Tempo de leitura: < 1 minuto
Carlos Lima denuncia multas apoliciais civis (foto: reprodução Xilindró Web)
Carlos Lima denuncia multas apoliciais civis (foto: reprodução Xilindró Web)

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), denuncia o que poderia ser classificado como absurdo: os guardas municipais de trânsito de Salvador estão multando os carros da polícia que avançam sinais em perseguições a bandidos.

Segundo o presidente do Sindpoc, Carlos Lima, há 90 dias essa vem sendo a rotina nas unidades policiais de Salvador e região metropolitana. “Cada delegacia recebeu uma média de 50 multas nos últimos três meses”.

O pior é que essas multas são direcionadas aos policiais. “São eles que estão recebendo notificações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) para se responsabilizar pelo pagamento das multas”.

A luta do sindicato agora é fazer com que, pelo menos, as notificações sejam direcionadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os policiais são orientados a não pagar nem assinar nenhuma notificação enviada pelo órgão municipal. O código de trânsito brasileiro não excetua nenhum tipo de veículo. Todo condutor que cometer infração será autuado.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, caso o policial ou bombeiro comprove que estava em situação de urgência ou emergência, a multa poderá ser cancelada. As informações são do Correio.

0 resposta

  1. Qual o problema a nota é bem clara ” caso o policial comprove que estava em situação de urgencia e emergencia a multa será cancelada” é só provar meu caro. È que a multa vai pro policial, se fosse pro Estado f……….tem que multar mesmo e com gosto de gás. Prove

  2. Tdos são iguais perante a lei… tdos sem distinção.
    multa neles.(caso estejam errados)
    queria que ver isso aqui em nossa Cidade.
    enquanto isso vou esperar sentado…

  3. Tem que ser assim mesmo os guardas tem mesmo que trabalhar, muita das vezes eles passam mesmo pelos sinais e radares sem ocorrência nenhuma. se fosse a policia nas viaturas dos guardas ai podia. mais é cada uma.

  4. QUERIA SABER SE “FÁBIO SIMÕES” E “XXX” TERIAM ESSA MESMA OPINIÃO SE UMA VIATURA FICASSE ESPERANDO O SINAL “ABRIR” PARA TER QUE SALVAR (SOCORRER) ALGUM DELES OU UM FAMILIAR. SOCIEDADE HIPÓCRITA!!

  5. Penso que as pessoas radicalizam na hora de expressar suas posições. Porque não debater o assunto, antes de colocar a coisa como: “Realidade Pura”?

    Nem sempre fica fácil para o Policial comprovar a urgência ou emergência do fato! O estacionamento em local proibido, enfim, diversas situações do dia-a-dia de investigações e perseguições.

    Acredito em uma aproximação dos órgãos fiscalizadores de Trânsito e as instituições policiais, para debater as situações. É possível que uma minoria se aproveite da posição para cometer infrações, mas, não podemos generalizar!

    Daqui a pouco quem conduz veículos policiais nem sairá da Delegacia, porque ninguém é idiota pra ficar pagando multa por questão profissional.

  6. a policia so avança sinais de tranzito qdo se encontra em perseguiçao ou se deslocando para uma ocorrencia.
    nestas situaçoes muitas vezes precisamos tomar ruas na contra mao e outras irregularidades para que possamos chegar no menor tempo possivel no lokal da ocorrencia.
    e faciu para todos ficarem esculachando a policia sem nem ao menos saber do que estao falando.
    sempre qdo demoramos a chegar em uma ocorrencia e pq existem dezenas de ocorrencias aguardando para serem atendidas, e nunca podemos deixar uma pela metade para iniciar outra.
    espero que ao menos pensem a respeito, e compreendam que nas forças de segurança administramos miseria, grande parte das vezes consertamos viaturas com nosso salario, para que as mesmas nao parem de funcionar.
    temos soldados que ganhan menos de dois salarios minimos no rio de janeiro para tomarem tiro todo dia.
    seriam mais uteis se nos ajudacem a lutar por melhores condiçoes de trabalho, e por um sistema mais eficiente.
    falar e mole, ate papagaio fala, quero ver ir la e fazer melhor.

  7. Multar uma viatura policial é a expressão maior da incompetência dos agentes de trânsito. A lei é feita para proteger a sociedade e não para ser instrumento de disputas mesquinhas.

    O despreparo dos Agentes de Trânsito caracteriza-se por descumprimento do art. 29 do CBT.

    Como o agente de trânsito vai saber se a viatura está a serviço. se quer multar investigue, caso contrário não dúvida a lei deve favorecer o réu “princípio da reserva legal”.

    o trabalho da polícia é dinâmico, um minuto pode representar muito para quem está sob o julgo de bandidos. portanto, os dirigentes do sistema de trânsito tem o dever preparar melhor os seus agentes ou no mínimo contar a eles que existe o art. 29 do Código de Trânsito.
    a sociedade agradece.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *