Tempo de leitura: < 1 minuto

Assim como o colega de Itororó, o ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Júnior, também foi pego pelo TCU. Ele recebeu verba do Ministério da Saúde para equipar a Unidade de Urgência e Emergência Médica do distrito de Arraial D’Ajuda. As ações iriam ampliar a cobertura de atendimento a famílias, trabalhadores rurais e da indústria da pesca, além de turistas. Mas o dinheiro foi desviado, segundo o Tribunal de Contas da União.

Uma vistoria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) encontrou uma verdadeira “bagunça” na unidade. Apenas o carro de curativos, algumas caixas instrumentais, o fogão e uma mesa de inox com duas cubas estavam disponibilizados. Foram encontrados ainda equipamentos embalados, sem identificação, distribuídos por diversas salas e corredores do posto médico.

Impressoras que deveriam ir para a unidade estavam na Secretaria de Saúde. O eletrocardiógrafo, o aparelho de ultrassonografia e 90% das caixas instrumentais estavam em funcionamento no Hospital Municipal de Porto Seguro. O aparelho de Raio X, pinças, tesouras, curetas, afastadores, valvas vaginais e espátulas se encontravam no almoxarifado do mesmo hospital.

“Não bastava somente adquirir os equipamentos e materiais permanentes, mas era indispensável colocá-los à disposição da população local, sob a pena de incorrer na prática de mau uso de dinheiro público”, afirmou o ministro relator, Marcos Bemquerer Costa. Ubaldino foi condenado a pagar R$ 238.635,10, e multado em R$ 11 mil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *