Tempo de leitura: < 1 minuto

A internet facilita a vida de todo mundo, mas é também um terreno perigoso, principalmente para os ingênuos. O drama de uma comerciante de Itabuna é um exemplo pronto e acabado de como atitudes descuidadas podem ter consequências ruins (também) no mundo virtual.

A comerciante decidiu comprar telefones celulares pela internet. Descobriu na rede uma “empresa do Paraná” e fez toda a negociação pelo MSN, o que já não é muito comum. Para completar, foi convencida pelo “atendente” a depositar R$ 1.180,00 em uma conta bancária.

Logicamente, perdeu o dinheiro e agora espera que a polícia realize a dificílima missão de encontrar o autor do golpe.

0 resposta

  1. Se voce quer comprar na internet fora das lojas conhecidas, o melhor caminho é o Mercado Livre, com os seguintes cuidados:
    – Veja quantos “pontos” a pessoa tem. Abaixo de 1.000 não compre
    – Veja o percentual de comentários negativos (cada um foi uma venda mal resolvida). Se tiver mais de 4%, esqueça, caia fora.
    – Se tiver até 4% com pontos acima de 5.000, dá para confiar. Mas sempre dá para achar outro com pontuação alta e 100% de positivo, valendo pagar um pouco mais pela tranquilidade.
    – Seguindo estes cuidados, nunca tive problemas. E olha que compro quase tudo pelo Mercado Livre. Outras boas opções na web são Americanas, Saraiva e Magazine Luiza.

  2. Eu digo sempre que quem cai em golpes desse tipo tem o “olho grande” e sempre quer levar vantagem em tudo. Ora, nao está vendo que o preco ta muito abaixo do mercado? A pessoa que assim age teve participação no seu próprio insucesso.

  3. ops! informem o número de MINHA conta à cidadã em questão. E também o nº do meu AP; prometo que só mostrar pra ela minha coleção de figurinhas …

  4. A verdade é que como D. fulana hoje caiu, amanhã poderá ser um de nós, surgiro que aquelas pessoas que não tem total dominio, seja habilidade em internet, informatica, e acima de tudo negociação não deve arriscar a nada fazer pela net. Pois até e-mail estão, sendo hackeados, invadem sua máquina com programas espião, copia tudo atraves de e-mail encaminhado a você onde si passam como pessoas conhecidas, e as vezes os canalhas segam você naturalmente. É bom lembrar não estou defendendo a atitude ingênua de D. fulana, até porque pagamento são feito através de procedimentos diferentes, numero identificados, boletos etc, nada de depósito em conta alguma. Isso revela ingênuidade total e não mereçe apoio. Seja olho grande. Más é bom que sejamos mais maudosos na hora de acessar esse incone chamado internet!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *