Tempo de leitura: < 1 minuto

Índios tupinambás denunciaram ao Ministério Público Federal (MPF) que teriam sido torturados pela Polícia Federal durante operação numa fazenda na Serra do Padeiro, em Una, em abril. A denúncia está publicada na edição de hoje da Folha. Os indígenas disseram ter recebido choques elétricos nas costas e órgãos genitais, além de tapas e chutes.
Os cinco tupinambás autores da denúncia dizem que foram pisoteados e ameaçados de morte pelos policiais federais. “Os ferimentos dos índios foram avaliados em um exame de corpo de delito realizado quatro dias depois do confronto pelo Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal, para onde os cinco foram levados para depor”.
A reportagem do jornal paulista teve acesso ao documento, que “confirma choques elétricos no pênis de um dos índios e na região lombar de dois deles”. A polícia reconhece ter utilizado um instrumento de choque, chamado taser, para imobilizar os índios, que estavam com facões e resistiram à prisão.
Um inquérito foi aberto e será acompanhado pela Procuradoria da República em Ilhéus. A polícia informa que todas as armas utilizadas na ação não eram letais. O chefe da delegacia da PF em Ilhéus, Cristiano Barbosa, diz que os policiais empregaram “uso progressivo da força” porque os indígenas, armados de facões, resistiram.
NÃO EXISTE MAIS INDIOZINHO, DIZ DELEGADO

“Já não é aquele pessoal que está lutando pela causa indígena, gentil e dócil. Há um histórico de crimes, de incêndios em fazendas. O cenário não é de indiozinhos que estão lá querendo plantar e colher. Diante disso, a PF agiu como tinha que agir”, afirmou Barbosa.

21 respostas

  1. O Chefe da policia Federal de ilheus Cristiano Barbosa, è um cavalheiro,homem de bem, de moral ilibada e por sinal extremamente equilibrado!A arma Taser é muito usasda pela policia Israelense , justamnet por nao ferir ninguem ,e nao ter poder letal,é usada para dar uma certa segurança ao policial quando quer imobilizar um indivíduo ! Portanto essa história de agressao nos ja vimos esse filme , so que qem estavam armados e exesivamente agressivos foram justamnwete os “falsos” caboclos que se intitulam indios ( nao sei de que etnia)!!!!! Portanto vamos parar com tanta lebga- lenga e vamos respeitar as nossas autoridades principalmente A policia federal !

  2. É “seo” delegado, justamente por terem sido gentis e dóceis é que eles foram em sua maioria dizimados, os que sobraram foram muito deles aculturados,expulsos de suas reservas, muitas delas prá servir ao agronegócio, aos latifundiários (porque a gente sabe que a questão da posse de terras nesse país, só gente que frequenta a câmara e o nosso senado é que sabe como esses caras conseguiram a titularidade dessas terras).Quanto a questão do histórico de crimes, meu caríssimo senhor delegado! se por um acaso conhece o começo da história do Brasil,a usurpação das riquezas minerais, vegetais e animais(que por sinal continua até hoje), o que os portugas fizeram com os índios com a ajudazinha” desinteressada” da Igreja não foi crime? Ora” Seo” delegado! faça-me o favor!!!!!!!!!!que tal o senhor dá uma experimentadinha nesse instrumento de choque, capaz que o senhor goste.

  3. Concordo plenamente com o chefe da polícia federal.Os resquícios de cultura indígena q eles possam vir a ter foram plantados há uns oito ou dez anos atrás,não me lembro bem,por um grupo de indigenistas q vieram de fora ensinar-lhes,uma aculturação inversa do habitual.

  4. O problema deles hj,é q não esperavam q houvesse uma reação organizada dos proprietários da área em questão.Como estão sem argumentos,partem para o ataque vil.

  5. Engraçado. Se essa arma é tão boazinha assim, logo não existe sofrimento do povo palestino nas mãos dos soldados israelense. O que estamos vendo com o sofrido povo na TV é tudo mentira. realmente temos que rir…

  6. Concordo plenamente com o delegado da PF. Na verdade, essa matéria nem deveria ser publicada, principalmente em jornais Paulistas. A imprensa não sabe a realidade dos fatos e acontecimento que estão acontecendo nesta região. PF, pena que esta arma, só dar choque. Enquanto isso, os bandidos índios continuam aterrorizando a região. A imprensa deve, antes de publicar qualquer fato, averiguar o porque. Parabéns a PF.

  7. policia tem de ser respeitada,aqui ou em qualquer parte do mundo, e os indios jah disseram que vao continuar com as invasoes, essa demarcacao do jeito que estah,eh uma piada.
    O turismo de ilheus,vai para o beleleu, zona sul reserva indigena e a zona norte area industrial.
    Vamos ver certamente daqui para a frente ,conflitos graves e a policia tem de estar atenta
    Conheco indios que estao putos da vida com esta situcao, eles sao proprietarios de terras que herdaram dos pais, e agora vao perder a posse para a uniao, como eles mesmo dizem , foi um tiro no peh, vamos de cavalo para burro.

  8. Famílias negras e mestiças que trabalham e residem nas proximidades da serra do Padeiro, vivem dias intermináveis de angústia e tensão e não sabem a quem recorrer. São ameaçadas para não abrirem o “bico. Querem denunciar mas temem as represálias do cacique Babau. O uso da história deo Brasil para justificar as ações terroristas, em nome do que chamam de reparações e compensações é descabida. Teríamos, para sermos justos , que abandonar o Brasil e todos voltarem as suas origens européias e africanas, pois não são originalmente deste lugar. Ora, D. Nice, faça-nos, a Sra., o favor!… A antropóloga que montou esta farsa denominada relatório da Funai é uma portuguesa. Provavelmente corroída pelo remorso causado pelos crimes, genocídios e escravidão dos seus antepassados. A igreja cuja omissão a Sra. aponta, é a mesma que, através do CIMI, dá a maior força na expropriação dos bens alheios, surpreendendo incautos, grilando consciências e deturpando verdades. O segredo da felicidade está em conviver. Para isto, a revanche, também, deve ser descartada. O delegado tem razão quando diz que não tem mais ninguém ingênuo, é a pura verdade. As políticas cabíveis nesta região são as de inclusão social que, infelizmente, o governo é incapaz de promover com plenitude, optando pelo paternalismo do bolsa família.Reforma agrária sem invasões e nas terras improdutivas, políticas habitacionais e empregatícias, entre outras é o que deveria estar sendo aplicado. A senhora deveria reconhecer que muitos descendentes indígenas que trabalharam muito para ter alguma coisa, perderão tudo com a demarcação. Famílias negras, para as quais tudo é mais difícil, também perderão suas terras. E depois, todos saberão como essa região produtiva vai ficar. Indenizações da Funai são piadas e muito mau gosto.Será um caos social. Falar de história do Brasil e querer criar uma etnia Tupinambá por aqui, é um abuso contra a pesquisa científica. Nos poupe!

  9. Zelão, diz: – Pimenta nos olhos dos outros é… Refresco!
    Se os “caboclos” armados e valentes, tivessem matado um dos policiais, tenho certeza de que não haveria lamentos. Os policiais que efetuaram as prisões, formam uma tropa de elite bem treinada e sabiam quando foram cumprir a missão em nome da justiça, que os indios ou assimilados, são protegidos por leis especiais.
    Não creio, portanto, que todas as precauções não tenham sido tomadas pela tropa e pelos seus comandantes.

  10. Creio que diante de um assunto tão polêmico tomar partido não é o melhor negócio, pois sabemos que há excesso de ambos os lados, …!!!
    Agora uma coisa eu pergunto: Para conter alguém, pode-se usar o aparelho no braço, na perna, e por aí vai, mas no pênis, como cita a reportagem, …?!?!?!
    Aí não é mais contenção, mas sim tortura, …, pois para conseguir colocar o aparelho no referido órgão e desferir uma descarga elétrica, certamente a pessoa já estaria contida, no interior de uma sala, pois nunca vi a polícia tirar a roupa de uma pessoa para contê-la, no meio da rua, …!!!
    Que o delegadozinho arrume outra desculpa, pois essa foi furada, ou será que ele acha que se deve usar canhão para matar mosquito, …?!?!?!
    Quando eu digo que qualquer zé mané que se forma em Direito e, pelo fato do curso proporcionar um grande leque de opções, muita gente despreparada acaba assumindo cargos muito maiores que a capacidade deles, …!!!
    Por outro lado, pelos comentários, tem muita gente com saudades da ditadura, dos porões, dos clausuros, dos calabouços, isso porque nunca foram lá, nunca souberam como as coisas ocorriam, sequer leram algo a respeito, …!!!
    “O QUE É ISSO, COMPANHEIRO”, …?!?!?!
    Mas aqui na nossa pobre região (inclusive em educação), outrora tão próspera, é possível encontrar todo tipo de babaca falando e escrevendo um monte de bobagens, …!!!
    Isso em pleno governo democrático, popular, polulista, que quer se perpetuar no poder, …!!!
    Para alguns comentaristas, o Brasil teria que ser tão “democrático” quanto Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Irã, …!!!

  11. Ao contrário do que foi dito no comentário nº 1 (autor: Grapiuna), as armas TASER só começaram a ser usadas recentemente em Israel, ou seja, a Polícia Federal usa armas TASER no Brasil desde 2007, logo, há mais tempo do que a polícia Israelense que, diga-se de passagem, não tem tradição no que se refere ao uso de armamento não-letal e, conseqüentemente, é uma das polícias que mais mata no mundo! Justamente por causa disso, no início desse ano, a polícia israelense recebeu suas primeiras armas TASER e, assim, o policial de Israel agora dispõe de uma opção não-letal eficiente na cintura.
    Com relação a atuação da Polícia Federal no referido episódio, há dois comentários a fazer:
    1 – Foi tecnicamente correta e inteiramente legal.
    2 – Pena que o DPF não tenha utilizado as armas TASER em outros episódios envolvendo as ações orquestradas e criminosas dessas quadrilhas de “índios” que, armados, seqüestram pessoas e fecham estradas para extorquir dinheiro dos cidadãos.
    Em resumo: PARABÉNS PARA A POLÍCIA FEDERAL!

  12. Estamos diante do surgimento do odio racial, é só ouvir alguns discursos de figuras da sociedade ilheense na tal manifestação contra a demarcação.
    O vereador Alcides só não diz que falou que os indios deveriam ser tratadoas como vassoura de bruxa, extirpados.
    Tem muito racista querendo pousar do que não é….
    E no caso do delegado só porque não existe mais o indio antigo, quer dizer então que pode torturar os atuais???
    E outra coisa se fizerem uma investigação seria em Olivença vão descobrir que 90% das propriedades ali são montagens feitas no cartório.
    Depois tem mais…..

  13. Sérgio, não sei como sua mulher te aguenta, neguinho? Ela é uma heroína da resistência. Resistência a você. Quer dizer, se é que ainda não deu o fora e com toda razão. Faça um blog só prá você e pare de pegar os outros de surpresa. Assim é duro, filho! De forró a índio esse cara de pau entende de tudo… é um saco!

  14. Os que dizem ser indios tem e que tomar vergonha na cara esse cambada de inresponsaveis destruidores mereçe mesmo a policia Federal humilhar esses safadados bandidos mais tem ao seu favor uma ruma de orgão pra usufluir depois da natureza digo dessas ONGS que estão infriutada com os falsos indios tem STF na pessoa do GILMAR MENDES o tal do Presidente LULA do PT O Gilmar Mendes e seus aloprados dos Ministros deu pareçer aos indios em Roraima sabe o que está acontecendo lá Plantio de Maconha, Vendas das Terras ao Venezuelanos e os fazendeiros que tomarão no feixo do C……..A policia Federal faz o dever dela que é coibir a invasão indiginas em areas produtivas de pessoas que tem suas terras legais

  15. Uma frase que nos deparamos em alguns estabelicmentos onde diz: “DIREITO TEM, PARA QUEM DIREITO ANDA”. Será que esses bandidos tupinambás tem o direito de querer usar a violência como estão usando? Temos que nos unirmos mais ainda e partir para o tudo ou nada. Esses bandidos são piores do que as qudrilhas das grandes cidades. Estão fazendo de tudo e estão recebendo apoio de ONG´s, deputados da região, do governo estadual e do governo federal. ALÉM DOS PROPRIETÁRIOS DE TERRAS, SRS, DONO DE CASAS, COMERCIANTES, PROPRIETÁRIOS DE POUSADAS E TODOS DESTA REGIÃO, VAMOS PARA A LUTA, NÃO VAMOS NOS ACOVARDAR.

  16. Tudo bem que a PF usou a armas pra impor a lei, mas essa de acertar o “pinto” do ìndio e dizer que não foi totura….é como chamar todos nos de burros….quem não conhece a forma de atuação brutal da policia em geral que fique acreditando em contos de fadas….

  17. Quando o Governo se mostra incompetente e até conivente com as quadrilhas de criminosos (auto-intituladas de “movimentos sociais”) que invadem, matam, saqueiam e depredam, a “moda” pega e surgem mais e mais quadrilhas compostas por pilantras de todos os tipos, cujo único objetivo é angariar poder e fazer fortuna por meio de invasões das terras dos verdadeiros trabalhadores deste país. O Ministério da Justiça e o Poder Judiciário precisam atuar de forma enérgica contra estas quadrilhas de bandidos! Quantas pessoas estas quadrilhas já mataram? Quantas plantações já foram destruídas? Quantos saques já foram feitos? Quantos trabalhadores já foram agredidos? E essas quadrilhas ainda reclamam que o DPF usou armas não-letais???? Se fosse em outro país, estes bandidos teriam levado chumbo! Graças a modernidade tecnológica do DPF, estes criminosos só levaram tiros de Taser, ou seja, tiveram sorte de serem presos por uma polícia de primeiro mundo…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *