Tempo de leitura: 2 minutos
.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acaba de publicar um estudo anual sobre o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O Pimenta analisou os números. Eis a conclusão: nada de notícia boa para a Bahia. O estado apresentou o pior desempenho no comparativo de 2005 e 2006 quando o assunto é desenvolvimento.

A Bahia obteve 0,6183 pontos em 2005 e, um ano depois, caiu para 0,5925 – queda de 4,2%. A avaliação leva em conta dados apurados de três áreas (Emprego&Renda, Educação e Saúde). O estado caiu de 18º para 22º em desenvolvimento, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o IFDM.

Dos 500 municípios com os menores percentuais de desenvolvimento, 188 são da Bahia. E quando considerados os 100 piores, a Bahia aumentou de 27 para 34 o número de municípios (34% deles).

O trabalho vai alimentar discussões em período de pré-campanha eleitoral. 2005 e 2006 foram, justamente, os dois últimos anos do segundo mandato de governador baiano do democrata Paulo Souto. Neste período, aumentaram as desigualdades no quarto maior estado brasileiro.

Para completar, o estudo apresenta Santa Luzia com IFDM 0,2928, numa escola de 0 a 1. Quem apresenta o melhor índice de desenvolvimento é São Caetano (SP), com 0,9524 pontos. O estudo completo pode ser acessado na página da Firjan (www.firjan.org.br).

ILHÉUS E ITABUNA

Quando o assunto é desenvolvimento, Itabuna praticamente patinou no comparativo de 2005 e 2006, quando saiu de 0,6216 para 0,6122. Por aqui, a desigualdade aumento 1,5%. Nada que se compare à situação de Ilhéus, que apresentou queda de 10%. O município mais populoso do sul da Bahia obteve 0,6832 pontos em 2005 e 0,6151 no ano posterior.

DESTAQUES POSITIVOS

Na região sul da Bahia, os destaques em melhora foram Barra do Rocha – que saiu de 0,3450 para 0,4359 pontos ( salto de 26,3%), e Itapebi, salto de 0,4090 para 0,5118 pontos no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Itapebi apresentou evolução de 25,2%.

0 resposta

  1. A foto do prédio, com uma piscina por andar, é bem contrastante, só que fica em São Paulo, na capital. Na verdade, são dois prédios idênticos, com vista para uma favela, …!!!

    Quanto à situação da Bahia, certamente, de lá para cá, não deve ter mudado muito, pois a centralização continua, …!!!

    Só são direcionados investimentos para a capital, região metropolitana (onde o grande beneficiado é o município de Camaçari), Feira de Santana e apenas algumas migalhas são direcionadas para os demais municípios (cerca de 500), …!!!

    Vamos ver até quando teremos governos centralizadores, …!!!

    Pensei que isso fosse mudar alguma coisa com o atual governo, mas foi apenas um pensamento, …, as coisas continuam da mesma forma, …!!!

    A capital e seu entorno respondem hoje, no mínimo, por cerca de 60% ou mais do estado, em quase tudo, …!!!

    Em Santa Catarina, por exemplo, a região da capital responde por cerca de 14%. O restante é distribuído pelas demais regiões do estado. A consequência disso é que se trata de um estado dos mais desenvolvidos do país, …!!!

    Mais uma vez: TRISTE BAHIA, …!!!

    Nota da Redação: Calma, Sérgio. Ninguém disse que a foto é de qualquer lugar da Bahia. Está ali como ilustração do tema desigualdade. E só.

  2. Essa foto espelha bem a Índia piorada que o Brasil está se tornando. Um punhado de milionários cercados de miseráveis por todos os lados. E o pior é que os imbecis que governam esse “país” não vêem que isso não vai acabar bem.

  3. De fato tanto a imagem quanto a noticia ainda refletem a desigualdade existentes na nossa Bahia, fruto de negativas administrações; entretanto fiquei super feliz em ver o salto dado por minha cidade Barra do Rocha em relação a crescimento, consequencia da administração de pessoas que realmente trabalham para o desenvolvimento municipal, melhora visivél para nós cidadãos..
    É por essas e outras que… “Eu tenho um orgulho de ser barrochense, a minha cidade ficou mais feliz, construindo um novo tempo demonstrando a sua força. Barra do Rocha hoje tem uma nova cara, mais alegre e mais bonita, como mudou nossa cidade […]”

  4. Na qualidade de cidadã Barrochensse, fico muito feliz em saber que minha amada Barra do Rocha, vem despontando na fernte de muitos outros municipios, e com conhecimento de causa e com certeza deve-se ao fato da adinistração do Prefeito Jonatas Ventura, onde o mesmo vem reunindo esforço para que esse municipio que tão pequeno e grande de coração tenha chegado a esse patamar.. Parabéns pelo desempenho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *