Tempo de leitura: < 1 minuto
Sessão que discutiu o rombo da saúde (foto Duda Lessa)
Sessão que discutiu o rombo da saúde (foto Duda Lessa)

Que solução a Prefeitura de Itabuna pretende dar para rombo deixado pelo ex-secretário de Saúde Jesuíno Oliveira, referente ao mês de outubro de 2008? Segundo o atual secretário, Antônio Vieira, a dívida com prestadores de serviço é de R$ 4,9 milhões e não se sabe como pagá-la.

Os representantes de clínicas, laboratórios e hospitais lotaram o plenário da Câmara de Vereadores hoje à tarde, clamando por um encaminhamento positivo. Eles sugerem que o governo tome um empréstimo, mas o prefeito diz que é necessário ver se ainda há capacidade de endividamento.

Logicamente, a oposição não aceita desvincular o debate de uma investigação rigorosa sobre o destino do dinheiro da saúde. Os vereadores  Roberto de Souza, Wenceslau Júnior e Ricardo Bacelar foram incisivos nesse sentido, cobrando apuração do ilícito e punição dos responsáveis.

Segundo Roberto, a Comissão Especial de Inquérito instaurada há dois anos encontrou dificuldades, pois os ex-gestores teriam ocultado documentos. “Agora, nós acreditamos que o atual governo tenha interesse em facilitar o acesso a esses dados”, declarou.

Bacelar sintetizou com propriedade: “não se sabe qual vai ser a solução mas, ao que parece, quem vai pagar a conta mais uma vez é o povo”.

0 resposta

  1. E cadê a CGU? Não disseram que estavam na cidade? Esse órgão federal, não tem autonomia para “farejar” esse negócio? E os próprios Vereadores AUTORIZADOS pelo povo e legalizados pela justiça, não poderiam reabrir essa CPI da saúde?

  2. Senhores Vereadores,

    A denúncia do rombo da saúde, já é de conhecimento de todos. Sabemos quem são os envolvidos, mas nada se fez até agora, nem a justiça nem a camara de vereadores. E ainda se sujeitam a votar uma proposta indecente dessa apresentada pelo secretário Dr. Vieira, para que a população sofra mais com o governo AZEVEDO.

    Será que só existe punição para os marginais da periféria? prefeito e secretários são impunes? Deixa um rombo de milhões, e nada se é feito?, será que a camara de vereadores tem uma máquina de fazer dinheiro para o governo AZEVEDO?
    ACOOOORDA VEREADORES O MANDATO DE VOCÊS NÃO É ETERNO. O POVO BOTA, MAS TAMBÉM TIRA.

  3. Não tem dinheiro certo para a Saúde de Itabuna…

    A situação nos postos de saúde é esta:

    – Falta constante de material para realização de procedimentos básicos;

    – Tem dentista, porém faz mais de 08 meses que não há atendimento na maioria dos Postos de Saúde, devido a falta de material odontológico ou a cadeira odontológica se encontrar quebrada. Este fato foi motivo de onúmeras matérias no Programa Alerta Total da TV Record;

    – A Secretaria de Saúde insiste em contratar pessoas sem habilitação e sem formação superior para ocupar o cargo de ADMINISTRADOR dos postos de Saúde. Esta situação se encontra nos Postos de Saúde dos bairro São Caetano, Santo Antonio, Canecos, Novo horizonte, alem de outros.

    Quanto será que a Secretaria de Administração paga a esses ADMINISTRADORES CALÇA CURTAS, que na maioria das vezes estão na posição de comando dos Postos de Saúde porque foram indicados por um padrinho politico.

    Desse jeito vai faltar dinheiro para compra de material…Assim não dá.

  4. O povo de Itabuna está TODO ENFIADO com o descaso do poder público local. É uma vergonha o que estamos assitindo.

    Engraçado, Azevedo era o vice -prefeito no governo passado, não é possível que ele não tinha conhecimento dos destinos das verbas pública que eram para ser aplicadas no município, na saúde, na educação… e sumiram!!!

    Quanta omissão demonstrou ter essa marionete de Cuma. Cadê a honestidade a seriedade???

    Essa cidade é uma vergonha!!!

  5. Esses prestadores que espoerem sentados, enquanto estavam mamando tava tudo bom, todos sabiam do problemas mesmo antes do secretario entrar e nao fizeram nada, hoje com a cuia na mao, estao ai fazendo de contas de são vitimas, realmente soa vitimas deles mesmos e da ganancia deles. Por outro lado, agora o tamanho da MANTIRA, DIZEM QUERA 9,5 milhoes e o secretario diz que apenas 4 ,9 milhoes, eu vi ele dizendo na Televisao ontem que os 4,9 estão empenhado regularmente. Outra coisa, ao que parece a imprensa tá confusa, nao sabe o due diz, A camaara fez uma CEI, ficou os com os documentos por mais de 10 meses e nao acharam nada e agora quer achar, pois bem, TEM A OBRIGAÇÃO DE ACHAR ESSES COME E DORME QUE NAO FISCALIZAM NDAA E O POVO PAGANDO ESSES IRRESPONSÁVEIS.o povo quer saber mesmo. dizer que o Dr.Jesuino tem culpa é uma mentirea deslavada.

  6. SERÁ QUE ROBERTO DE SOUSA E RICARDO BACELAR TERÃO CORAGEM DE ANCARAR O EX-PERFEITO? ACHO QUE NÃO, SABE PORQUE?
    – IRÃO PERDER OS PROGRAMAS DA RÁDIO DE CUMA,EU CREIO QUE É UMA QUESTÃO DE ÉTICA SE COBRAR ESTE ROMBO, SERÁ QUE OS MESMOS IRÃO COMENTAR NA RÁDIO?
    -COMO DIZ ROBERTO DE SOUZA: TÃO TOMANO NOSSO DINHEIRO OUTRA TÔ OLHANO DOS OLHOS DELES…SERÁ.
    -RICARDO BACELAR DIZ:
    MEU PROGRAMA É DEMOCRÁTICO DO POVO BAIANO…SERÁ.
    UMA SUGESTÃO-FICA NA JORNAL, LÁ VOCÊS PODERAM FALAR A VERDADE,MEUS CAROS VEREADORES.
    CHEGA DE PUXA-SACOS, NOSSA DÁ NOJO ESSA POLÍTICA DE ITABUNA. MEU REPULDIO AOS NOBRES VEREADORES…..

  7. Quantop a o desconhecimento de Azevedo não duvido, pois pouco participava da atuação na área de saúde da gestão anterior.
    agora acho que ele deve invocar a lei de responsabilidade fiscal, e respónsabilizar os gestores anteriores a sua administração.
    Espero que a operação vassoura de bruxa aponte os responsáveis pelo desmando.

  8. A culpa é de parte da imprensa local, abre as portas para um cidadão que desviou milhões da saúde!!

    Vi na TVI esse “eclético” cidadão dando entrevista no programa Bem Viver, com uma estudante da UNIME-Facsul, que se acha apresentadora, com um sorriso escancarado, mostrando os dentes todo feliz!!!

    Amigo do dono da TVI, ex apresentador da casa, lá esse cidadão com certeza tem um tapete vermelho no HALL da emissora, por isso essa imprensa específica ignora esses FATOS!!!! FATOS que circularam em Jornais na época, FATOS que até hoje não foram esclarecidos, enquanto pessoas morriam no Hospital de Base.

    A sociedade abre espaço para esse ex Secretário de Sáude, essa própria faculdade, UNIME-Facsul, fez homenagem quando o mesmo concluiu o curso de Ciências Contábeis.

    Itabuna, a classe contábil, a sociedade em geral deveriam ter vergonha de abrir portas para pessoas desse nível!!

    Foram milhões do dinheiro da saúde que “sumiu”, talvez por isso o sorriso escancarado foi a demonstração de que realmente somos IDIOTAS!!!!

    Se alguém sabe a definição de MORAL e ÉTICA, descrevam!!!!!

  9. O Ricardo acima me parece bem INCOMODADO com o reconhecimento das inúmeras competências do ex secretário. Se ele recebeu homenagens da Faculdade da qual foi o melhor aluno da turma EM TODOS OS SEMESTRES, e também do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DA BAHIA, só pode ter sido por merecimento. Mas “a inveja dessa gente, já virou um aleijão”. Quanto à questão moral, embora seja algo que se aprenda na infância, sugiro que ao invés de querer denegrir a imagem de uma pessoa gratuitamente, por pura INVEJA, use melhor o seu tempo. procure no dicionário o significado do termo e TENTE aplicá-lo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *