Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo Lula comemora a política quase implacável contra servidores descobertos em atos de corrupção. Só neste ano, 173 foram demitidos “a bem do serviço público”, 11 tiveram suas aposentadorias cassadas e 26 comissionados perderam o cargo ou a função. Agora, se há um órgão onde as investigações dão em (quase) nada é a Ceplac.

Recentemente, estourou o caso de adulteração de contracheques de servidores para facilitar a tomada de altos empréstimos (ilegais, diga-se de passagem). Mas o caso ainda não é este. Ceplaqueanos antigos e que conhecem de perto os bastidores do órgão federal reclamam da lentíssima ouvidoria do Ministério da Agricultura.

Há mais de um ano a ouvidoria “investiga” a utilização ilegal de recursos do governo para servidores lotados no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Ceplac. São pesquisadores que recebiam, ilegalmente, bolsas a título de ajuda de custo. Ilegal e em duplicidade. Eles tinham salário da União para desenvolver o mesmo trabalho.

Apesar do “congelamento” das investigações na Ouvidoria, a esperança é o Ministério Público Federal (MPF), em Ilhéus, que desenvolve apuração independente.

0 resposta

  1. Esta matéria deveria ser encaminhada a Controladoria-Geral da União, pois, apuraria não só esta denúncia, como também muitas outras falcatruas envolvendo dinheiro público. Os pesquisadores se consideram semi-deuses, inantingíveis, intocáveis… Muitos se locupletam da coisa pública. Ganham um absurdo para produzir quase nada. Uma vergonha.

  2. Nenhum povo inscreveu seu nome dentre o povos civilizado sem investir em ciência e tecnologia. É essa a missão da Ceplac. Dar suporte científico e tecnológico ao cacau. A insttuição hoje luta pelo seu soerguimento. Coisa que a era Geraldo Simões-Gustavo Moura-Gamelão deixou triste memória. O cacau ainda é a maior força econômica do nosso combalido sul da Bahial. Precisamos de coisa construtiva. Chega de mediocridade. Abaixo os geraldismos enrustidos.

  3. Todas as falcatruas em evidência hoje surgiram antes da entrada de Gustavo Moura na Direção da Ceplac, portanto, meu caro Ricardo Santana, a destruição da imagem da Ceplac,o mau do dinheiro público e os interesses pessoais dos pesquisadores fizeram com que a importância da Ceplac fosse reduzida a zero. Me aponte uma ação de pesquisa recente que interessa aos produtores? A Ceplac vive de resultados científicos do passado. O que existe hoje são Fiscais Federais em disfunção na Ceplac cuidando dos seus próprios interesses. Vejamos: muitos dão aula em Faculdades e Universidades da região e em horário de trabalho da Ceplac; os resultados de algumas pesquisas são uma incognita, para a Ceplac; muitos nem lá vão trabalhar, esperam para assinar a folha de ponto quando querem; utilizam os veículos oficiais como querem (para fazer feira, levar filho na escola, etc.)

  4. Sr. Miro,

    O senhor já se dignou a conhecer e analisar o trabalho centífico da Ceplac? Há instituições internacionas idôneas fazendo isso rigorosamente, a pedido do governo brasileiro-MA. Há aprovação.

    Quanto a resultados, se somente um produtor tiver usando o pacote tecnológco da Ceplac e tiver dando certo e ganhando dinheiro, a tecnologia está aprovada. Quer um exemplo: As fazendas de Ângelo Sá estão no azul, ganhando dinheiro com o cacau e utilzam tecnologia gerada na Ceplac. O que falta para os outrs é jutamene poder de investimnto; dinheiro novo. Isso não é com um insttuição de pesquisa. Portanto, deixemos de ser destrutivo e preservemos o que é serio em nossa região.

  5. Sr.Ricardo Santana, pesquisa não é feita para beneficiar uma só pessoa,a Ceplac como um órgão de pesquisa deve buscar soluções mais baratas,é o dever dos pesquisadores.O Sr.Ângelo de Sá,está ganhando dinheiro,porque é um grande empresário,está tirando dinheiro de outra atividade,para investir em cacau.A região é composta de 90% de médios e pequenos produtores,a Ceplac para os pequenos produtors não existe,eu como pequeno produtor não acredito na Ceplac…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *