Tempo de leitura: < 1 minuto
Detalhe da estátua de Sapho: dedo arrancado (foto Emílio Gusmão)
Detalhe da estátua de Sapho: dedo arrancado (foto Emílio Gusmão)

Talvez a estátua da poetisa grega Sapho sirva realmente para contestar a imagem conservadora da Terra da Gabriela (confira). Também conhecida como Sapho de Lesbos, ela foi a primeira mulher a lutar pela igualdade com os homens.  E foi por conta de Sapho que também ficou cunhado o termo lesbianismo para definir as relações homossexuais femininas.

Como lembra o ilustre blogueiro Emílio Gusmão, Sapho teve a coragem de assumir um inusitado amor por Átis, que foi sua companheira. Isto ocorreu por volta de 600 a.C,  para vovó entender que certas novidades nem são tão novas assim.

Gusmão, que é macho e corinthiano, afirma que prefere os poemas de Sapho aos fortões rebolativos em cima de trios elétricos, tão comuns nas paradas GBLT da vida. Ele até sugere que a turma do arco-íris desenvolva uma campanha para recuperar a imagem de Sapho, que sucumbe aos efeitos do tempo na Praça J.J. Seabra.

Um dos dedos da poetisa, inclusive, foi brutalmente extirpado, como se fosse uma condenação tardia pelas peripécias do original. Pensando bem, esse povo de Ilhéus é meio conservador mesmo…

0 resposta

  1. Caro Davidson, macho e corinthiano é pleonasmo. Assim como bâmbi e sanpaulino.
    Abraço

    Nota da Redação: Caríssimo Isaac, aquele nosso amigo em comum torce para o São Paulo, rapá.

  2. Eu sei, e nos provocamos mutuamente, constantemente,democraticamente, diplomaticamente, como dois bons amigos. E acho que escrevi sampaulino errado no último comentário. Abraço.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *