Tempo de leitura: < 1 minuto

Produtores têm novo prazo de vencimento de dívidas.
Produtores têm novo prazo de vencimento de dívidas.

Uma resolução do Banco Central, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 17, prorrogou até 30 de dezembro o prazo de vencimento das dívidas contraídas por produtores sul-baianos no Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira.

A resolução 3.782 é assinada pelo presidente do BC, Henrique Meirelles. A prorrogação é válida apenas para os produtores que aderiram ao PAC do Cacau, um novo programa de revitalização da economia cacaueira e que prevê créditos de R$ 2,52 bilhões para o sul da Bahia.

A resolução está publicada na página 43, seção 1, do Diário Oficial e declara situação de normalidade dos contratos das fases 1 a 4 do Programa de Recuperação da Lavoura. O PAC do Cacau foi lançado em maio de 2008, em Ilhéus, pelo presidente Lula. Até agora, nenhum contrato foi assinado pelos produtores com base nas linhas do programa.

0 resposta

  1. Um par de tênis, colchão e até uma cama. O entulho e o lixo acumulados pelas ruas de São Paulo mostrados pela TV são uma ameaça, ainda mais em dias de chuva. E você pensa que em Itabuna é diferente?

    Nada disso. As ruas do centro da cidade e de bairros como Conceição, Vila Zara, São Pedro, São Judas Tadeu, Pontalzinho e Fátima, dentre outros, concentram lixo de toda espécie sem que a prefeitura ou a Marquise, vencedora da milionária concorrência, façam qualquer limpeza.

    Aliás, as bocas-de-lobo estão de entulho e lixo em toda a cidade e não dão vazam às águas pluviais e o que se vê é alagamento, como na Avenida Inácio Tosta Filho, no prédio que um dia abrigou a CNPC. “A água leva o lixo para os bueiros e daqui a pouco tá tudo inundado”, disse um transeunte ouvido pela reportagem da TV, o mesmo fenômeno que se dá por aqui.

    E pensar que estamos entrando na primavera, uma estação de transição entre o inverno e verão, com temporais e chuvas torrenciais?! Pobres cidades brasileiras com os gestores que têm. Tanto na paulicéia como por aqui, os prefeitos são de um mesmo partido.

  2. Mais uma solução paliativa para o nosso problema. Repete-se o velho custume de ir empurrando tudo com a barriga. É inconcebível a falta de sensibilidade governamental para tão grave problema. Mais inconcebível ainda, é a nossa omissão e de toda a região diante desses fatos. Nenhuma agricultura no Brasil e no mundo foi tão patriótica como a do cacau. Em 50 anos, ela deu aos governos sob a forma de taxas extras mais de 4 BILHÕS E MEIO DE DÓLARES, independente do pagamento de todas as taxas,tributos e impostos incidentes na agricultura. Até 1966, quase 60% dos recursos do Estado da Bahia eram provenientes da lavoura do cacau. A economia do Cacau, responsável por tudo de bom na região cacaueira, foi construída e edificada por nossos ancestrais, que saindo de suas regiões, na Bahia, no Brasil e até no exterior,sem terem direito a escola, muito menos a Universidade, chegaram para desbravar a Mata Atlântica inóspita,( muitos sucumbiram de impaludismo nessa aventura, outros tantos não tiveram direito nem a uma aposentadoria de salário mínimo) vindo a pé ou em lombo de animais e construiram sem trabalho escravo e sem ajuda oficial, o Universo do Cacau, que chegou a gerar no ano de 1979, 1 Bilhão de dólares na balança comercial de exportações. O patrimônio da Ceplac, as estradas da região, os Hospitais, as pontes, a Universidade, enfim, quase tudo que a região possui, veio do esfôrço dos cacauicultores(minis, pequenos, médios e grandes).A maioria da população da região do cacau e fora dela, parece se divertir con a situação. Os livros do famoso Jorge Amado que tanto fizeram sucesso e fazem até hoje, criou um forte preconceito contra a região. Lula é hoje nosso herói maior, porque saiu do agreste pernambucano para vencer na cidade grande, os nossos antepasdsados sairam na situação dele para construir o “El Dorado da Cacau” e são considerados vilões. É isso aí. Reagir é preciso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *