Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante pelo menos sete décadas do século passado, países da América Central como Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá e Guatemala eram uma espécie de fazenda multinacional da célebre American Fruit Company.

Foi daí que surgiu a expressão “República de Bananas”. Pejorativa ela classificava os países que tinham governantes fantoches, patrocinados e defensores dos interesses da companhia ianque produtora de frutas.
Quando se elegia um presidente com visão socialista e disposto a combater a exploração dos trabalhadores, eram perpetrados golpes de estado, com dinheiro dos americanos e o proverbial apoio logístico da CIA…

Leia mais no Blog do Thame.

0 resposta

  1. Pessoalmente, acho uma bruta contradição e hipocrisia da OEA, ao mesmo tempo em que admite o retorno da cinquentenária ditadura cubana, segregue-se Honduras, cujo único pecado é o de ter aplicado a Lei ao presidente.

  2. Os poderes judicial e legislativo de honroduras, usaram a Constituição daquele País, para evitar que acontecesse lá o que aconteceu na Venezuela, onde Chavez usou a democracia para acabar com a democracia. Outros tiranetes latino americanos estão seguindo o exemplo chavista. Lula só não se transformou num outro chavez, porque, apesar de nosso congresso nacional ser uma piada, os congressistas tem instinto de sobrevivência e nosso judiciário, Graças a Deus, tem sabido defender a nossa Constitução. Mas desde que assumiu o poder Lula e o PT tem tentado de todas as formas solapar a democracia brasileira. O que acontece com Chavez e seus seguidores, aí incluso Lula e sua camarilha, é que pela primeira vez na América Latina, um país se recusa a deixar que usem a democracia para acabar com a democracia. Se alguém tem dúvidas, basta ler o que diz o site hondurenho http://www.elheraldo.hn/Secciones-Secundarias/Al-Frente.
    Olho vivo minha gente!!!
    Gonzalez Pereira

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *