Tempo de leitura: < 1 minuto
Petista em rota de colisão com o partido
Petista em rota de colisão com o partido (foto Pimenta na Muqueca)

Uma carta aberta assinada pelo coordenador do Núcleo do PT do bairro São Pedro, Chico Estevam, joga pedra no partido, que teria se assemelhado às legendas de direita, perdido as raízes e se “aburguesado”.

O documento, que detona de Geraldo Simões a Lula, chega a dizer que o PT executa uma “política de embranquecimento, com valorização da elite acadêmica, discriminando negros, mulheres e indígenas”. Os militantes pobres e de pouca instrução agora serviriam apenas, segundo o coordenador, para as funções de “panfleteiros, fogueteiros e pintadores de muros”.

Até Wagner apanha. Segundo a carta de Estevam, o governador baiano destoa do “modo petista de governar”, porque teria compromissos com empresas financiadoras de sua campanha, como a Aracruz Celulose e a Suzano.

O Núcleo do PT do bairro São Pedro é considerado um dos berços da formação do partido em Itabuna, no início dos anos 80. Paradoxalmente, o coordenador Chico Estevam,  que critica a transformação do PT em uma legenda burguesa, tem sido criticado pelo diretório municipal por se aproximar do governo do DEM.

0 resposta

  1. Chico, o novo comunista da praça? Pq num fala que arrumou as malas?

    Mas devemos bater palmas a este homem corajoso, que abre para o distinto leitor as cortinas deste palco fétido da política itabunense. E do PT local.

  2. Não é de hoje que o itabunense tem esta percepção do PT elitista.

    Prova disso é que vários adeptos ao partido, inclusive muitos filiados, stão se sujeitando a “sair do barco” antes que ele comece a afundar.

    Até os eleitores itabunenses também reconhece que não existe mais o PT de ideais e de ideologias.

    Basta olhar para os resutados das eleições para presidente, governador e para prefeito no âmbito da cidade de Itabuna.
    O resultado será o seguinte:

    só continua votando nos candidatos do PT os eleitores e fiados oPTurnistas.

    Parabéns Chico, o PT precisa voltar as suas origens ou mudar de sigla.

  3. O pt de geraldo e jusara e thiago precisa respeitar os militantes.ja saiu varios.vai acabar só os tres.parabens chico por sua coragem.

  4. Parabéns, Chico!
    Pela coragem de enfrentar os novos coronéis, que com suas práticas antigas e ora condenadas têm decepcionado a população itabunense!
    Decerto, você sofrerá ainda mais retaliações, mas conte com nossa admiração! Continue a pensar na sua comunidade que tanto te apoia, se desvencilhando do rebanho eleitoral ainda remanescente em nosso meio!
    Força!!!!
    Parabéns por não ter cedido às investidas de Geraldo, no intuito de vc minar o governo municipal, atrávés de manifestos públicos!!!! (sabemos disso)
    E que Deus te abençoe!
    Fica na paz!
    De cabeça erguida!

  5. Eu que o diga, depois do que aconteceu no meu municipio, Mascote onde filiaram uma pessoa faltando um ano pra eleição pra que pudesse concorrer, somento por que tinha dinteiro pra gastar na eleição. inclusive, comprando mebros do partido para eleger pessoas indicadas por esses candidato… E isso foi coisa de Geraldo. E mais o dito candidato, é ligado ao grupo de Collo de Melo e PC Farias, sendo radicado em Alagoas, chegando pra morrar em Mascote faltando 5 meses pra eleição. Mas esse é o novo PT – Partido dos Traidores.

  6. ele nao vai pro DEM, la eh pior…

    pessoas que tem esse tipo de pensamento do PT, quando estao dentro, so tem dois caminhos…

    PSOL ou PSTU.

    la viram presidente regional, candidato a vereador…

  7. Estão reclamando de quê? quem não estuda, não se prepara, não se qualifica, independentemente da cor, sexo, credo, etc, tem que ocupar cargos menores mesmo…a escola tá aí p/ quem quiser…porém tem muita gente que quer ocupar cargos que exige competência e conhecimento no grito…por isso, muitos reclamam dos serviços público. QUEREM CARGOS MELHORES? ESTUDEM!!!!!!!

    * E NEM VENHAM COM ESSA HISTÓRIA DE FALTA DE OPORTUNIDADE…

  8. Acho que esse tal de chico estar afim é de mamar, ja que não conseguiu um aboquinha com Geraldo e Juçara perdeu, é sempre assim quem ganha o povo corre atraz, quem perde pessoas como chico abandoan, vamos pra frente e veremos o final de chico e de tantos outros que saem a procura de beneficios proprios e esquece as suas origens, fazer o que?? Politica é politica, ganhando ou perdendo prefiro continuar fora deste governo cheio de roubalheiras, traições, nepotismo e safadesa com o dinheiro do povo. Lamento por chico que se precipitou por causa de 500,00reais por mês….

  9. Na realidade o PT de Itabuna precisa de oxigenação. O PED se aproxima e o momento de renovação é agora. Chico deveria puxar essa discussão dentro do Partido e retomar sua origens. Sou filiado ao Partido e estou nessa briga pela renovação. Nada de se mudar para DEM, PMDB, etc,etc, estes não são partidos, nunca foram. Devemos é lutar para que o PT não se consolide como PDG – Partido do Geraldo> Por outro lado esse negócio de flertar com o DEM é muito pior, eu diria anos luz pior, do que reconstruir o PT.

  10. Um professor, amigo meu, contou-me essa situação:
    ¬Fui filiado ao PT e há um ano resolvi sair.
    Quando percebi que o PT de Itabuna tem dono (propriedade de Geraldo), que os militantes são meras figurações e que quem tem voz são os puxa-saco-gamelões, reconheci que o partido tinha perdido sua identidade, virado PDS, ARENA ou qualquer partido de direita da antiga ditadura, traindo seus ideais por interesses particulares de alguns aloprados.
    FUI!!! E não me arrependo

  11. Chico tem toda razão quando fala da transformação do PT em PG,ou melhor,PGJM,Partido do Geraldo,da Juçara e agora,pasmem,da Miralva.Sim,da Miralva,pois o Geraldo já estar enfiando guela abaixo dos filiados,o nome de Miralva para a presidência do Diretório Municipal.Meu povo,vejam o que essa senhora vem fazendo com a Direc 7(que sente enorme saudade de Chico)com o aval de Geraldo e Juçara????.Pense na mesma a frente do PT,também com o aval de Geraldo e Juçara???O que resta do partido em Itabuna se acabará!!!!A própria Miralva e o próprio Geraldo(neo-burgueses) simbolizam o que você,Chico,quis dizer.Porém,não abandone o partido,ao contrário,junte-se aos demais membros que desejam o retorno às origens para destronar os novos coronéis!(sic)

  12. Chico,
    Concordo com você em muitas das criticas que fez, pois, o PT de Itabuna perdeu identidade, não tem bandeiras e projetos, sempre em jogo interesses pessoais e pontuias, assemelhando-se sim com algumas, nefastas, legendas de direita,entretanto, discordo quando vc fala em politica de embraquecimento , seu posicionamento foi infeliz, espero que reflita e não saia do partido, pois, é de militantes corajosos e combativos como CHICO que o PT de Itabuna precisa.
    abraços

    Reinaldo Francisco Filho – Militante do PT de Itabuna

  13. Estou com você Reinaldo, tambem sou filiado do partdo, conheço Chico a algum tempo, e vejo em Chico realmente a coragem que muitos não tem, as eleições do partido vem ai, cabe aos militantes que não estão satisfeito com a situação, mudar! mais o pior que tem muitos que fazem isso que Chico esta dizendo, so que não com a atitude dele, e sim na beira de uma esquina, na porta de um bar e quando realmente é pra reclamar e ir de frente, vem as pessoas grandes, como Geraldo, como Eduardo Barcelos, Miralva e outros de lá, e ai todos ficam pianhios e fazem o que eles querem, no ultimo não votei em Eduardo, mais infelismente não ganhamos, mais votei em Juçara que era a pessoa do partido, e eu sinceramente acho que apesar dos pesares ainda seria melhor do que o atual governo, mais isso é outra historia, mais pelas costas todos falam e na frente ninguem tem coragem, Parabens Chico, estamos na luta e sempre buscando os ideais que sempre foram a força do verdadeiro PARTIDO DOS TRABALHADORES!!!!

  14. Por falr em PT elitista,veja abaixo,transcrição de texto do Jornal A RGIÃO desta semana. É instrutivo, veja:

    “A fama de pão-duro persegue o deputado Geraldo Simões, mas domingo passado ele acabou com ela. Deu uma festa de aniversário para Juçara, com um pequeno e seleto grupo de convidados, de arrebentar. Trouxe um chef francês de Sauípe para preparar Gigot d’agneau, Blanquette de veau e outras especiarias. Num canto, foi montada uma cascata de vinhos também franceses (linda, toda iluminada). Na sala, um quarteto de cordas da Osba fazia a trilha sonora. No final, cubanos legítimos para os homens e petit gateau feito com chocolate importado para as damas… “

  15. Realmente o PCdoB tá lotado. DE doidos, posso fazer uma lista de uns 30. Já de interesseiros cito pelo menos 1. Mas voltando à vaca fria.
    Chico meu filho, larga esse doce ! The Dream is Over ! Corre que vc ainda pega o Trem da História pois você é de luta camarada !!!

  16. Chico está esquecendo que no PT o diretorio é formado com o PED,uma eleição interna do partido,se o companheiro não faz parte do diretorio é por que não tem voto dos filiados do PT,as pessoas não confia nele.O governador Jacques Wagner criou uma secretaria de igualdade racial,Chico estar ficando é maluco,foi solicitado para criar uma secretaria contra o racismo no PT municipal Chico em nenhum momento se mobilizou para construir,eu não conheco nenhum indigena que seja filiado ao PT de Itabuna,eu penso que Chico não está legal.

  17. Que coisa feia!!! Será que a pessoa só se filia a um partido com intenção de conseguir cargos??? Eu hein!!!

    Seré que esse povo não tem capacidade de conseguir emprego independente de política?

    Eu sou filiado há anos ao PT e nunca pressionei alguém para me dar cargo.

    Ao contrário tenho meu emprego sem indicação política, mas sim por capacidade.

  18. FIZ COMENTARIO ANTERIORMENTE POREM NAO SABIA QUE O MESMO TINHA FEITO, ACHO QUE ELE TINHA MESMO QUE CRITICAR CETRTAS AÇOES DOS DIRIGENTES OU DE MILITANTES PUXASACOS, COMO FALEI QUE AS DIFERENÇAS DE IDEIAS SEMPRE VAI EXISTIR EM FAMILIA , RELIGIAO, SEXUAL, AMOROSA E POLITICA POREM IR DISCUTIR EM PRAÇA PUBLICA NAO SEI SE E ESTE O CAMINHO, VEJAO O CASO DOS PMDBSTAS ITABUNESES A MAIORIA FORAO ANTIGOS GERALDISTAS QUE COM O SENTIMENTO ODIO UNIRAOSSE AO DEM, COM INTERESSE UNICAMENTE DE DETONAR COM GERALDO, E PIOR COM O PT.OS POLITICOS NA MAIORIA SE TRANFORMARAO EM JOGADORES MAL CARATER..QUEM PERDEU A ELEIÇAO FOI OS PROGETOS IMEDIATOS SOCIAIS QUE A CLASSE BAIXA IRIA TER
    ERA POUCO. VEJO NESTE ATO INCONCEQUENTE SIMPLISMENTE SEDE DE VINGANÇA E AGORA É TARDE. CUIDADO CHICO PARA QUE VOCE E SUAS IDEIAS NAO ESTEJA SENDO USADAS POR PESSOAS QUE NAO COMPARTILHAO DOS SEUS SONHO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA. QUE USEM SEUS SONHOS COMO UM JOGUETE POLITICO ,CONFIO EM SEU BOM SENSO.
    NAO SOU FILIADO AO PT SOU PTISTA DE CORAÇAO MEU CORAÇAO É
    VERMELHO

  19. A QUANTO TEMPO NAO VEJO MEUS COMPANHEIROS DE MILITANCIA QUE LUTAVAMOS JUNTOS PELA ELEIÇAO DO NOSSO QUERIDO PRESIDENTE DA REPUBLICA LULA:MARTIM, FRANCISCO ESTEVAM,RUI,INAJARA…ENTRE OUTROS………….ENTREM EM CONTATO ,POIS DESEJO RECEBER INFORMAÇOES DE TODO VOCES UM ABRAÇO TO COM SAUDADES E A LUTA CONTINUA.SEMPRE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *