Tempo de leitura: 3 minutos
.

Gerson Marques | gerson-marques@uol.com.br

Viviam os moradores de certa comunidade completamente cabisbaixos com os destinos de sua terra. Três anos antes eles compraram gato por lebre ao eleger como líder da comunidade um empresário bem sucedido que prometia fazer na cidade o que fez na vida privada. Menino pobre, começou do nada e se tornou um milionário, um homem poderoso, um exemplo de sucesso.

Deu tudo errado. O tal empresário demonstrou-se um lobo em pele de cordeiro. A comunidade, em pouco tempo, estava destruída física e moralmente. Foram anos difíceis e muito tristes. A desesperança reinava no sentimento comunitário.

É verdade que muita gente de bem sabia que o tal empresário era um grande engodo, uma mentira camuflada por trás do sucesso empresarial. Histórias cabeludas perfilavam em sua biografia quase secreta: roubos, pedofilia, sonegação de impostos e por ai vai. Mesmo assim, parte dos que conheciam a verdade o apoiou.

Três anos passaram, milhões de reais foram roubados dos cofres públicos. A incompetência somada à falta de ética foi tamanha que  tornou-se impossível manter o homem no poder. Saiu da prefeitura pela porta de trás, expulso pela população e pelos vereadores.

A lei, porém, tinha que ser cumprida
. O vice-alcaide assumiu mesmo tendo sido membro ativo do desgoverno afastado. Sabe-se que foi beneficiário direto da corrupção e cúmplice consciente da roubalheira.

Fez pequenas mudanças, afastou os mais expostos e passou uma tinta fresca na imagem do governo. Nos bastidores, porém, era sabido que grande parte da máquina de corrupção montada continuava ativa.

Nova eleição, o ex-vice, agora alcaide, torna-se candidato à sua reeleição. Seria uma disputa difícil. Afinal, como ganhar uma eleição com uma herança tão maldita? Reuniu-se então o Conselho dos Espertos, uma espécie de confraria formada por políticos anões, sabedores por onde as pedras dormem.

Algumas horas e muitas doses de café depois nasce uma “grande” ideia: Por que não vender as contas bancárias do município para outro banco e com isso levantar uma nota preta? Dinheirão suficiente para ganhar a eleição e ainda sobrar uns trocados para umas farras?

Um dos presentes, mais sensato, contemporizou:

– Neste caso, haverá uma quebra de contrato com o banco atual e muito prejuízo para o município.

Outro, mais “esperto”, logo sentenciou:

– Contrato foi feito para ser quebrado. Uma multa a mais outra a menos nas contas desta prefeitura falida não faz a menor diferença.

Nasce assim uma estratégia eleitoral, uma verdadeira tecnologia de ganhar eleições quase perdida, ou melhor, a tecnologia de roubar sonhos. Ela consiste basicamente em vender contas públicas para empresas bancárias e, com isso, conseguir capital para fazer maquiagens, marketing de enganação, levantar a estima da população por três meses e colher nas urnas os sonhos de milhares de pessoas em forma de votos.

Negócio fechado, milhões são transferidos para as contas da prefeitura, os funcionários são informados que terão que mudar suas contas-salário para um novo banco. Começa uma nova fase no governo, a fase do “feijão com arroz”.

Pintam-se meios fios, tapam-se buracos, consertam-se calçamentos, poda-se árvore e colocam-se lâmpadas nos postes. O povo acredita nos novos tempos, o alcaide discursa afirmando que este dinheiro que agora era usado para o bem da cidade, outrora em governos passados era desviado para bolsos fundos.

.

A febre do feijão com arroz contamina a cidade. Os marqueteiros e o Conselho dos Anões Espertos estão radiantes: a estratégia deu certa e a vitória eleitoral foi confirmada de forma significativa.

A realidade, palavra dura, e a morte são damas pertinentes, nunca foram vencidas, terminam sempre por impor a sua lógica. A morte é fato para todos os seres vivos, a realidade é fria e impositiva. Por isso mesmo, seu outro nome é verdade.

Pode-se até enganar muitas pessoas por muito tempo, mas nunca se consegue enganar a todos por todo tempo.

Menos de um ano depois, o feijão com arroz virou farofa d’água. O município está acionado na justiça para pagar multas milionárias por rompimento de contratos, o alcaide, envolvido até o pescoço em uma teia de corrupção, vive deslumbrado com a vida de novo rico.

Desemprego, crise, imobilismo, violência, greves, denúncias de corrupção e muita, muita leniência são a nova cara do governo farofa d’água.

A comunidade já vive o clima de baixo astral igual ao desgoverno anterior. Nas ruas, as pessoas perguntam: Quem roubou nossos sonhos?

Gerson Marques é consultor de turismo.

0 resposta

  1. Essa história parece muito, quase igual, chega a ser uma metáfora com o que aconteceu em Ilhéus (Valderico e Newton), Itabuna (Fernando Gomes e o Capitão) e Almadina (Linho e Valtencir).

  2. “Farofa dagua” voce não conhece, chega ser “exotica” uma farofa daqua com cebola e carne de sol, não merece ser depreciada

  3. Que comentário recalcado e invejoso. Não tenho dúvida que o nobre consultor se arrepende de não ter formado o “Conselho dos Anões” que articularam a grande vitória de Newton. E é sabido que o PT tentou de tudo pra fechar aliança com o prefeito. E o que é o PAC do Governo Lula? É um sonho falso vendido como grande produto da inteligência nacional? Cadê o PAC Cacau que seria a salvação da lavoura, foi também um sonho roubado? E o Porto Sul, também acontecerá? Eu acho que o que foi roubado foi o sonho de alguns em despachar no Palácio Paranaguá. Oléo de Peroba nele.

  4. Muito inteligênte sua história Gerson, parabens.
    Agora eu faço uma pergunta..Será que alguem pode me responder?
    Onde vamos parar? O que será dessa Cidade tão linda e tão maltratada? Acabaram as esperânças dos moradores dessa cidade?Será que ninguem vai tomar uma atitude? Onde está a Câmara de Vereadores? E o Ministério Publico?
    Acho que os habitantes da cidade citada devem ir as ruas, tomar uma atitude, como fizeram a quase dois anos atras…Pensem nisso ….VAMOS A LUTA COMPANHEIROS!!!!!!!!!

  5. Ahahahah é muito fácil depois que se perde uma eleição de forma humilhante, como foi essa, tanto em ilheús como em itabuna, as viúvas derrotadas ficarem agora a fazerem campanhas sistemáticas contra os governos que se instalaram. Esse negócio de romantismo piegas, de falar em sonhos, principalmente de pessoas que já passaram por lá e deixaram rastros de má conduta, chega a ser cõmico, porque não dizer, trágico.me engana que eu gosto!!!!

  6. Zelão, diz: – “Volta patrão”!

    De tudo o que o “esgrimista” autor do texto disse, ou deixou de dizer, faltou revelar o que há de segundas…terceiras e quartas intenções. Faltou o apelo: – Volta JR! Volta patrão!
    Na clara tentativa de traçar um paralelo entre Valderico e Newton Lima, o “esgrimista” não poupou o uso de côres fortes das tintas da corrupção. São tão graves as acusações feitas, que não cabe outra atitude ao prefeito Newton Lima, em defesa da sua honra, a não ser uma interpelação judicial.
    No entanto, o “esgrimista”, tendenciosamente omitiu (para não salpicar lama nos seus), que muitos dos que hoje fazem parte da atual administração, fizeram parte do(s) governo(s) do seu antigo patrão.
    Concordo até, que “sonhos foram roubados”, desde que se explicite, que o “roubo” vem de muito antes de se tornarem… pesadêlos.

  7. TUDO NOS LEVA SENTIR O MESMO SABOR DE ABANDONO AQUI EM ITABUNA,
    O QUE ESTA ACONTECENDO NO SENADO , EM ILHEUS AQUI EM ITABUNA
    OS POLITICOS SE UNEM PARA FICAREM NO SILENCIO DOS MORTOS VIVOS , VIVOS PARA ROUBAREM MAIS E MAIS, OS QUE NAO ESTAO NO PODER FICAO NA MOITA ESPERANDO QUE O POVAO OS COLOQUE NO PODER PARA MORDEREM TAMBEM SUAS PARTES , JUIZES FAZEM-SE DE MUDOS E MORTOS, OS JUIZES TEM MEDO DO PASSADO NAO MUITO DISTANDE QUANDO RECEBERAO PARA FAZEREM JUSTIÇA, SEI QUE AINDA HÁ PROMOTORS HONESTOS SAO POUCOS E PIOR TEM MEDO, POIS SABEMOS DO QUE SAO CAPAZES ESTES PODRES PODERES.

  8. Em Itabuna, também aconteceu a transferencia das contas da prefeitura,ninguém sabe quanto foi o valor da transação,além disso, um banco sem nenhuma estrutura,não se acha um caixa eletronico fora da agencia,os vereadores como sempre caladinhos…

  9. Caro Gerson

    Você me reportou a Rui Barbosa:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)”

    Abraço, amigo, força

    Juliana

  10. Eu acredito que este Senhor está preocupado com alguma aposta que fez.
    O que mais vi aqui desde que cheguei foi dizerem que o tal Prefeito nao ia ficar 6 meses.
    Leio as noticia da Prefeitura e tudo ta acontecendo. So não vê o PT que esta cego de inveja.
    Sr. Gerson o Senhor trabalha mesmo aonde? é aposentado de qual banco? banco da praça da Dona Café?
    Voces ai do PT nao vao consegui nada em Ilheus, o povo ja cansou de voces, CANSEI!!!!!

  11. Zelão,

    eu até imagino o prefeito interpelando judicialmente o Gerson Marques. É a tal história da carapuça, amigo, pois não se faz referência direta ao prefeito. Portanto, é ação que nasce mortinha.

  12. Caro,
    Zelão

    Assino em baixo das palavras de Gerson Marques, os sonhos foram roubados!O feijão com arroz bem temperado, virou um pesadelo, hoje o povo ta comendo farinha de super mercado temperada com água do mar, pois não tem mais nem o sal.Hoje não mais encontra os 62% dos eleitores que votaram em Newton Lima.Quanto aos roubos e corrupção cabe ao autor da matéria os ônus das provas.No mais concordo com seu texto.

    Quanto a JR, o povo tem saudades de seu governo, foram 8 anos que Ilhéus vivenciou obras sendo construidas, mesmo sendo poucas, pois não tinha o apoio do Governo Estadual de Paulo Souto e nem representação política no Congresso Nacional.

    Quanto ao futuro de JR, ele é candidato a Dep. Estadual em 2010, e futuro prefeito em 2012.Inveja é um dos 7 pecados capitais!Quem viver verá JR sendo carregado nos braços do povo para assumir pela 4ª vez o Executivo Municipal, quem é rei, nunca será o bobo da corte!JR é um mito gerado pela imaginaçâo popular, pela tradição de fazer política e política voltada para o popular.Nenhum mandatário do Poder Executivo, até os dias de hoje é mais popular que JR, nos morros, vilas e povoados!

    Para sua consolação e para não perder a posse de JR, vou antecipar para você um convite para a posse do Deputado e outro para a posse de prefeito!Anotado em minha agenda, convite para o compadre Zelão de Tabocas!

    Saudações,

  13. Falando desse modo ai do tal Adilson, ate parece que é o ex Secretario biônico dos desgovernos de Jabes que ate hoje ate Secretario atual recebe a tal precatoria. VADE RETRUM!

  14. Incrível como as pessoas gostam de fantasiar as coisas. Essas tramas que o gerson marques expõe aqui deixa muito claro que ele e a turma dele (PT) fazem exatamente como ele relata. Nosssaaa que rapaz de uma criatividade maravilhosa. Olha gerson, vc deve ser contratado já, já, por algum governo corrupto para vc dar essas idéias que vc deu aqui agora. ahahahahahah

  15. Zelão, para: Adilson Marques

    Compadre, “O Rei está nú!”

    Considerando a metáfora: – “Quem foi rei, sempre será majestade”, lembrei da que dá que dei como título: – O rei está nú!
    A empáfia de alguns “ex-reizinhos”, não lhes permite enxergar, que além de estarem “despidos do poder”, perderam também o manto que cobria as suas vergonhas. E assim, desnudos aos olhos do povo, já não merecem nem mesmo ostentar o título de “ex-reis”.
    JR, é um desses “ex”, que já não sustentam a majestade e tentam se iludir com sonhos vividos no passado, quando vivia cercado por un séquito de puxa-sacos, muitos dos quais, hoje, clamam desavergonhadamente: – “O rei está morto… Viva o novo Rei!”

  16. É incrivel mas a turma de |Newton esta vestindo a carapuça do texto de Gerson, esta sim é uma jogade de craque, jogou a barro e a turma de Newton apareceu melada, maravilha.

    o texto é construdi de forma que não abre espaço para interpelação judicial, depois fica mal é para quem fizer alem de vestir a carapuça vai processar jornalista, coisa fei ante democratica, a turma de Newton deveria aprender a viver melhor com as criticas.

  17. Parabéns Gerson, não se intimide e siga em frente, as agressões pessoais são de quem não tem um quinto de sua inteligência e sua capacidade para conseguir te responder, ficaram perplexo e atordoados.

    Lavou a minha alma e saiba que sal da turma que teve os sonhos roubados, adimito hoje que votei errado, ferrei com minha cidade.

    João Paulo

  18. Resposta a João Paulo:

    João Paulo, votou errado por uma questão pessoal com JR.Cuspiu no prato que comeu por mais de 16 anos, na prefeitura e na AMURC!
    E agora tá cuspindo no prato de Zé Arruda, que apoia o alcaide!

    saudações,

  19. Acho que isto é choro de derrotado. Já vi este fime antes e o senhor era coadjuvante do Sr Jabes Ribeiro. A maioria do povo tem mente curta, lembra de como foi a administração de Jabes a qual o senhor era participante? chega de demagogia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *