Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Ex-Blog do César Maia

1. Quem apostou no desgaste do PT na grave crise do Senado, errou. Pelo menos é o que sondagens e pesquisas espalhadas pelos estados vão mostrando. Lula continua imune e exagera nos riscos que assume, achando que nunca atravessarão o teflon. É provável que a exagerada participação de Lula tenha protegido a imagem do PT além do que se imaginava.

2. A construção de opinião pública é um processo progressivo e se dá por fluxos de informação e opinamento. As situações se sucedem em nível nacional (Barbalho, Renan, Sarney, Eduardo Cunha…) e se multiplicam em nível regional. Nomes, esses e outros, sempre acompanhados da marca PMDB. Analistas explicam a força do PMDB pela sua característica confederada, onde o desgaste num ponto do país não afeta outro.

3. No entanto, agora, a concentração e série de casos nacionais com forte repercussão de conteúdo e principalmente de imagem, parece finalmente ter atingido a marca PMDB. Em pelo menos oito pesquisas espalhadas, quando a pergunta é direcionada ao partido responsável pela crise no senado, o PMDB vence de goleada. Mesmo quando se mistura partidos e nomes destacados na crise do senado, o PMDB continua liderando com alguma folga.

4. Não é uma boa notícia para a dobradinha nacional PT-PMDB e, da mesma forma, para seus desdobramentos regionais. Curiosamente, seus adversários, mantido este cenário, poderão “acusar”, em 2010, os candidatos de serem do PMDB. Nunca antes o PMDB esteve tão perto desta implosão de imagem. Mais do que descuido: abuso com a paciência da opinião pública.

0 resposta

  1. Aprendi desde cedo com os sábios ditados populares que: “Ninguém chuta cachorro morto”, “Macaco não olha pro rabo”, “Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto”. Vez por outra o glorioso PMDB, vira a “GENI” e começam a lançar sobre ele todos os dejetos dos outros Partidos, mas o PMDB vai fazendo como o velho marinheiro,”que durante o nevoeiro, leva o barco devagar. Ruim com o PMDB, muito pior
    sem ele.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *