Tempo de leitura: 2 minutos
rribeiro
.

Ricardo Ribeiro | blog@politicaetc.com.br

Durante três anos, tive o Pimenta na Muqueca como espaço de postagens e de exercício de um jornalismo dinâmico, que se tornou referência no interior da Bahia.  Um sucesso que deve muito ao trabalho do jornalista Davidson Samuel, que continua à frente do blog, hoje ao lado do também jornalista Domingos Matos.

O Pimenta, que – como nos acostumamos a dizer – surgiu de brincadeira, transformou-se em “coisa séria” e não teria receio de afirmar que o blog já imprimiu a sua marca na história do jornalismo regional.

Se Ramiro Aquino, o maior estudioso da imprensa grapiúna, escrevesse hoje o seu “De Tabocas a Itabuna – Cem anos de Imprensa”, certamente haveria um capítulo reservado ao Pimenta. Aos furos jornalísticos memoráveis, ao texto leve, direto, às vezes cáustico, mas quase sempre bem-humorado.

Com seu estilo próprio de fazer notícia, o Pimenta inspirou o surgimento de diversos outros blogs em Itabuna e Ilhéus (talvez mais de uma dezena).  Não foram cópias, pois cada um se apresenta com características bem definidas e até se complementam. É a liberdade dessa ferramenta maravilhosa,  a internet, com suas múltiplas possibilidades a permitir uma democratização fantástica da produção e do acesso à informação.

Exatamente a liberdade é o que contagia a alma do blogueiro e de quem acompanha um blog, uma mídia que chegou para ficar e que hoje não pode mais ser vista como veículo alternativo. Segundo pesquisas, a internet é hoje o terceiro meio mais utilizado pelos brasileiros para se informar (perde apenas para a televisão e para o rádio).

O Política Et Cetera chega para cumprir o seu papel nessa teia de múltiplas possibilidades que é a internet. Tem o propósito de informar sem a rigidez dos veículos tradicionais, o que significa, principalmente, estabelecer uma interação efetiva com o leitor. Aliás, quando se trata de blog, quem lê pode até mesmo pautar a notícia, já que o meio consegue misturar os papéis para enriquecer o conteúdo.

A internet é algo encantador e o blog se consolida como um dos fenômenos mais impactantes do jornalismo nos últimos anos. Uma mídia tão livre, que o jornalista e blogueiro Josias de Souza, um dos mais respeitados do País, chega a afirmar que querer controlar a internet é como tentar embrulhar o vento.

Conheça o novo projeto em www.politicaetc.com.br

0 resposta

  1. Olá Ricardo!

    O Pimenta na Muqueca é, na verdade, o tempero do noticiário (principalmente político) em nossa região. Esse “tempero” uso diariamente (mais de uma vez, até!). Já o recomendei a muitos dos meus amigos, inclusive, que moram na SUÍÇA.
    Devo acompanhá-los no “política.etc.e.tal”, mas, o tempero estará sempre presente em “nossas refeições” – diárias.

    Ernesto Soares

  2. Ricardo Ribeiro,

    Grande amigo Ricardo Ribeiro, quando precisar do amigo em Ilhéus, para informações basta assoviar.Você tem meu telefone.Fico feliz em ver o amigo galgar nova posição na imprensa do Executivo de Itabuna.Você mereçe meu caro!Pequeno no tamanho , mas grande de coração e capacidade!O pimenta tá em boas mãos, se não arder é vinagrete.kkkkkkkkkkk.

    Abs,
    do amigo Melck Rabelo

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *