Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição desta sexta-feira, 10, de A Tarde traz matéria sobre o avanço da leptospirose em Itabuna, cidade abatida pela dengue nos primeiros quatro meses do ano. O texto é assinado pela competente Ana Cristina Oliveira.

Diz o jornal que “mal se recupera da epidemia de dengue, com mais de 15 mil casos e nove mortes, a população de Itabuna está às voltas com a leptospirose. De janeiro a junho, nove casos foram registrados e cinco mortes confirmadas. O número de óbitos já é o mesmo registrado durante todo o ano de 2008.

Para o médico-sanitarista da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Humberto Barreto, o problema é grave, porque o cenário da cidade, principalmente nos bairros periféricos, é favorável à doença. O lixo espalhado nas ruas e jogado nas margens e em córregos e canais alimenta os ratos, que urinam e transmitem a bactéria leptospira.

Em época de muita chuva, a rede de esgoto, os rios e córregos transbordam, invadem tocas de ratos e levam a mistura de águas sujas às residências, espalhando a bactéria e contaminando moradores”.

Leia mais em A Tarde

Este blog já havia alertado para os riscos de um aumento de casos de leptospirose além do aceitável (confira).

0 resposta

  1. Dr. Eduardo Tarik Fontes já tinha alertado sob a possibilidade da leptospirose, neste periodo de inverno, os sintomas são parecidos com a dengue.Se não for detectada logo a doença é óbito na certa.

    Melck Rabelo

  2. E vai ficar abandonada por mais longos tres anos e meio, infelizmente. Pois, afinal de contas a população, a qual eu não me incluo, assim o quiz. Vislumbramos uma Câmara de Vereadores omissa e corrompida pelo poder municipal. A união desses dois poderes (executivo e legislativo) para manterem o status quo vigente e a inoperância vão levar a cidade ao caos total, mais qo que já está. Só vemos vereadores a fazerem acordos e mais acordos com o prefeito para ficarem de bico calado e bolsos cheios. Não há esperança para Itabuna nesses próximos anos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *