Tempo de leitura: < 1 minuto

Em instantes, cerca de 50 pessoas vão protestar na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Ilhéus. Elas alegam que foram cadastradas de forma irregular pelo órgão federal, como se fossem da etnia tupinambá. E, acusam, receberiam vantagens pessoais para se declarar descendentes da etnia.
Primeiro, haverá um ato de protesto no Sindicato Rural de Ilhéus, no centro. Logo depois, as 50 pessoas seguem para a sede da Funasa no município sul-baiano. É mais uma ação contra a demarcação de terras na região de Olivença (Ilhéus), Una e Buerarema.
A polêmica foi instalada quando outra fundação, a Funai, alegou que mais de 47 mil hectares de terras daquela região seriam dos índios tupinambás. O relatório de demarcação, caso seja reconhecido judicialmente, afetará a vida de aproximadamente 30 mil pessoas e mais de 600 propriedades, segundo os produtores e donos de empreendimento na região em litígio.

Uma resposta

  1. Se a funesta Funai nao fizer nenhuma açao, principalmente para chamar atençao da imprenssa , como vai se justificar perante a sociedade se nao tiver serviço prestado a comunidade? Ai entao passou a catalogar caboclos e outras pessoas que nada tem a ver com caboclos de Olivença , Una e Buerarema para justificar a sua presença nessa Regiao!Essa decisao que a cooperativa de agricultores e praticamente a grande maioria dos moradorwes, produtores e pessoas que produzem em Una , Ilheus e Buerarema ja começou a desmoralizaçao dessa farsa, que ja deu um grande prejuizo nos proprietários nao só de pequenas propriedades ( na sua grande maioria) como tb. no turismo de Ilheus e Olivença!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *