Tempo de leitura: 2 minutos
Depois de 'limpo', o canal atraiu os urubus (Foto: Pimenta na Muqueca)
Depois de 'limpo', o canal atraiu os urubus (Fotos: Pimenta na Muqueca)

Cansados de esperar pela prefeitura, comerciantes  do Califórnia resolveram fazer o serviço que deveria ser executado pelo poder público: contrataram um ajudante e mandaram limpar o canal que corre paralelo a boa parte da feira-livre. Antes da medida radical, eles já haviam feito diversas queixas à prefeitura, mas não obtiveram sucesso.

Mas nem tudo são flores, quando se trata de esgoto de feira. Com a limpeza do mato, descobriu-se outro problema no canal. Os ossos jogados no local pelos próprios feirantes – até então escondidos embaixo da manta verde -, atraíram a atenção dos urubus, e a situação não melhorou muito para os contratantes. Até o servente se recusou a mexer ainda mais na fedentina, e pediu um aditivo no contrato. “Tivemos que dar mais R$ 5,00”, comenta um dos ‘patrões’.

Para piorar, não se tem onde jogar o entulho que sai do esgoto e a ‘obra’ está parada até que a Marquise providencie a limpeza de um terreno baldio ali próximo – usado para esse fim há mais de 30 anos – para que o serviço tenha andamento. Espera-se que no domingo tudo esteja resolvido.

A limpeza está parada, por excesso de entulho no terreno que serve como depósito de Lixo
A limpeza está parada, por excesso de entulho no terreno que serve como depósito de Lixo

A verdade é que, além do esgoto que incomoda a todos, toda a feira pede socorro. A estrutura metálica da parte coberta enferrujou em diversos pontos, e parte do telhado ameaça cair. As barracas de madeira, durante a semana, formam um espetáculo tenebroso. A feira do Califórnia, que já ultrapassou a fronteira e vai até o bairro de Fátima, é uma das maiores da cidade, e abriga centenas de comerciantes, que dali tiram seu sustento vendendo de roupa nova e usada a hortifruti granjeiros e todo tipo de bugingangas.

0 resposta

  1. mas o povo se ilude com uma prefeitura q sai pintando a cidade toda e diz q esta trabalhando !
    a mesma situação q ocorre no bairro da california
    acontece tambem no bairro stºantonio e no bairro são caetano
    realmente eu so quero ver quando é q essa prefeitura vai começar atrabalhar?

  2. Infelizmente por aqui é comum as pessoas esperarem, em tudo, pelo poder público, …!!!

    Foi muito oportuno dizer que os próprios feirantes (comerciantes; empresários; contribuintes) jogaram ossos, restos, no próprio ambiente onde expõem e vendem seus produtos, …!!!

    Aliás não é apenas em bairros mais simples que as pessoas fazem as lambanças, …, em bairros considerados nobres os proprios moradores jogam entulho e todo tipo de rejeitos em frente das próprias casas, …!!!

    Até entre os que se dizem “ricos” a falta de educação impera, …!!!

    Eu sou daqui e, por isso mesmo, posso dizer: Mas que povinho porco, imundo, mal educado, …!!!

  3. A imagem não mostra mas no terreno baldio citado no texto está obstruindo totalmente o acesso de transeuntes no local de modo que as pessoas que utilizam a Rua Paraná na Califórnia como meio de se abster-se do trânsito caotico da via principal não vêem outra alternativa a não ser transita por entulhos.

  4. Olha é realmente grave o problema social que tanto ocanal como o lixo que se acumula nesta regiâo que mais parece um LIXÃO, apenas a porém a limpeza do canal não basta. É preciso que haja uma campanha para conscientizar a população que o problema do lixo não é de responçabilidade apenas da “marquise” e sim de todos nós, é muito fácil para moradores e feirantes jogarem lixo,sofá, televisores … no canal críticarem depois… quem polui tem que sentir os efeitos do seu ato para ver que está errado… Ah não sou eu! mas temos obrigação tentar impedir ou denuciar…

  5. MEU DEUS DO CEU ESTE SEGIO E UM JUTE NO SACO
    ESTES ELEITORES DA CALIFORNIA PAGARAO PARA LIMPAR O CANAL
    ESTE SEGIO PENSA QUE CADA ELEITOR DESTE NAO PAGAO IMPOSTO,
    UNS TAIS DE CHAMADO FISCAIS DA PREFEITURA, QUE QUANDO OS PEQUENOS FEIRANTES NAO TEM DINHEIRO PARA DAR PRA ELES FISCAIS DA PREFEITURA , PAGAO COM SUAS MERCADORIAS, E AINDA TEM QUE PAGAR E LIMPAR O CANAL . POR FAVOR SERGIO OLIVEIRA , SUA OPINIAO MERECE APLAUSO DE PÉ

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *