Tempo de leitura: 2 minutos

Domingos Matos | domingosmatos@pimentanamuqueca.com.br

Que Itabuna precisa de espaços públicos de lazer e cultura, até o ex-prefeito Fernando Gomes concorda – pelo menos ele disse isso esta semana, em entrevista ao Jornal Tribuna dos Municípios. O projeto Artes na Praça, implantado pela prefeitura através da FICC, busca minimizar essa necessidade, reconheça-se.

Mas não se pode negligenciar a segurança, o conforto e a higiene da clientela, a população local, órfã desses espaços. O município precisa fazer mais que enaltecer o evento semanal, na propaganda oficial: deve desenvolver ações que garantam não só as manifestações artísticas, mas também a segurança de todos que as prestigiam.

No domingo, cenas de desespero foram registradas na praça Camacan, onde o município realiza o projeto. Era um dia dedicado às crianças, com apresentação de palhaço, além dos já conhecidos parquinhos móveis, que semanalmente se instalam ali, como opção de diversão para a meninada. Mas nem tudo foi alegria. Um tiroteio deixou um rapaz ferido, e por pouco não se presenciou uma tragédia. O autor fugiu do local, arma em punho. Pais e mães tentavam proteger seus filhos, e para isso contaram principalmente com a sorte.

Espaços públicos como praças e jardins devem ser vigiados pela Guarda Civil Municipal, com eventual reforço da Polícia Militar para a segurança pública. No ano passado, logo após a reforma, eram tantos desses guardas na praça Camacan, que as pessoas praticamente esbarravam neles ao transitarem pelo local. Hoje, é raro ver um desses guardadores do patrimônio público municipal, cuja função, segundo o que foi prometido na campanha de 2008, deveria ser ampliada para atuar na segurança pública em parceria com as forças policiais do estado.

Fora as promessas não cumpridas, é hora de a GCM se fazer mais presente na praça Camacan nesses eventos promovidos pelo projeto Artes na Praça, assim como nos dias da semana. Há cerca de 15 dias, a mesma deficiência foi notada durante o concurso de quadrilhas, que ali foi realizado. Está na hora de se buscar ações mais efetivas para garantir o lazer com segurança ao cidadão que só quer – ou, em muitos casos, só pode – ir à praça pública passear com sua família.

Vamos reinverter os valores. Apreciar cultura, desfrutar do lazer público, não devem ser uma operação de risco.

Domingos Matos é repórter e um dos blogueiros do Pimenta na Muqueca.

0 resposta

  1. Texto mto bem redigido!! Colocações perfeitas… Parabéns!!
    Pena q os (des)organizadores do evento não tem inteligência, para entender q segurança é impreterível p qqer tipo de evento!! Esqueceram q as pessoas precisam de segurança e ainda acham q poste e grama são suficientes p fazermos nossas necessidades fisiologicas, pois o sanitario estava trancado.
    (Pelo q foi gasto na “reforma da praça”, o vaso deve ser de ouro, talvez p isso estava trancado)
    VERGONHA!! Uma cidade q n respeita nem as famílias nem a cultura!!

  2. Eu pergunto: “E cultura combina com roça”? Sim, eu falei: “roça”?! O teatro q/ fg começou é ou não é, no mato?(da fazenda dele). Teatro é CARTÃO POSTAL de uma cidade e não de uma fazenda, que vai beneficiar quem? Os filhos do ex-coroné, pois, daqui nada se leva, tudo fica “para os filhos”!

  3. Gostei muito do texto.
    Para melhorar a autoestima da população, não basta enfiar cultura goela abaixo do povo. É preciso contar com policiais e guardas civis para que todo mundo possa apreciar a arte com o mínimo de segurança.

  4. Eu realmente não sei para que existe a Policia Administrativa Municipal, tem constitucionalmente é feita para dar Segurança aos Orgãos Públicos, mas neste Governo do (CAPITÃO), simeu falei Capitão da PM onde asta a segurança do Municipio? Fica a minha pergunta. e im aviso aos senhores Pais Não levem seus filhos as praças de Itabuna…

  5. Colocar o problema da segurança pública nas costas do prefeito é fácil para sectários e xiitas não conformados por estar fora do poder municipal, o difícil para estes e admitir a incomPTência do gover Wagareza em relação a segurança pública, os bandidos tomam conta do Estado literalmente, do governo a periferia.

  6. pois e uma vergonha esse governo pois nao temos segurança en lugar nen um dos patrimonios publicos do municipio com uma populaçao de 210 mil pessoas pois o municipio so ten 220 guardas muniçipal pois bem digamos q sao apenas 1 guarda para 9mil e quinhentas pessoas q vergonha um municipio como itabuna de veria ter muito mais guardas municipal para garantir segurança para o nosso povo e nossos patrimonio q e nosso no minimo itabuna deveria ter pelo menos 600 guardas e ainda nao dava conta para cuidar das praças e as escolas e os postos prefeitura camera de vereados as feiras o centro da cidade e ainda a segurança do povo itabunençe

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *