Tempo de leitura: < 1 minuto

Muita gente nem deve saber, mas 25 de setembro é dia municipal do evangélico em Itabuna. A efeméride é fruto de projeto do vereador petista Vane do Renascer, que é membro da igreja Assembleia de Deus.

Nesta sexta-feira, a data foi lembrada com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o próprio Vane, o deputado federal Geraldo Simões (PT) e a deputada estadual Ângela Sousa (PSC).

O evento seguia tranquilo, até que um pastor subiu à tribuna e dedicou sua pregação a condenar os políticos que só aparecem nas igrejas em época de eleição e não têm compromisso com o segmento evangélico.

Ângela, carola até a medula, não passou recibo. E Geraldo procurou entender o recado do religioso como uma crítica genérica e não direcionada a ele ou qualquer um dos presentes.

O deputado, no entanto, perdeu a graça quando o plenário – formado em sua maioria por cristãos – disparou a repetir o nome de Vane como prefeiturável em 2012. Apesar se serem do mesmo partido, todos sabem que os planos de Geraldo para a candidatura majoritária do PT passam longe da Assembleia de Deus.

O fato é que, de tão incomodado com o coro evangélico pró-Vane, o deputado petista procurou a primeira oportunidade para ir embora do plenário. Tanto que nem ficou para o coquetel servido logo após a sessão.

0 resposta

  1. AO PIMENTA NA MUQUECA -(Espero que publique o meu comentário).

    OS EVANGÉLICOS, (QUE TAMBÉM VOTAM), AQUI EM ITABUNA, FORMAM O MAIOR SEGMENTO FORMADOR DE OPINIÃO, QUE INFELIZMENTE, NO DECORRER DOS TEMPOS, SÓ TÊM SIDO “USADOS” E SERVIDO DE “OBJETOS”, PELA MAIORIA DAS LIDERANÇAS POLÍTICAS PARA ALCANÇAREM OS SEUS POSTOS. QUANDO SE ELEGEM VIRAM AS COSTAS!
    E VEJAM, QUE OS EVANGÉLICOS É QUEM MAIS AJUDA OS GOVERNANTES DE UMA CIDADE! SÃO ELES QUE, ATRAVÉS DA PREGAÇÃO CRISTÃ, TIRA MUITA GENTE DOS VÍCIOS, DAS DROGAS, DA PROSTITUIÇÃO, DA VIOLÊNCIA, BAIXANDO ASSIM, O ÍNDECE DE DOENÇAS E DE CRIMINALIDADE NUMA CIDADE; NO ENTANTO, PERGUNTA-SE: QUE ESPAÇO, OS GOVERNANTES DÃO A ESTES, EM SEUS GOVERNOS? NENHUM! NENHUM! NENHUM! ENTÃO, CHEGA! CHEGA! CHEGA!
    ESTA É A HORA D’AGENTE SE JUNTAR E ELEGER O SEU PRÓPRIO REPRESENTANTE, OU GOVERNANTE.
    COM TODO O RESPEITO QUE TEMOS PELAS LIDERANÇAS DA NOSSA CIDADE, EU CREIO E DEFENDO A POSSIBILIDADE DE TERMOS O “NOSSO PRÓPRIO” GOVERNANTE. SOMOS, NO MÍNIMO, 40% DA POPULAÇÃO CRISTÃ/EVANGÉLICA EM NOSSA CIDADE, QUE, SE JUTARMOS, PODEMOS, SIM, FAZER O GOVERNANTE QUE REPRESENTE OS ANSEIOS DO POVO E OS PRINCÍPIOS DE DEUS PARA A POPULAÇÃO. CHEGOU A NOSSA HORA! CHEGOU A NOSSA VEZ.
    CLAUDIVANE MOREIRA LEITE É UM HOMEM DE DEUS. UM HOMEM SEM DOLO. SEU CARÁTER, SUA COERÊNCIA, SEU TRABALHO, E A ATENÇÃO QUE ELE DÁ ÀS PESSOAS, O CREDENCIA, AO CARGO DE EXECUTIVO MUNICIPAL.
    TODO E QUALQUER PARTIDO QUE SE PREZA, PRECISA FORMAR, NOS SEUS QUADROS, “MAIS DE UMA” PESSOA PARA DISPUTAR OS ESPAÇOS.
    HOJE VIVEMOS UMA GRANDE CRISE DE LIDERANÇA POLÍTICA. VEJAM: O PDT SÓ TINHA BRIZOLA! (Tá sumido!). O PT, (a nivel nacional), PRATICAMENTE, SÓ TEM LULA! NO PSDB ATÉ QUE AINDA TEM ALGUNS QUE SE SOBRESSAEM! (Nem tanto!!!); MAS NO DEMO E NO PMDB (o maior partido do Brasil),NÃO TEM SEQUER UM EXPOENTE PARA SER LANÇADO CANDIDATO A PRESIDENTE.
    NAS CIDADES DO INTERIOR, “OS CACIQUES” FAZEM O SEU PRÓPRIO NOME E NÃO PERMITE QUE OUTROS NOMES APAREÇAM. UM BOM PARTIDO É AQUELE “QUE TEM QUADROS”!!!!!!
    MAS EU CREIO QUE EM ITABUNA “VANE” PODE SER “O CARA” DA VEZ! TRANQUILAMENTE!!! É UMA PESSOA BENQUISTA POR TODOS, NÃO EXISTE REGEIÇAO À SUA PESSOA, POR PARTE DA POPULAÇÃO; E ISTO TUDO O CREDENCIA A REINVINDICAR A SUA CANDIDATRA e ou EXIGIRMOS A SUA CANDIDATURA!
    (Esperamos, pois, que as autoridades “constituídas” QUE NUNCA NOS DERAM NEM VEZ, NEM VOZ, não queiram atrapalhar esse projeto que JÁ É RAIZ no coração da gente)!

  2. Zelão diz: – Dízimos pagos antecipado

    Com dignas e honradas exceções, muitos desses que se intitulam “pastores evangélicos” não têm do que se queixarem do procedimento dos políticos. Ao “venderem” apoio político em época de eleições, cobram em antecipado o “dízimo” pelo voto não garantido.
    Se o “negócio” celebrado não incluem a “conversão do político à fé”, é como diz um “ilustre” eleito para a câmara de vereadores de Itabuna, ao ser procurado por seus ditos eleitores: – “Se você votou em mim, eu paguei e por isso não lhe devo mais nada.”

  3. Por isso, e por outros quinhentos que depois de 22 anos na Assembléia de Deus, eu mudei para outra denominação.

    PS.: Lutero não se manteve fiel a contra-reforma. O verdadeiro cunho foi uma revolução monetária. Os burgueses que disse isso.

    Vane lembra Lutéro.

  4. ELEIÇÕES 2010
    SUCUPIRA VEM AÍ, E OS ODORICOS TAMBÉM…

    Em 2010 os brasileiros irão às urnas para escolherem os políticos que irão ocupar os cargos públicos escolhidos através do voto. São milhares de vagas em disputa entre Governadores, Deputados e Senadores, e a briga promete ser acirrada, afinal todo mundo está de olho na oportunidade de encanar a perna e engordar a conta bancária com um lugarzinho na vida publica. Tá todo mundo de olho na “TETA” para garantir o leite da vaca “POLÍTICA”. Poucos se preocupam com a sua linhagem e mal sabem que sua avó materna é a “PROPINA” e o avô materno o “SUBORNO”, a mãe é a “CORRUPÇÃO” e o seu pai o “NEGÓCIOS ILICITOS”, e que ambos são da linhagem genéticas da “IMORALIDADE”. Também não se preocupam com o local onde irão morar se eleitos, na ”PODRIDÃO” e na “SUJEIRA”; Que se alimentarão do “ESCÂNDALO”, do “NEPOTISMO” e da “IMPUNIDADE”. A única coisa que os atrai são os “LEILÕES DAS NEGOCIATAS”, que como todos sabem, domina o mercado ale de serem lucrativos e rentáveis.

    Há alguns anos atrás a televisão mostrou um dos maiores sucessos de audiência, uma telenovela que retratava com fidelidade os acontecimentos no meio político. “O BEM AMADO” era um humorístico sustentado na história de ODORICO PARAGUAÇU, um Prefeito prá lã de corrupto, homem que fazia qualquer negócio para se sustentar e manter-se no cargo de uma cidade chamada de SUCUPIRA. O objetivo único e prioritário em sua administração era a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Dorotéia, Dulcinéia e Judicéia. O titulo de “CORRUPTO” não lhe caia bem, ele estava mil anos á frente daquilo que se pode denominar jogo sujo, era populista e maquiavelicamente o prefeito armava tramas para que alguém morresse para inaugurar o cemitério, sendo sempre mal sucedido.

    Com a aproximação das eleições é impossível não lembrarmos desta telenovela, basta uma voltinha pelas ruas e nos deparamos com pessoas com discursos oportunistas que superam em muito aqueles feito pelo famoso ODORICO PARAGUAÇU. São caçadores de cargos públicos que não medem esforços para antecipadamente, com uma verborréia planejada, tentarem iludir a boa fé do povo tentando conquistar o voto dos menos avisados. Até ai tudo bem, afinal política tem as suas baixarias o que não é nenhuma surpresa, mas o que me chama a atenção é o numero cada vez maior de PSEUDO-EVANGÉLICOS que estão em nossas igrejas – leia-se SUCUPIRAS – todos concorrendo ao cargo de ODORICO PARAGUAÇU. A coisa fica mais suja ainda quando para piorar encontramos uma quantidade de Pastores(?) e evangélicos que advogam a causa de que receberam um CHAMADO ESPECIAL DE DEUS para a Governança, Senadança ou Deputança. É uma coisa absurda e imoral, algo que merece um estudo e uma atenção mais aprofundada de toda a sociedade evangélica espalhada por este Brasil. Alguns possuem a cara-de-pau de afirmar que o Todo-Poderoso os convocou a uma missão especial, um ministério especifico na fileiras da vida pública. Afirmam, sem medo de errar, que somente eles conseguirão viabilizar o projeto Divino a eles confiado. Ora, os discursos protagonizados por ODORICO eram caracterizados pela quantidade absurda de promessas, onde o famoso Prefeito, com intuito de impressionar os moradores de Sucupira, abusava na invenção de frases e palavras. Pois é, os nossos políticos evangélicos conseguem superar o Coronel, isto porque, seus discursos estão repletos de chavões e de frases prontas, onde o que importa afinal é a institucionalização e consolidação do gueto, principalmente o religioso. Em nome de Deus os irmãozinhos prometem mundos e fundo, inclusive a moralização da política! Com certeza vão deixar a vida publica e se transformarão em “MÁGICOS”…

    O grande problema é que as nossas igrejas – SUCUPIRAS – estão se transformando em currais eleitorais onde o “VOTO CABRESTO” é praticado livremente, o alvo são os “IRMÃOS” de fé que são conquistados com tapinhas nas costas e apertos fervorosos de mão em todas as reuniões. O NEPOTISMO RELIGIOSO é o argumento mais empregado como poder de convencimento, as promessas de TRABALHAR PELOS EVANGÉLICOS não podem ficar de fora e servem como moeda de troca entre os postulantes dos cargos na vida publica.

    Não creio e não encontro nas Escrituras qualquer texto que possa fortalecer ou sustentar este expediente imoral adotado por oportunistas, que aproveitando a popularidade dos evangélicos, popularidade esta conseguida com uma relação promiscua com os prazeres do mundo, lançam suas candidaturas invocando o já manjado e vergonhoso ditado: “IRMÃO VOTA EM IRMÃO”. Lamentavelmente é assim que os crentes estão vivendo, com oportunistas infiltrados nas comunidades religiosas com um propósito único, arranjarem um lugar ao sol vida publica. O VANDALISMO RELIGIOSO interesseiro me impressiona e me causa um mal estar incomum! É impressionante ver eles, os candidatos a “ODORICOS”, astutos e ardilosos nos seus argumentos com uma audácia que ultrapassa a imaginação de qualquer pessoa de bem, com uma sagacidade feroz na busca da realização de seus sonhos. É impressionante e ai não pode faltar neste jogo sujo de interesses a famosa “MÁSCARA”, pois é com ela que eles conseguem se transformar diante de qualquer ameaça ou situação duvidosa. A verdade absoluta é que a religião, via igreja, transformou-se na maior porta para que pessoas sem escrúpulos, sem qualquer compromisso real com Cristo, sem qualquer sentimento de valorização da sociedade e sem uma vida espiritual convincente possam levar adiante as suas aventuras políticas, pois elas sabem que voto de irmão é voto garantido. Sabem que com uma boa conversa, e com um discurso decorado fica fácil vencer as resistências e conquistar os rebeldes. Afinal, somos todos irmãos… Grande balela! Puro engodo!

    2010 está as portas e quero que você reflita sobre a possibilidade de que se seu voto não for dado com coerência e com compromisso, ele possa estar ajudando a colocar na vida publica os “ODORICOS PARAGUAÇUS” evangélicos. Não sou PROFETA, mas acredito que Deus está dizendo para tomarmos muito cuidado com o CARROSSEL EVANGÉLICO. Ele está dizendo que as atividades não estão levando a igreja ao mundo, pelo contrário, está permitindo que ele se instale sem nenhuma oposição no interior delas. Não seja uma Cajaseira, não dê apoio incondicional a ninguém; Não se deixe seduzir pelo “Licor de Jenipapo” oferecido pelos ODORICOS, também não seja um Dirceu Borboleta, não bajule nenhum candidato, afinal seu “VOTO É UMA ARMA E SE VOCÊ NÃO SOUBER USÁ-LO A VÍTIMA SERÁ VOCÊ”! Digo isto com grande pesar, mas nós evangélicos, temos freqüentemente, nos tornado parte deste mal que assola a nação Brasileira. Infelizmente os crentes ainda não conseguiram perceber que os olhos não podem estar voltados para BAIXO e para CIMA ao mesmo tempo.

    Carlos Roberto Marins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *