Tempo de leitura: < 1 minuto

Adriano: acusado de chacina e fazenda desapropriada.

FAZENDEIRO BAIANO É ACUSADO DE COMANDAR A CHACINA DE FELISBURGO (MG)

A medida é considerada inédita no País. A fazenda Nova Alegria foi desapropriada pelo presidente Lula há uma semana, sob a acusação de crime ambiental. A propriedade está localizada em Felisburgo (MG), região do Vale do Rio Jequitinhonha, onde ocorreu massacre que resultou na morte de cinco sem-terra e tentativa de homicídio contra outros 12, em 20 de novembro de 2004. O dono da fazenda é o sul-baiano Adriano Chafik Luedy, de Itajuípe.

A desapropriação saiu no Diário Oficial do último dia 21 e se deve a seguidas agressões ao meio ambiente, e não tem relação direta com o massacre do qual Adriano Luedy é acusado. Por este crime contra os sem-terra, o fazendeiro e mais cinco pistoleiros serão levados a júri popular nos próximos meses.

Adriano e seis pistoleiros chegaram a ser presos por mais de um ano. Hoje, respondem ao processo em liberdade. De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual mineiro, o fazendeiro ‘importou’ armamento pesado e pistoleiros de Itajuípe e do sul da Bahia para promover o massacre. Ele fugiu após o crime, mas acabou preso em São Paulo.

0 resposta

  1. Caro Pimenta,

    Vale informar que Adriano Chafik Luedy, é uma pessoa de bem, advogado, sempre procurou trabalhar e respeitar todo ser humano sem distinção. Voces mesmos são testemunhas das invasões inconsequentes, desrespeitosas e violentas de alguns SEM TERRAS. Logo, é necessário que se respeite o princípio da presunção de inocência, buscando não acusar as pessoaas sem ao menos ter as provas cabíeis. Nem tudo que o Ministério Público declara e denuncia tem credibilidade, precisa antes passar pelo crivo do Judiciario. Existem dignos representantes do MP, também existem aqueles que a conduta não se coaduna com a maioria.
    Grato.

  2. Não aprovo os assassinatos, no entanto, é nescessario que os “sem terras” deixem de invadir as propriedades trabalhadas e adquiridas com dificuldades e sacrificios ao longo dos anos e que os governantes, legisladores e Juizados tenham mais pulso e determinação com os mesmos.

  3. O Adriano não está sendo punido pelo crime ambiental. É apenas mais uma maneira que o governo encontrou para legitimar a invasão de suas terras pelo MST.

  4. isso é um absurdo, como os valores estão invertidos hj em dia, ser sem terra é sinonimo de impunidade, pode fazer o que quizer que não “pega nada” os malandros, “porque sem terra para mim é sinonmo de malandragem” invadem as terras sem qualquer critério, como a do caso de adriaano, uma terra onde se criava gado, esses “malandros” com apoio do maior marginal que esse pais ja viu que é o presidente lula, apos a ivasão das terras de luedy, descidiram fazer uma festinha de comemoração, matando o gado e dando um farto churrasco. agora quero que os leitores me respondam, como vocês reagiriam se acontecem isso em suas terras?? onde esta o direito de propriedade? quer dizer que após construirmos nosso patrimonio outros grupos podem vir e se apropriar pq eles não tiveram a oportunidade de ter. pq o governo não faz a reforma agraria de forma correta? pegue a terras realmente improdutivas, e punam os sem terras que invadirem qualquer terra produtiva e que façam badeernas nelas! é por essas coisas que sinto eu não ter nascido na epoca do coronelismo, acho que naquela época tinhamos homens de verdade nesse pais, capaz de peitar esses excessos absurdos.
    ja pensou se essa moda que sem oq fazer pega? ja temos sem terra, sem teto, e se os sem tetos resolver invadir casas ocupadas?? colocar nossa familia para fora para que entre a deles.
    os fazendeiros de areas produtivas deveria tomar vergonha e se unir para fazer um movimento para que essas atrocidades não acontecessem mais. e volto a falar se tivesse homem como antigamente nessa terra a primeira medida que os fazendeiros da região teriam que fazer era tomar a CEPLAC, pq eles que construiram e a mesma está se acabando.
    ps: Não sou fazendeiro sou apenas uma pessoa indignada com as incoerencias existentes no nosso brasil, onde o melhor é sinonimo de esperteza e o honesto é sinonimo de idiota.
    ass: Rafael V. Borges

  5. Adriano Luedy é um santo de candura!
    Só gostaria de alertar aos amiguinhos do Adriano que um erro não justifica outro. Se os sem terras invadem, procura-se na lei, na constituição os devidos direitos de reclamar sem atentar contra a vida. cometeu um crime e por esse tem que pagar. Quanto ao creime ambiental, esta de parabens o governo, afinal se vcs entende de lei veja o que diz o princio social da propriedade de acordo com o artigo 228 da carta magna de 1988.
    Abraços

  6. rui barbosa escreveu “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agitarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto…”
    rafael v. borges

  7. Que Carta Magna? A mesma que protege os corruptos e ladrões de colarinho e os “cegos, surdos e mudos”? A que dá direito à propriedade? A que impede assalto às contas bancárias dos cidadãos de bem? A que impede duplicidade de cobrança de impostos? A que ampara a velhice, da segurança, educação e saúde decentes?

  8. Os que falam de valores invertidos não tiveram seus filhos, pais ou amigos assassinados por um desses psicopatas. Que “candura”, que “bondade” de pessoa é essa que contrata assassinos e compra armas para cercar e chacinar pessoas? Que lei é essa que solta um assassino psicopata frio, calculista, impiedoso e covarde. Muito boa a citação de Rui Barbosa, caro Rafael,mas endereçou a sua sensibilidade ao lado errado dos eventos. Srs. Defensores do assassinato, expurgo e expulsão de pobres, aprendam a ser humanos. Ou então vamos fechar logo essa tampa pois já estamos todos mortos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *