Tempo de leitura: < 1 minuto
.

O ex-bispo de Itabuna e atual arcebispo emérito de Diamantina (MG), Dom Paulo Lopes de Faria, encontra-se internado em estado grave em Belo Horizonte. Segundo as primeiras informações colhidas pelo Pimenta, o clérigo, de 78 anos, sofre de câncer. Ele está em coma induzido.

O período em que Dom Paulo exerceu o bispado na diocese de Itabuna foi de 21 de dezembro de 1983 a 2 de agosto de 1995. No sul da Bahia, teve uma atuação destacada e inseriu a Igreja Católica em grandes ações sociais. A luta pelos direitos humanos o fez travar uma queda-de-braço homérica com o ex-delegado regional da época, Marcos Ludovico.

0 resposta

  1. Caro Grapiúna: Quando voce deçide defender o evangelho e busca incansavelmente defender a verdade, pode ter certeza que voce vai ter vários inimigos. O mundo só dá valor as pessoas que compartilhem com os seus interesses, seus desejos, suas mentiras.Os valores morais de qualquer especie são descartados por essas pessoas. Abraços.

  2. De sua passagem por Itabuna, ele deixou amigos que optaram pela verdade, tranparência, dignidade, religiosidade.Se foram poucos ou muitos, o importante é que Deus sabe quais são os que escolheram o caminho estreito.Em todas as vezes que retornou aqui, foi recebido pela Catedral lotada.Estes agora estão em profundo tempo de oração por ele.E que seja feito, antes de tudo, a vontade de Deus, como ele mesmo dizia.

  3. Dom Paulo estou rezando por você. O Sr foi um dos melhores bispos que conheci em toda a minha vida. Sua atitude radical em defesa da moral e dos direitos humanos mostra que o evangelho deve ser assim e pede essa mesma atitude de toda a Igreja. Que Deus o abençõe.

  4. DOM Paulo lopes de farias deixou grandes amigos em Itabuna sim são pessoas como ele que tinha primeiramente compromisso com a vida ele com certeza tem nesse momento muita gente orando por ele grande pastor homem de fe e misericordia deus na sua infinita bondade tem um plano maravilhoso para ele a vontade de deus sera tambem a nossa e principalmente a dele que o senhor lhe abencoe Dom Paulo

  5. Dom Paulo fez crescer em muito a caminhada da Igreja em Itabuna. Seu amor por Jesus em todos os pobres e excluídos era ao mesmo tempo um ato de cardidade e de encontro com Deus no outro. Sua presença nunca será esquecida no coração de quantos, como eu, tiveram a graça de apreender a viver o Evangelho com Dom Paulo.

    Faça-se a vontade do Pai.

  6. tive o prazer e alegria de trabalhar com dom paulo aqui em itabuna, tambem tive a alegria dele celebrar meu casamento, eu minha familia ficamos sabendo. que deus abençoe nosso bispo.

  7. Que Deus o ilumine e devolva-lhe a sua saúde, pois é, realmente, um pastor identificado com o seu rebanho, principalmente com as classes menos favorecidas.

  8. A familia de Dom Paulo Lopes de Faria agradece a demostração de carinho por parte de todos os Itabunenses. Pessoa de fé que como Jesus não conseguiu agradar a todos, mas que em suas orações não esquecer ninguem.

  9. Desejamos melhoras a Dom Paulo e registramos nossa gratidão pelo bem que ele fez à nossa Arquidiocese de Diamantina…
    Deus o abençoe sempre…

  10. QUE DEUS, PAI DE INFINITA BONDADE, FAÇA DA VIDA DE DOM PAULO LOPES DE FARIA, O MELHOR, POIS, ELE É EXEMPLO DE AMOR, BONDADE, ESPERANÇA E DE PROFUNDA ORAÇÃO. QUE A SUA FAMÍLIA SEJA FORTALECIDA PELAS GRAÇAS DE DEUS, FONTE DE VIDA E DE SANTIDADE NESTE MOMENTO DE DESAFIO.

  11. QUE DEUS, PAI DE INFINITA BONDADE, FAÇA DA VIDA DE DOM PAULO LOPES DE FARIA, O MELHOR, POIS, ELE É EXEMPLO DE AMOR, BONDADE, ESPERANÇA E DE PROFUNDA ORAÇÃO. QUE A SUA FAMÍLIA SEJA FORTALECIDA PELAS GRAÇAS DE DEUS, FONTE DE VIDA E DE SANTIDADE, NESTE MOMENTO DE DESAFIO.

  12. nos vos saudamos DOM PAULO filho santissimo do pai eterno modelo acabado de virtude ,obra prima de criador,hora da humanidade (ave maria ).

    SAUDE E PAZ PARA VICE E SUA FAMILIA

  13. Somos reconhecidos a Dom Paulo pelo seu pastoreio na arquidiocese de Diamantina. Estamos em comunhão de fé e oração pedindo a Deus luz e força neste momento de cruz. É sua Páscoa acontecendo para o bem da Igreja.

  14. Sua morte entristece nosso coração, o coração “da gente”!!! Enterceda por nós, no céu. Nunca esqueceremos o senhor, caro Dom Paulo!!!

  15. Estou me sentindo orfâ… D. Paulo era uma pessoa da minha mais alta estima e meu companheiro da Academia de Letras e Artes de Diamantina! Não o esqueceremos jamais!

    Acidália Lisboa

  16. D. Paulo foi o nosso grande Pastor, o nosso querido Arcebispo e, com o seu passamento, um véu de tristeza desceu sobre a nossa Cidade. Vá em Pa D. Paulo Lopes de Faria!

    Sua Lembrança será eterna!
    Nélio LISBOA

  17. Verdadeiro Pai Espiritual, exemplo de fidelidade e amor a Deus … hoje choro de saudade, mas também, de agradecimento por ter feito parte da minha vida. Descanse em paz!

  18. Somos prévilegiados de ter convivido durante muitos anos com este Santo Padre.
    Sua imagem vai ficar marcado para sempre em nossos corações.
    Descanse em paz Dom Paulo Lopes de Faria

  19. Dom Paulo Lopes de Faria, Um dom para a Igreja.
    Sinto muito a morte deste homem de Deus. Ele fundamentalmente colaborou com a minha vocação sacerdotal. Acreditou e orou sempre por mim. Que Dom Paulo agora contemplando a Glória de Deus interceda por nós.
    Pe. José Nilde.
    Pároco da Paroquia São Miguel Arcanjo – São Miguel do Araguaia-GO
    Prelazia de Cristalândia-GO/TO

  20. Pesso perdão se no seu rebanho fui uma orvelha rebelde a principio,mas pondo em pratica o evangelho .Aprendi a ama-lo e respeitalo.Não deramei lagrimas,mas ao lado de Deus sabe o qto meu coração chora a sua partida,e te pede perdão pelas faltas humanas .Descansa em paz saudoso pastor Dom Paulo,intercedendo por esta cidade e por todos.Amesm.

  21. RESSUCITADO EM MEIO A NÓS….

    Lembro-me de Dom Paulo não só como Pastor, mas sobretudo como amigo e companheiro de caminhada. Ao concelebrar meu casamento juntamente com o Frei Joaquim Camelli fortalecemos ainda mais estes laços. Como Pastor nunca me esquecerei de seu incentivo e apoio quando conduziamos os rumos da Pastoral de Juventude em Itabuna. Mas sem duvida nenhuma a marca eterna que ficará gravada em meu coração e com certeza em muitos outros corações será sua determinação e clareza do Evangelho de Jesus, que ele tão bem soube trasmitir não só com palavras, mas com o seu testemunho de compromisso com o Reino de Deus. Assim ficará Dom paulo para o resto de nossas vidas, ao nosso lado, nos momentos mais difíceis e incertos, a nos confortar, animar e proteger.
    E como ele me disse uma vez, lembrando o Pe. Antônio Vieira, que na “ressureição somos filhos de nossas obras”. As incotavéis boas obras do nosso Pastor Dom paulo o tornam ressucitado e eternamente presente no meio de nós.
    Obrigado por tudo e para sempre BOM PASTOR!

  22. A Dom Paulo nosso eterno agradecimento pelos padres que ele ordenou a igreja de cristo sabermos que quem luta pela verdade é agredido por quem não gosta de vardade te amamos Dom Paulo

  23. Querido Pastor! Foi uma grande honra participar do Clube dos Acólitos e mais tarde fazer parte da equipe de Seminaristas que manteve por vários anos na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no Bairro das Industrias, em B.Hte – MG. Quantas lembranças. Quantos foram os momentos de oração, trabalho pastoral, de verdadeiro aprendizado sobre as obras de Deus. Fostes com certeza um grande Pastor, um ícone em nossas vidas. Só palavras não explicarão nunca a tua obra, pois ela foi de uma profundidade realmente divina e o que é divino, não se explica. Tenho certeza que está junto de Deus, hoje de uma forma a continuar nos cuidando como sempre o fez em vida.Saudades… Muitas Saudades.

  24. Paulo Apostolo de Cristo amou nossa igreja e viveu por Ela. Homem humilde, santo, prudente, zeloso para com as coisas de Deus, de uma incrível organização e mais; apaixonado por sua vocação a qual se dedicou por inteiro. Tradicionalista invejável e também apaixonado por Diamantina e sua historia religiosa; matinha-se com exemplo seus antecessores. Vivia sobe a sobra do Camelo e guardava consigo o Escapulário, símbolo de nossa Ordem Terceira. Que Maria Nossa Mãe Santíssima o recompense no céu o que os homens não podem na terra, pelos relevantes trabalhos prestados a Arquidiocese de Diamantina, e pelo sincero Amor a nós nossa igreja e nossa terra.

    Sou grato a Deus, por telo presente em minha vida

  25. Paulo Apostolo de Cristo amou nossa igreja e viveu por Ela. Homem humilde, santo, prudente, zeloso para com as coisas de Deus, de uma incrível organização e mais; apaixonado por sua vocação a qual se dedicou por inteiro. Tradicionalista invejável e também apaixonado por Diamantina e sua historia religiosa; matinha-se com exemplo seus antecessores. Vivia sob a sombra do Carmelo e guardava consigo o Escapulário, símbolo de nossa Ordem Terceira. Que Maria Nossa Mãe Santíssima o recompense no céu o que os homens não podem na terra, pelos relevantes trabalhos prestados a Arquidiocese de Diamantina, e pelo sincero Amor a nós nossa igreja e nossa terra.

    Sou grato a Deus, por te-lo presente em minha vida

  26. Dom Paulo…
    Quantas lembranças…
    A Igreja perde um grande pastor…
    Rezemos para que surjam vocações realmente santas para fortalecer a nossa Igreja!
    Agradeço a graça de ter convivido com ele em minha juventude!
    Fez a minha fé mais forte, o meu amor pela Igreja mais vivo!
    Saudades…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *