIS BEM PREPARADA PARA O CENTENÁRIO EM 2010 COM ELA NA PREFEITURA, MAS, PRECISAMOS APANHAR MUITO PRÁ SABER VOTAR. ENTÃO…

  9. Seria uma conquista historica para nossa regiao, em se tratando de capacidade politica ela vem demonstrando que era a mais preparada para ser prefeita de nossa cidade, e vem trabalhando para trazer melhoria da qualidade de vida para o povo, vem buscando com o governo federal e estadual melhorar nao so a vida dos itabunenses como de toda regiao. Precisamos de pessoas de bom carater e com vontade de ajudar,Ela esta preparada e vive um momento favoravel para ser candidata, o povo precisa de uma pessoa como ela.

  10. Ha, ha, ha, me engana que eu gosto. Pensar pra Itabuna? Vcs só tem projetos pessoais e tudo gira em torno da família Simões. E o tal do Azevedo, nem projetos tem. Nós estamos é fds.

  11. Realmente o 25 não bate, espanca. O 25 está espancando essa gente ruim de Itabuna que o elegeu. ô povinho miserável, tá na merda e tá pedindo bis.
    O 25 só não está espancando quem não votou nele, porque o povo consciente não vêm esse descaso com a cidade como surpresa.
    Quanto ao babaca, baba ovos do Sérgio Oliveira, afirmo que este é digno de pena. Eu particularmente ainda estou aqui, porque conclui minha graduação e fui convidada, por ser competente, para trabalhar em uma empresa em Ilhéus, na minha área. Passo o dia todo por lá. Só venho em Itabuna dormir e ficar um pouco com minha família, sabe por que? Porque tenho uma casa maravilhosa que não quero me desfazer dela para ir embora por causa de incompetência admministrativa municipal.
    Quero mais é que Azevedo, você Sérgio, e seu bando se quebrem.
    Vou viver aqui sim, não preciso do SUS (que não funciona em Itabocas), não preciso do bolsa de renda familiar (que não existe), não preciso da educação municipal para os meus filhos… preciso apenas da coleta de lixo e do abastecimento de água. Vou ficar aqui sim, porque pago os meus impostos em dia, e além disso, vou ficar para reivindicar os direitos de todos, sou cidadã itabunense (infelizmente) por isso fico e doa em quem doer, vou falar sempre, vou estar sempre nos movimentos em prol da sociedade.
    Mas sabe por que vou participar sempre dos movimentos? Não é porque quero emprego político não, até mesmo porque não preciso, mas sim para que um dia possamos ter uma cidade digna de se viver.
    Quanto a você babaca, Sérgio, ao invés de ficar o tempo todo puxando o saco do DEMO, vai olhar Itabuna de forma holística, ou melhor nem precisa, as mazelas dessa cidade estão bem nítidas, até cego vê.

  12. CARO AMIGO SERGIO.PARE DE FALAR DO PT,COBRE DO SEU PATRAO TRABALHO;ÃNTES Q ITABUNA SAIA DO MAPA.ALIAS ESTA NO MAPA DA DEM-GUE,LIXO,RATOS FALTA DE AGUA .E TAMBEM FALTA DE VERGONHA NA CARA DE VOCE E OS 52 MIL QUE VOTARAM NISSO AI. UIUIUI!!!!!

  13. Pelo que Azevedo esta fazendo com pessoas que votaram nele, confiaram nele e ele pé na bunda de um bocado de gente, Juçara dara de goleada.
    Eu por exemplo era Azevedo até debixo dágua, e não fui contemplado, muito pelo contrario, fui foi eliminado, despretigiado.
    Então minha resposta e também a de uma boa quantidade de pessos a mim ligadas será NÃO a ele e sim a qualquer outro, inclusive Juçara.

  14. Para uma pessoa que diz ter concluído a graduação – apenas a graduação – ainda “se orgulha” de não necessitar de bolsa família e do SUS, é prova cabal de que não tem muito cérebro, muito menos argumentos convincente para debater com outrem, pois logo parte para a agressão, usando impropérios para se referir aos outros, …!!!
    Gente desclassificada, casca grossa, …!!!
    Digna de pena, pobre de espírito, …!!!
    “Ô coitada”, …!!!

  15. Rapaz vc ai de cima deveriam tomar vergonha na cara depois de um cassete desse de quase 14 mil votos a frente.
    Se como prefeita ela n levou nada e como deputada vai para algum lugar?
    me desculpem tomem vergonha na cara e pare com essa picuinha pq se Geraldo fosse bom ele sairia como prefeito e n teria colocado a sua ex esposa.
    Me polpe
    Depois de um cassete desse acho q deveriam tomar vergonha na cara mesmo.
    Acorda Pt vc acabaram de se afundar em 2008.
    PT em Itabuna nunca mais.
    Morram e podem latir que vou ouvir vcs.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. PEICILLA LEMBRE DA VASSOURA DE BRUXA.GERALDO SAIU COM QUASE 40 MIOL VOTOS.DEPOIS Q VOCE E OS ELEITORES AJUDAREM A CUMA DESTRUIREM ITABUNA LEMBRAM.DINOVO REPETIRAM A DOSE.TOMI 25.ESTAMOS TODOS RINDO DE VOCES ;DERSTUINDO ITABUNA COM DEM.UIUIUIUIU!!!!!TOMI 25 E CHORE.POIS ESTOU RINDO A TOA.ATE 2010.HA!ESQUECIR SEU IDULO CUMA ESTA MORANDO NA CIDADE MAIS BONITA E PROGRESSISTA DA BAHIA;VITORIA DA CONQUISTA ADMINISTRADA PELO PT 13.GOSTOU?LA O POVO AMA A CIDADE.AQUI VOCES DO DEM DESTROI;VIOLENCIA LIXO DEM-GUE .ITABUNA PAROU.SEU PREFEITINHO TEM PROJETOS?RSRSRS HAHAHAHA.CHORE NAO MULHER. SO TEM 5 MESES DE ATRAZO.

  17. se e que seu nome e pricila
    itabuna foi enterrada com 52 mil votos
    eu aposto com voce que estes 12 de frente ja estao arrependidos
    porem cada cidade tem o prefeito que merece
    voce sergio oliveira sao pessoas
    que perderao a eliçao de itabuna
    pois vocs acreditavao no governo azevedista
    e podem ter paciencia ainda falta 3 anos.
    e o pior temos em frente os 100anos da nossa itabuna

  18. Bem,
    Analisando o cenário político, é comum políticos tentarem conquistar as esperas municipal, estadual e federal. Por que seria diferente com a família Simões? Mas, nessa onda de mulher no poder, carisma também conta. E não acredito que essa daí emplaque, a não ser que o marido tenha votos suficiente pra se reeleger a federal.

  19. Ah! não é o “quê” queremos pra Itabuna, e sim “O QUÊ” o povo de Itabuna precisa, o que o governo local precisa entender é que nem sempre os valores e ideologias políticas condiz com a realidade local.
    Para se governar bem precisa-se entender as reais necessidades de onde se governa.

  20. Precisamos de governantes que entendam a verdadeira necessidade do seu povo. Nem sempre as propostas políticas condizem com as necessidades locais.
    Itabuna precisa de um governante que realmente idenda seu povo.

  21. Concordo que o Deputado Geraldo Simões tem uma vasta e longa história política, mas se tratando de Juçara, qual a história política ela tem? Ser esposa de Geraldo não significa ter história política.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *