Tempo de leitura: 3 minutos
.

O Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae) se manifestou sobre as declarações do presidente da Emasa, Alfredo Melo, em relação à demissão de trabalhadores no mês passado. O coordenador geral do sindicato na região, Adilson Bonfim, diz que o Ministério Público do Trabalho está ouvindo os trabalhadores, para se manifestar sobre a reintegração dos demitidos.
Nessa entrevista ao Pimenta, o dirigente sindical ataca o estímulo que a Emasa sempre dá ao Sintrasi, a cada governo da direita na cidade. “Essa é a terceira vez que ressuscitam esse sindicato e sua diretoria”. Ele ainda afirma que o Sindae voltou para reconquistar a base de Itabuna. “Já contamos com 166 filiados, de 277 concursados”.
O presidente da Emasa afirmou em entrevista ao blog que as demissões dos sete funcionários foi uma resposta a agressão que ocasionaram à sociedade, parando o sistema por quatro horas e deixando milhares sem água.
Não houve agressão à sociedade. Fizemos uma manifestação e uma passeata. Em nenhum momento houve paralisação do sistema. As demissões, na verdade, são para intimidar os trabalhadores. Estão usando essas demissões para pressionar os trabalhadores a não se filiarem ao Sindae. Chegam a dizer, em reuniões, que caso se filiem, serão demitidos como foram os sete. Isso é terrorismo com os funcionários.
O que o sindicato está fazendo para reverter essas demissões?
Primeiro denunciamos ao Ministério Público do Trabalho, que está ouvindo os trabalhadores, para então se posicionar, e também à Delegacia Regional do Trabalho. Teremos uma audiência no dia 29, na DRT, entre funcionários e Emasa. Estamos nos mobilizando.
O presidente da Emasa sugeriu que há outros interesses nesse retorno do Sindae a Itabuna…
Ele anda dizendo que o Sindae quer que a Embasa reassuma o serviço de água e esgoto em Itabuna, não renovando o contrato de comodato, que vence este ano. Se não renovar, será por culpa de desacordo entre eles, ou pelo desacerto dessa administração, não por ação dos trabalhadores.
Há uma polêmica em torno da legalidade do Sintrasi, o outro sindicato que representa os trabalhadores da Emasa. O que há de concreto nisso?
O Sintrasi foi um sindicato criado em um desses governos de Fernando Gomes, sob medida, para contestar o Sindae. A cada governo da direita ele é ressuscitado, assim como sua diretoria. Então fica claro qual é a intenção da empresa ao estimular a filiação dos trabalhadores ao Sintrasi. Por outro lado, o Sindae já conta com 164 filiados, dos 277 trabalhadores concursados. Já temos a maioria da base.
Como fica essa relação, dois sindicatos representando a mesma base?
Nossa luta é em defesa dos trabalhadores, filiados ou não. A preocupação maior do Sindae, neste momento, é com a reintegração dos companheiros que foram injustamente demitidos. Mas estamos na defesa dos trabalhadores, mesmo que não sejamos os únicos a representá-los neste momento.
A Emasa diz que tem documentos que comprovam a desistência do Sindae da base de Itabuna. Esse documento existe?
Eles apresentaram no Ministério Público do Trabalho esse documento. Dizem que é o resultado de um plebiscito, em que os trabalhadores decidiram pelo Sintrasi. Pegamos uma cópia. Tudo bonitinho, mas quando a gente vai ver as assinaturas, no local do Sintrasi está lá, uma rubrica e um carimbo. No espaço do Sindae, apenas uma rubrica, que ninguém sabe de quem é. Não reconhecemos esse documento.
Mas o Sindae se afastou da base…
Bem ao estilo deles, os dirigentes da Emasa estimularam a desfiliação ao Sindae e a migração ao Sintrasi. Apesar da forma como foi feita, o Sindae respeitou a decisão do trabalhador, e se afastou. Mas nunca abandonamos, e isso pode ser visto na nossa luta contra a privatização da Emasa [durante o último governo de Fernando Gomes]. Defendemos a empresa, para que continuasse pública, e os empregos de todos os trabalhadores. Agora mesmo, foi a nossa luta que resultou no reajuste de 20% que a empresa deu aos funcionários, através do outro sindicato.

2 respostas

  1. Esse Sidae só tem interesse politico
    ele ta doido pra privatizar a Emasa
    se ja deu o aumento o que eles querem.
    cuidado funcionario da Emasa o sindae é
    da Embasa.

  2. palavras ao vento é o que os dorigentes do Sindae faz, eu tenho acompanhado os jornais e as radios em itabuna e o que mas se comenta é a conquista do outro sindicato Sintrasi com 20% de salario, 33% nos tickt e o planos de saude!!! se vcs estão mesmo preucupado com os funcionarios por que fazer greve depois de uma negociação desta? e ainda mais, provocou nos funcionarios acões que vcs mesmo como dizem ser esperientes os levou a demição.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *