skip to Main Content
16 de abril de 2021 | 02:59 pm

DE ACUSADORES A ACUSADOS

Tempo de leitura: < 1 minuto

As cerca de 50 pessoas que pediram à Funasa o descadastramento da etnia tupinambá por considerar irregular a forma em que foram induzidos a se auto-intitular descendentes de índios vão passar de acusadores para acusados.
Caciques da tribo tupinambá vão ingressar na Polícia Federal pedindo apuração de crime de falsidade ideológica. Os caboclos acusam lideranças indígenas de manipularem o cadastramento e até de tomar posse de documentos pessoais de pequenos produtores da região – a maioria cabocla – para incluí-los na lista de índios fornecida à Funasa, que presta serviços de assistência médica às aldeias.
Os tupinambás rebatem. “Se alguém cometeu crime foram eles, que se intitularam de uma etnia que, agora, reconhecem que não são”. Segundo o índio Cláudio Magalhães, o “Tororomba”, eles podem até ter sido procurados, “mas ninguém forçou nada a ninguém”, numa clara resposta aos produtores que se disseram ameaçados a participar do cadastramento.
Leia mais em www.jornalbahiaonline.com.br

Esta publicação possui 5 comentários
  1. Paciencia Sr torotrômbada,Demorou mas apareceu a verdade!O que tem que ser apurado, é até quando esses pobres moradores de Olivença , foram usados como manobra de massa ? Nao precisa forçar quem quer que seja , principalmente no País da lei de Gerson, BASTANDO SOMENTE OFERECER VANTÁGENS , COMO FOI DITO EM ILHEUS POR QUASE TODOS QUE QUISERAM SE DECADASTRAR !Mas de qualquer forma vcs conseguiram parte do que queriam: desvalorizar as residências em Olivença e as propriedades, e fazerem terrorismo, como se o nosso povo fossem meninos amarelos e que tem medo de assombraçao!E por fim acabar de vez com Ilheus como referência turística na Bahia e no Brasil!Ainda bem que o povo acordou!Parabens Mário,Luis,Alfredoe o Ver.Alcildes”!

  2. É ameaça para calar a boca dos outros caboclos cadrastrados irregularmente. Ai, Brasil. Quem se cadastrou foi pensando nos benefícios, se fosse nas terras eles ficariam calados como muitos que todo mundo sabe que não é índio e estar atrás das terras alheias.

  3. Prezados,
    O que tem que ser apurado são os crimes cometidos por estes supostos caciques, inclusive o homicídio na Fazenda Santa Rosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Falsidade ideológica? oRA, TODOS NA REGIÃO SABEM QUE ESSES FALSOS LÍDERES TUPIOQUÊ SE APROVEITARAQMDA FRAGILIDADE ECONÔMICA E DA IGNORÂNCIA DESSES CADASTRADOS PARA FAZEREM PROSPERAR ESTA FARSA. o CASO É QUE SEI POR AMIGOS QUE EXISTEM DOCUMENTOS QUE SERÃO APRESENTADOS E VÃO COMPLICAR O BCO DO NORDESTE E PROVAR QUE O TAL CADASTRAMENTO ACONTECEU EM TROCA DE VANTAGENS FINANCEIRAS. E PIOR, MANDAVAM PROCURAR UM TAL LÍDER PARA DAR O OK AO BANCO. QUE VERGONHA. ACUSARAM O GOLPE E PARECE, PELO NOTICIÁRIO, QUE É SÓ A PRIMEIRA ETAPA. TÁ FAZENDO ÁGUA MESMO. SAI DE BAIXO!

  5. Alea jacta est.
    Todos nós (da Regiao) Sabemos que olivença , sempre teve moradores caboclos amigos dos moradores e veranistas.A grande maioris dos caboclos tinham propriedades agricolas e geralmente vinham nos finais de semana fazer compras em Olivença ou em Ilheus.Com a vinda dos “políticos”Funais etc etc etc,é que começou toda essa falta de respeito , induzindo os caboclos a cometerem esses impropérios com falsas promessas, induzindo os mesmos a esse clima de desconfiaça, desrrespeito com o proximo, tentando transformar os nossos caboclos em marginais comuns! È uma Vergonha !Ja passou da hora desses políticos usarem até os “cabolclos de Olivença” em benefício próprio!Espero que Tupan olhe para eles(os caboclos de Olivença)

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top