Tempo de leitura: 2 minutos
ADEUM cai no episódio Chico Bento.
ADEUM cai no episódio Chico Bento.

Noticiada com exclusividade pelo Pimenta na Muqueca nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (confira), a exoneração do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, foi confirmada há pouco pelo próprio petista. A demissão foi comunicada ao secretário, pelo governador Jaques Wagner, ainda na noite de ontem. Adeum se negou a revelar os motivos da queda.

As causas seriam variadas. Começa pelo favorecimento à faculdade privada Facsul-Unime em convênios do programa Todos pela Alfabetização e termina com a malfadada revista Viva, em que o personagem Chico Bento aconselha um amigo a mandar o pai enfiar 800 cabeças de gado no c#.

Adeum chegou ao cargo na cota pessoal do governador Jaques Wagner. Em abril deste ano, quando esteve para ser exonerado, ele se sustentou com o apoio político da corrente Construindo um Novo Brasil, ala majoritária do PT. Dentre os nomes que deram guarida ao secretário, estão o deputado federal Geraldo Simões e o deputado estadual Jota Carlos.

Adeum é ex-secretário de educação de Itabuna e ex-presidente do diretório municipal do PT, além de ex-presidente da Uniao dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime).

Dois partidos entram na disputa pela pasta da Educação, o PDT e o PP. No mês passado, numa reunião do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, com o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, a secretaria foi a “pedida” do PDT para ingressar no governo de Wagner. Tudo com o “aprovo” do deputado federal pedetista Severiano Alves. Porém, o cargo deverá mesmo ser ocupado pelo petista histórico Osvaldo Barreto, diretor da faculdade de administração da UFBA.

Adeum deverá retornar à sala de aula na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Agora, restará ter do reitor Joaquim Bastos o apoio devotado ao magnífico enquanto foi secretário…

... E a versão "monossílabo da cobra" da Revista Viva.
Esta tirinha com o palavrão de Chico Bento foi a "gota" para a queda do petista.

0 resposta

  1. Primeiro foi o deputado geraldo Simões, agora sai o Prof. Adeum Sauer. Sairam por total incompetência. Tiveram nas mãos a oportunidade da mudança e de revolucionarem o governo baiano e não o fizeram, preferiram ações de benefícios próprios em detrimento a um projeto maior, de verdadeiras mudanças. Enquanto isso Itabuna vai perdendo espaço no governo e comprovando a total falta de forças do PT municipal. Aliás um PT que tem um presidente que reside e trabalha em Salvador e pouco ou nunca se pronuncia sobre as questões políticas municipais. Que Diretório é esse? Não funciona, não se pronuncia, só fica à disposição do que o Sr GS determina. Dessa forma só podia dar no que deu. Pelo andar da carruagem teremos de volta, muito em breve também Davidson Magalhães e Eduardo Barcellos – cruz credo!!!! Visualizo também qual será a situação da Profª Miralva e de seu fiel escudeiro Denelísio Nobre com as atuais mudanças, voltarão a exercer suas críticas ilegítimas a toda a ação da nova pasta e se voltarão (meu Deus!!!) para se consolidarem no diretório do partido. Se já não funcionava agora é que não vai funcionar mesmo!!! O PED do PT está aí e certamente a tal da Miralva vai pedir a GS para ser Presidente do partido para poder se manter em voga. Ou seja, sai um peso morto e tenta entrar outro. Se a militância petista de Itabuna, os filiados permitirem aí sim estará decretada a derrocada do partido em Itabuna, que já amarga duras derrotas por conta dessa incomptência e dessa burrice política.

  2. glória Deus, esse galego peso morto vôou, com essa saída pra ficar melhor ainda, sai a mulhr que nunca ganhou eleição MIRALVA MORTINHA e Denelisio nobresa, vão pastar em outro campo. QUE FELISCIDADE

  3. Gostaria de fazer algumas considerações sobre o Profº Adeum, Profª Miralva e o Profº Denelisio Nobre, Adeum assumiu a pasta da Educação com a Bahia em penúltimo lugar no Nordeste, deixando-a em segundo ugar, alfabetizou um milhão de baianos que o governo passado deixou, mais 2 milhões, além de mudar a cara das escolas com reformasa e investimentos tudo isso com o apoio e o trbalho incansável da Profª Miralva onde a Direc 7 com sua direção é hoje a elhor DIREC da Bahia. Já o profº Denelisio quem o conhece como atleta e Técnico de Voleibol de Itabuna, 10 vezes campeão Baiano Vice campeão Brasileiro, levou o nome de Itabuna a todo o mundo quando representou o Brasil na Universiade em Israel no Oriente Médio, sabe que além de ser competente como profissional de Ed. Física e um excelente gestor Educacional é só os dois companheiros acima visitarem o Colégio Modelo e ver a Mudança não só na extrutura física da escola como nos resultados dos alunos, aumento no ideb, 1000% de aprovação no Vestibular e pela primeira vez sob sua Direção a escola aprovou alunos na UFBA
    ele foi eleito em eleição direta alcançando o maior indice de aprovação em todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários)da Bahia. Contra fatos não há argumentos. Para estas pessoas que não sabem o que falam fica a competencia dos professores e quem perde é o Governo Wagner.
    Um forte abraço
    BETO

  4. Gostaria de dizer ao companheiro Paulo e ao Feliz que eu não sei quem eles são e não faço questão de saber, pois devem ser pessoas sem competencia para assumir algum tipo de cargo e devem morrer de inveja de quem ttem competencia para assumir. Dizer que fui eleito Gestor do colégio Modelo de Itabuna com muita honra pelo voto direto, pela primeira vez na Bahia feito na Adm.de Adeum e Miralva, ao qual sou amigo e tenho muita honra pois são pessos que já escreveram seus nomes na História da Educação da Região, obtive 98% de aprovação. Encontrei a escola completamente sucateada, em todas as suas áreas, da estrutura como no pedagógico e hoje quem quiser conhece-la é só entrar em seu site a primeira e única escola pública com site na Bahia, hoje temos uma Biblioteca com 4 mil livros, 1200 alunos 58 professores, 20 funcionários, uma Lan Hause totalmente de graça para os alunos e comunidade, Internet sem fio para os professores
    esportes, teatro, música, dança, aula de reforço, cinema do modelo de graça além de aprovação em todos os Vestibulares da região, na UESC e na UFBA, além de 250 alu nos trabalhando como estágiarios em várias empresas de nossa cidade. Um excelente auditório recuperado na minha gestão que é utilizado po toda a comunidade Itabunense como Igrejas Evangelicas e Catolicas, Policia Rodoviária Estadual, Federal, Policia Militar, etc. Temos um anexo na Penitenciaria da cidade, evando educação para os detentos, além de alimentação através da Merenda escolar pela primeira vez no ensino médio na Bahia. Quem me conheçe sabe que além de competente como professor de Educação Física, estou realizando uma das melhores gestão em frente ao Colégio isso tudo com o apoio dos professores e toda a counidade escolar. Para os companheiros Paulo e (IN)fELIZ, estou a disposição a qualquer momento para apresenta-los a nossa escola.

    Profº Denelisio Nobre
    Licenciado e Bacharel em Ed. Física UFV=Viçosa-Mg
    Epecialista em Gestão Educacional
    Especialista em Educação Fisica Escolar
    Especialista em Voleibol
    Conselheiro do Conselho Federal de Ed. Fisica
    Profº da Unime/Facsul a 5 anos

  5. Parabéns!!!

    Ao Prof. Adeum Sauer!!!

    Era a frase que eu diria, caso o encontrasse…. por tudo o que ele fez pelo pouco tempo na Educação da Bahia!!!

  6. Só quero ver quando ele se defrontar com o contra-cheque de Professor do estado, apenas com nível de Mestrado (sem as benesses, e as “gordurinhas”, do cargo de Secretário), ao final de cada mês, …, vai provar do próprio veneno, …!!!

    “Se arrependimento matasse, tchê, …, eu taria morto, né”, …?!?!?!

    Bem vindo à dureza, …!!!

  7. Zelão, diz: – Por mais que se negue..!

    O Governador Jaques Wagner, “continua prestigiando o deputado Geraldo Simões”.

    Como se não bastasse a demissão do próprio Geraldo, da Seagri, e por mais que se queira afirmar que a nomeação de Adeum Sauer, foi uma escolha direta do governador,e não uma forma de prestigiar e agradecer a Geraldo, o fato políticamente analisado, agora com a demissão de Adeum, indubitavelmente será debitado na conta do “prestígio” político de Geraldo, junto ao governador.

    Também não consta que Wagner, tenha feito qualquer injução junto ao governo federal, no sentido de evitar que Geraldo perdesse o contrôle da Ceplac.

    Verdadeiramente, a recompensa que Geraldo tem recebido de Wagner, a quem sustentou literalmente, em todas as tentativas políticas de Wagner, é digna de uma “mui grande amizade”. Desde que Wagner chegou ao poder (com excessão do conseguido com esforços e pretígios próprios), Geraldo só tem acumulado perdas.

  8. É indiscutível a passagem do Prof. Adeum Sauer pela Sec. Educação do Estado, diria mais, um divisor de águas. Parabéns…
    Prof. Denelisio, parabéns pelo trabalho realizado, NOBRE, foi sua dedicação aos valores educacionais de nossa cidade!

  9. Eu quero é saber de quanto foi a comissão de Adeum na venda da Facsul para a Unime e se Andréa continua no cargo…

  10. Com a saida de Adeum quem perde é a educação e o próprio governador .A Bahia sofreu séculos com o analfabetismo. Este estado nunca teve um projeto tão lindo,rico,concreto enfim um projeto tão REAL,como o TOPA,projeto este,criado pelo GRANDE COMPANHEIRO Jonas Nascimento.O companheiro Wagner não pode esquecer que ,quem deu o TOM ao seu governo foi este projeto(TOPA).Todos Pela Alfabetização.ESte sim foi quem realmente levantou amoral da SEC e do Governo, Vale salientar que emtoda a Bahia principalmente nas cidades mais sofridas,não se fala em outra coisa o assunto maior é o TOPA.Adeum saí, mas deixa sua grande marca, sua semente , que jamais outro secretário em nenhum governo deixou .Quero aproveitar esta oportunidade para PARABENIZAR esses dois GRANDES COMPANHEIROS que muito tem contribuido com a educação não só no estado da Bahia como também no Brasil.Em especial quero dizer para você companheiro Jonas , que sua participação nos movimentos sindicais, políticos Sociais emfim sua militancia sempre foi imprescíndivel para o crescimento do PT no Brasil. BRAVOS COMPANHEIROS!SAUDAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS.

  11. Adeum, quem perdeu foi wagner, nós só temos que lamentar por ele, que sairá ano que vem, com o titulo de pior governador da Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *