Tempo de leitura: 2 minutos
Governador enviará projeto indenizatório à Assembleia.
Governador enviará projeto indenizatório à Assembleia.

O governador Jaques Wagner prometeu enviar à Assembleia Legislativa da Bahia nos próximos dias, projeto de lei pedindo indenização governamental de R$ 100 mil, em parcela única, (de acordo com informações da Secretaria de Relações Institucionais)  à família do jornalista Manoel Leal, assassinado em 14 de janeiro de 1998.

O projeto cumpre recomendação do Comitê Interamericano de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), na responsabilização do Estado pela omissão na garantia de segurança e nas investigações no caso.

O anúncio foi feito nesta segunda, em cerimônia de reconhecimento da responsabilidade do Estado sobre este assassinato, parte das homenagens que marcaram  um  café da manhã em comemoração ao Dia do Radialista.  “A discussão sobre a culpa do Estado em atos de violência é um tema controverso, mas neste caso, é um gesto que demonstra um pouco da nossa preocupação com o dano causado pela perseguição política na Bahia”, afirmou Wagner.

Reconhecimento

O filho da vítima, Marcel Leal, presente na cerimônia, destacou a importância do reconhecimento da responsabilidade do Estado na continuidade das investigações. “Um dos executores do crime está preso, mas é preciso identificar os mandantes”, disse. Ele acredita que a partir do reconhecimento da responsabilidade do Estado, o caso seja reaberto para que os responsáveis sejam punidos.

O secretário da Justiça da Bahia, Nelson Pelegrino, disse que pretende recuperar o procedimento iniciado pela Polícia Federal na época do assassinato para a reabertura do caso. “De 1991 a 1998, dez jornalistas foram assassinados na Bahia impunemente e o caso de Leal foi emblemático porque ganhou notoriedade e serviu para estancar a onda de violência na Bahia”, lembrou.

Se o Estado pedir a reabertura do caso  o Tribunal de Justiça da Bahia é que deve decidir. “Este inquérito foi manipulado e precisamos investigar. Enquanto os mandantes não forem penalizados, o caso permanece em aberto”,  diz.

Leia mais em A Tarde (clique aqui).

0 resposta

  1. Todos nós que moramos no sul da Bahia que acompanhamos esse caso sabemos quem é o suposto mandante.Agora é reunir denovo todas as provas e fazer com que os acusados conte toda a verdade, na minha impressao acho que agora tá mais facil de levar o mandante ao banco dos reus. Oxalá

  2. E ainda tem gente, aqui dessa terra infeliz, que quer a volta do Tal do Paulo Souto. O governo Wagner a cada dia dá lições de democracia e de respeito ao cidadão. Hoje somos tratados como tais. Espero que essa gente nunca mais volte ao poder e que o desmando e a incompetência não retornem. Não se iludam, eles estão aí, à espreita, procurando uma brecha, o momento exato para renascerem das cinzas, tais quais zumbis.

  3. Honestamente…

    Quem acompanha a história de Leal, sabe que foi um crime hediondo, com conotação política, que muitas pessoas do governo anterior fizeram de tudo pra emperrar as investigações.

    Agora, indenizar a família do Jornalista já não é um pouco demais?

    Isso é um absurdo feito com dinheiro público. Jaques Wagner tem todos os meios pra punir os culpados. Segundo se sabe, alguns dos assassinos teriam proteção da secretária de segurança de então. Já que mudou a direção, porque não prende logo o sujeito, porque não o expulsa da Polícia e deixa de pagar a ele salários.

    Sinceramente, eu que nunca fui petista, continuo com pé atrás diante de tal atitude.

    Porque não indenizar as famílias de muitos cidadões que perdem seus entes queridos devido a falta de segurança????
    Um dos motivos dessa insegurança é justamente a falta de verbas. Ae me pegam 100 pilas, que daria pra comprar umas 4 viaturas e vão entregar nas mãos de uma vitíma, só porque seu jornal vira e mexe defende o PT.

    Não acho justo!

    O justo seria os mandantes, executores na cadeia.

    Mas aí ja seria pedir demais!

    Nota da Redação: Marcelo, o Governo do Estado apenas cumpre determinação da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ir de encontro a tal determinação, pelo que se sabe, provocaria sanções internacionais contra o Brasil.

  4. A justiça para ser completa, tem de mandar o mandante pagar!
    Desse jeito eles vão continuar cometendo crimes e o Estado pagando, ou melhor, nós contribuintes, que nem armas usamos!

  5. as importante do que a quantia, simbólica para o valor de uma vida é o Estado da Bahia reconhecer que ouve no minimo “falta de disposição” na época, por parte dos prepostos do Estado; o porquê, imaginamos, mas, não provamos; agora, o que mais me entristece é que muita gente sabe quem foram os responsáveis e na hora H tem coragem de colocar essas pessoas para administrar nossos bens públicos; esses gostam de um “tiro no próprio pé”.

  6. Pois é, esqueceram que PAULO SORTO foi o responsável pela condenação do governo atual de pagar indenização ao Jornal A Tarde, devido a represálias???

    Lembram da raça que estava no Fórum de Itabuna, prepostos da Prefeitura devidamente preparados para negar tudo???

    Pobre Itabuna veia.

  7. Mas o Estado tem que pagar por não resolver o crime…

    Acusam o Governo anterior de emperrar.

    Mas Wagner está ae há quase 4 anos…

    No meu ver é tempo suficiente para resolver o crime se houvesse empenho de verdade.

    É triste ver que o nosso pobre dinheirinho sirva pra minimizar as trapalhadas dos governantes.

    Nada contra a família do jornalista em questão. Se a indenização é justa ou não, nada vai minimizar a perda de quem perde entes queridos de forma tão desumana.

    Só acho que ao invés de tapar o sol com a peneira, se deveria punir o responsável pelo sofrimento alheio.

  8. Esse “dinheirão” trocado por uma vida deveria ser recusado.
    Seria interessante que os responsáveis (todos) fossem condenados e
    cumprissem as penas.
    Por que o estado “paga” por um crime que não cometeu ??
    É muita demagogia com o dinheiro público.

  9. voces tao esquecendo que quem atirou no meu amigo foi um policial,funcionario publico,e o mandante tambem pode ser outro.
    Se esse caso fosse la fora a indenizacao seria de milhoes.Agora que esse policial mozart tem costas quentes isso todo mundo sabe.
    O crime foi politico e social porque mataram leal para terminar as denuncias e nos intimidar.
    Queremos saber oficialmente quem foi o mandante ou mandantes ja!
    Cadeia neles.Justica é para todos.

  10. Vemos agora reconhecimento e empenho por parte do governo. Anteriormente nada se comentava em outras gestões.O que tem maior relevância não é o valor da indenização mas sim a justiça a favor de um homem de valor que dedicou sua vida como jornalista e formador de opinião. A regra mais certa que existe diz que a justiça tarda mas não falha!

  11. concordo com marcelo,aldo e to de olho.Todos falaram verdades.Nos nao estamos acostumados com modos civilizados por isso a estranhesa dessa indenizacao imposta pelo mundo civilizado.Aqui somos tratados como dalits.O valor eu acho de mal gosto.So para dizer que cumpriram as recomendacoes da OEA.Espero que o caso do jornalista simbolize o termino dos casos de impunidade dos milionarios contra os de classe menores. Estou torcendo e vibrando com a possibilidade de termos justica dos homens.Como to de olho disse; cadeia neles.Justica para todos.O jornalista Manuel Leal era tudo de bom.

  12. Ora, ora. Inacreditável o que fazem com os cofres públicos. Certamente que todos os culpados pelo crime de assassinato contra o jornalista Manoel Leal devem ser condenados, agora pagar indenização à família do mencionado já é demais. Pergunta: houve alguma participação da administração pública no episódio, no mínimo por negligência, imprudência ou imperícia de algum agente ou servidor público no trato da coisa pública? No caso, observa-se que foi um fato delituoso envolvendo particulares, portanto, essa indenização é uma aberração. Nesse raciocínio do governo, todas as famílias de vítimas de homicídios mereceriam uma indenização semelhante, mormente só pela falta de segurança que é uma obrigação do Estado.

  13. calixto voce nao acompanhou o caso por isso que escreve besteira.
    A secretaria de seguranca sacaneou muito esse caso no tempo de paulo souto,o boneco de ACM.Wagner precisa apontar quem sao os mandantes.Pagar idenizacao sem mostrar os mandantes nao é reparacao é enganacao.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *