Tempo de leitura: 2 minutos

70-mm11

.

O filme do colunista Leandro Afonso na coluna 70 Milímetros desta semana traz duas figuras exponenciais: o ex-jogador Diego Armando Maradona e o cineasta Emir Kusturica. O segundo, claro, fala sobre o primeiro no longa Maradona por Kusturica (Maradona by Kusturica -Espanha-França/2008) numa mistura de biografia e tributo de um gênio para seu ídolo – claro, outro gênio.

Dessa salada de egos poderíamos esperar algo mais que declarações de tietagem explícita mas, repete-se, é uma relação de fã com seu ídolo e, diz Afonso, em muitos momentos do filme a coisa foge do que se poderia esperar de um documentário tradicional. O nosso crítico viu também passagens inspiradas (sem trocadilho), fruto da sensibilidade do diretor, mas que não chegaram a alçar a obra a um patamar maior. Ganhou três estrelas.

Como este é daqueles filmes que nunca passariam em uma sala da região, quem quiser conferrir e tirar suas próprias conclusões tem que procurar nas (poucas) locadoras que se preocupam em oferecer títulos fora do grande circuito industrial hollyoodiano. Em uma cidade em que a falta de opções de lazer impera, a conclusão é óbvia: cinéfilos também sofrem. Para ler a coluna, clique aqui ou vá na seção Cultura, no alto da página.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *